Worten Marca Recomendada Marca do Mês
87.9
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Impedimento de acesso a dados pessoais

Raphael De Lio
Raphael Lio apresentou a reclamação
30 de novembro 2018

Venho por este meio expressar meu descontentamento com o constante incumprimento da Worten com as leis portuguesas.

Se já não bastasse o incumprimento do decreto de lei 47344, exposto na reclamação https://portaldaqueixa.com/negocios-e-sites-na-internet/worten-cancelamento-de-pedido, ontem, dia 30 de novembro, ao entrar em contacto com o apoio ao cliente da Worten e exigir acesso às gravações de áudio que a Worten detém com a minha pessoa, me foi informado a priori que tal ação não era possível pois suas gravações tinham a finalidade de controlo de qualidade.

Mas não seria essa uma afirmação incostitucional uma vez que está explícito no artigo 35 da Constituição da República Portuguesa:

"1. Todos os cidadãos têm o direito de acesso aos dados informatizados que
lhes digam respeito, podendo exigir a sua rectificação e actualização, e o
direito de conhecer a finalidade a que se destinam, nos termos previstos
na lei. "

E ainda, explícito no artigo 20 do RGPD:
"O titular dos dados tem o direito de receber os dados pessoais que lhe digam respeito
e que tenha fornecido a um responsável pelo tratamento, num formato estruturado, de
uso corrente e de leitura automática, e o direito de transmitir esses dados a outro
responsável pelo tratamento sem que o responsável a quem os dados pessoais foram
fornecidos o possa impedir […]"

Mais uma vez pergunto: pode a Worten estar acima das leis portuguesas ou está agindo na ilegalidade?

Data de ocorrência: 30 de novembro 2018
Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Jorge Leonor

N/Refª 1093/866
Caro Cliente
Agradecemos a sua exposição.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Jorge Leonor

N/Refª 1093/866
4 de dezembro 2018
A Worten marcou essa reclamação como resolvida, embora ainda não tenha sido. Desta ver o operador Jorge Leonor entrou em contacto comigo e mais uma vez me negou o direito de ter acesso às chamadas quais fui interveniente com a Worten.

Como diz o artigo 9o do Decreto-Lei n.º 134/2009:

"2 - O profissional deve promover e manter a gravação das chamadas efectuadas pelo consumidor ou pelo utente pelo prazo mínimo de 90 dias, permitindo a este o acesso ao seu conteúdo, nos termos previstos na legislação aplicável."

Buscarei intervenção jurídica para resolução.
5 de fevereiro 2019
Mais uma vez a Worten age com má fé e fecha a reclamação não resolvida.
26 de fevereiro 2019
A Worten não resolveu a reclamação
Raphael De Lio
Raphael Lio avaliou a marca
12 de março 2019

O processo para ter acesso as gravações é burocrático e difícil, de forma a fazer com que o cliente desista.

Ver perfil de
30 de novembro 2018

Uma gravação de chamada não constitui “dados pessoais”!

Dependendo do teor da conversa pode ou não conter dados pessoais. Para além disso, está legalmente previsto requerer por escrito a audição de determinda chamada telefónica em que seja interveniente.