Worten Marca Recomendada Marca do Mês
87.9
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Instalação de ar condicionado

Bruno apresentou a reclamação
11 de agosto 2018

Este relato não vai chegar a lado nenhum mas fica aqui registado para servir de aviso aos outros clientes.
A resposta da worten será a típica "vamos ver o seu caso e patati patatá..". Fica o aviso, NÃo COMPREM AR CONDICIONADO NA WORTEN.

Durante a instalação de 2 aparelhos de ar condicionado comprados na WORTEN aconteceram inúmeros problemas, tentativas de burla e problemas de instalação. Depois de pedir apoio ao cliente não recebi qualquer ajuda.
Mais, depois de indicar à worten que nunca me tinham dado para assinar as condições particulares de instalação afirmaram que me tinham sido comunicadas verbalmente pelo funcionário baseados sabe-se lá em quê.

1. A worten tem um modelo com as condições particulares de instalaçao de ar condicionado que o cliente tem que assinar para comprovar que tomou conhecimento das mesmas.

2. As condições particulares NUNCA me foram apresentadas, oralmente ou por escrito.

3. Afirmam que têm a informação baseados numa indicação dúbia, sem valor legal, sem documentos assinados, sem testemunhas. A lei ainda se aplica e vincula os contratos em que a worten participa.

4. Se mais prova fosse necessária estão os contatos feitos por mim através de correio eletrónico e chamadas telefónicas, na semana em que adquiri o aparelho e contratei a instalação.

5. Quando pedi especificamente as condições particulares que regiam este contrato de instalação foi-me remetido um link para um e-paper que mais não é que um esclarecimento publicitário dos preços e serviços worten resolve. "Agradecemos o envio do seu email.

Informamos que poderá consultar as condições do serviço "Ar condicionado 9000 a 12000 BTUs - Instalação Extra de 179,00€"em * PROIBIDO *://iddesign.ipapercms.dk/Worten/Servicos/TabelasResolve/?page=1.

Se precisar de mais alguma informação, estamos ao seu dispor."

6. Quando os contatos foram telefónicos informaram-me dolosamente que todas as informações estavam na fatura de compra.

7. Persisti e insisti e nunca obtive tal documento. Mais, notei uma consistente campanha de desinformação.

8. Uns dias anteriores da instalação recebi um telefonema da empresa que faria a instalação. nesse telefonema perguntaram-me se sabia o que estava incluído e eu respondi NÃO é que inclusivamente estava à espera que a worten me forncesse um documento onde estivesse tudo especificado. A funcionária afirmou que estavam incluídos 3 mt de tubagem mas de resto não sabia mais nada. Perguntei se os furos para ir buscar alimentação elétrica e que tinham que atravessar a placa de betão estavam incluídos. A funcionária telefonou-me de volta para me indicar que esses furos teriam um custo adicional pelo que indiquei que os faria eu.

9. No dia da instalação e não podendo estar presente pedi a outrém para supervisionar a instalação. Qual não é o meu espanto quando recebi uma chamada do mesmo a dizer-me que o instalador afirmava que as distâncias de tubagem para fazer a montagem eram completamente diferentes que as feitas por mim.

10. Quanto à instalação primeiro aparvelho, na sala, o mesmo deveria ser colocado num canto ao fundo da mesma. E para não ser cobrados valores adicionais teria que ser feita uma instalação quase "costas com costas". Afirmou também que seriam necessárias pelo menos 6 metros. Quando referi que esses valores de metragem eram absurdos, uma vez que eu tinha estado a medir os sítios e sabia os valores, disse que era os valores que lhe pareciam. Ou sejam não tinha feito medições eram valores a olho. Pior, informou que os valores que passassem do metro seriam pagos como 1 metro completo, ou seja 1,10 MT seriam pagos 2 MT.

Perante valores tão absurdos e uma instalação simples que eu tinha planeada em que a máquina interior distava menos de 3 mt da exterior estava a ser confrontado com uma instalação que traria de valores adicionais bem mais que o pagamento inicial. E isto repito numa instalação simples com distâncias abaixo de 3 mt.

Quando perguntei ao instalador que tipo de instalação poderia ser feita dentro do que já tinha pago à worten disse que seria uma instalação costas com costas.

Sob protesto meu e com reserva uma vez que me sentia condicionado nos meus direitos dado que a instalação ou era feita como propunha o instalador ou não era feita sem pagar valores absurdos e incomportáveis disse para avançar.

11. Esta conversa decorreu em duas partes tendo eu no meio da mesma contactado a worten telefonicamente. Não recebi qualquer ajuda apenas me foi dito que iam reencaminhar a situação para o gestor da instalação. Ou seja fui deixado nas mãos do instalador.

11. Quando cheguei e vi a instalação protestei e mostrei o meu desagrado quer com a solução encontrada para fazer a instalação quer com os valores absurdos que eram orçamentados em extras.

12. Fui medir as distâncias de fita à frente do instalador e verifiquei que os valores estavam muito longe do que ele tinha dito. Aí mudou o discurso e já eram os tubos que enrolavam antes de entrar na máquina e que os 10 cm a mais tinham que ser pagos como um metro inteiro.

13. Liguei de novo para a worten e desta vez falei com a gestora da instalação. Perguntou-me se eu tinha assinado as condições Gerais e eu disse que não. Afirmou então que nesse caso a worten seria responsável pelas despesas adicionais. É fácil verificar esta conversa uma vez que a mesma deve estar gravada como explicam antes de iniciar a chamada. Mais, ela contactou os responsáveis da empresa instaladora que lhe afirmaram que não podiam ser cobrados 10 cm como se fosse 1 mt. teriam que ser cobrados apenas 10 cm. Também lhe coloquei uma questão acerca da tubagem de esgoto incluida, se seriam 3 mt só entre máquinas ou o remanescente podia ser para ligar da máquina exterior à caleira. Ao contrário do que me tinha dito o instalador fui informado que esse remanescente poderia e deveria de facto ser usado. Confrontado com isto confirmei que tinha sido e continuava a ser enganado, ainda não sabia era por quem. Eram tantas as incongruências e mais uma vez eu sem qualquer documento que explicasse o que eu tinha direito, o que já estava pago e deveria ser executado.
A gestora pediu também que a contactasse no fim da instalação para lhe relatar todo o processo. Contactei a linha de apoio e pedi para passar à gestora de instalação. Disseram que ela não podia mas que me ligava depois. Até hoje. Não voltei a ser contactado por ninguém.

14. Durante a instalação nunca mediram a tubagem colocada ou Cabo elétrico à minha frente. Era tudo a olho e quando eu perguntava informavam que eram mais ou menos x metros. Que já tinham muita experiência no cálculo. Tudo isto para além de pouco transparente é muito pouco profissional. Na instalação do quarto deixaram a máquina diretamente na saída da tubagem quando eu tinha pedido para encostarem o máximo possível à parede tendo em conta os 3 mt de tubagem. Tudo a olho tudo no mais ou menos, tudo dúbio.

15. No fim da instalação pedem-me de valores extra 12 metros de fio elétrico num valor que passava a centena de euros! Disse que dadas as dimensões da casa e conhecendo eu a localização das caixas de distribuição elétricas era completamente impossível terem gasto esses valores. Subi ao telhado e medi, considerando a espessura da placa e das paredes e dava-me um total de 8 mt e 20 cm. Ou seja um extra de 2,20mt. E qual não é a lata quando depois de ter informado o instalador de que nos telefonemas com a worten e os responsáveis da empresa dele terem dito que 10 cm não era para serem pagos como 1 metro quando me pede para então pagar 3 mt! Claro que não aceitei e ele cobrou-se de 2 mt. Mas fica Mais uma vez uma forma opaca e duvidosa de trabalhar. Mais uma vez isto é conduta de uma empresa honesta? Não me deveria ter avisado de que os 3 mt de Cabo elétrico não chegavam e saber se eu autorizava os valores extra ou apresentava outra solução? Não deveria o Cabo elétrico ter sido medido à frente do cliente? Como se passa de um valor pedido a passar os 100 euros para 24 euros após o cliente verificar porque o valor anterior era a olho?

16. Quando contratei o serviço fi-lo porque pensei que estava a contratar uma empresa idónea que por sua vez contrataria outras empresas certificadas e idóneas. Pensei que teria o apoio da mesma e que esta zelaria pelo cumprimento escrupuloso dos direitos do cliente.

17. O que tive foi uma instalação que não ficou como eu pretendia, em que nunca me foram apresentados ou explicados os meus direitos, um serviço dúbio, em que me senti enganado, sempre a ver qual seria a nova forma encontrada de me tirar dinheiro.

18. Também verifiquei, depois de ver as fotos dos aparelhos e outros da mesma marca instalados que lhe faltam os protetores das saídas das tubagens no aparelho exterior estando as mesmas expostas aos elementos sem qualquer proteção, e com um acabamento duvidoso. Na máquina estão as furações já feitas notando-se que está previsto esse elemento.

Assim, solicito mais uma vez à resolução dos problemas apontados e uma investigação séria aos problemas apontados. É lamentável que uma empresa como a worten se alheie a tudo isto.

Data de ocorrência: 11 de agosto 2018
14 de agosto 2018
Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
N/Refª 1074495
17 de setembro 2018
Tretas. Nem me contactaram nem tentaram resolver nada. Respondem muito rápido com essa resposta tipo para atirar areia para os olhos de quem lê.
Só me contactaram depois de ter enviado para resolução alternativa de litígios.
Tenham vergonha.

A worten é uma marca mercenária e não tem apoio ao cliente. Tem um bando de miúdos a fazer copy paste da resposta acima.
Caro Cliente
Satisfeitos pela regularização da situação.

Direção de Apoio a Clientes Worten
N/Refª 1081/298
28 de setembro 2018
Mas qual resolução qual carapuça! Está em disputa em RAL mas a worten resolveu 0! Tenham vergonha.
28 de setembro 2018
Não foi nada resolvido! É mentira.
5 de fevereiro 2019
A situação não foi resolvida. Mais, a worten recusa a resolução alternativa de litígio.
2 de fevereiro 2020
Não aceitei a resolução da marca porque a marca não resolveu nada. A única coisa que fazem é vir aqui dar como resolvida
6 de fevereiro 2020
a estrategia é vir dar como resolvida sem sequer falar com o cliente
18 de fevereiro 2020
Não foi resolvida. A worten resolve as queixas, para ter uma percentagem alta de resolução, chegando aqui e fechando as mesmas. Não! É mentira. Não está resolvida e nem sequer se dignaram a responder.
27 de fevereiro 2020
Fechem. Eu abro.
13 de março 2020
not
28 de maio 2020
eu tenho que justificar a reabertura mas a marca nao tem que justificar a resoluçao? a justificaçao é simples. NEM SEQUER ME CONTACTARAM
2 de junho 2020
igual
3 de setembro 2020
Nem me contactaram
Bruno avaliou a marca
3 de setembro 2020

evitem

Como eu o entendo!!!!!! A Worten para vender diz que tudo são facilidades, no entanto ainda aguardo há quase 1 ano pela devolução de valores devido a atrasos na entrega de equipamentos e a serviços não prestados, situações motivadas pela incompetência destes Srs. Ao telefone disseram-me que iam devolver (até deixei o IBAN), mas na prática nada fazem... lamentável

A Worten grupo SONAE é só pra vender o resto não quer saber.....transfere as montagens/ instalações pra firmas de curiosos sem escrúpulos e sem competência técnica....bem ao estilo do safa.Sei do que falo e compreendo este Sr e os outros que foram e são lesados... bem como a observação que tentam a todo custo fechar as reclamações cumprindo ordens superiores...com auxílio alguém em primeiro emprego ao estilo dos Call centers.... Jp Electrotécnico

Também não aconselho nada a compra de ar condicionado na Worten. Não poderia estar mais arrependido. Tenho o ar condicionado parado em casa, por instalar, há uma semana e ninguém consegue entrar em contacto com o técnico, enquanto isso, fica o ar condicionado no meio da sala.