Worten
Worten Marca Recomendada Marca do Mês
87.9
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Não entrega produto após pago

José valério Nascimento Palmeira
José Palmeira apresentou a reclamação
4 de março 2015

Começo por dizer que esta reclamação está na base da reclamação esrita no livro de reclamações da Worten do Colombo, enviei para o provedor da Sonae, serviço de apoio ao cliente da Worten e ainda para ASAE:

Tendo a necessidade urgente de adquirir um portátil, decidi pela compra de um Toshiba S50-B-14Z que estava marcado na Worten online por 899.00 com um desconto de 30%, apresentando o valor final de 629.99 euros.
Dado a Worten ter sido até ao momento a minha loja de referência na compra de material tecnológico e pelo facto de esta apresentar um preço interessante para o referido produto, resolvi efetuar a compra pela Worten online, no qual já estava registado, tendo efetuado a encomenda nº 30168881 às 1:06h do dia 27/02/2015.
Após receber as referências multibanco, procedi ao pagamento solicitado de 629.99 euros.
No dia seguinte (28/02/2015) fui contactado telefonicamente pela Worten dando-me a conhecer que a encomenda tinha sido cancelada pois tinham-se “enganado” no preço. Respondi que não concordava com o cancelamento, pois o produto tinha sido publicitado ao preço que paguei, estava pago e como tal não haveria justificação para o cancelamento da encomenda. Nesse mesmo dia fui à Worten do Colombo, e a funcionária, após contacto telefónico (presumo com alguém da Worten Online), voltou a referir que tinha havido um erro informático e que a Worten tem uma clausula nos termos de condições que lhe permite anular a encomenda.
No dia 02-03-2015 fui novamente contactado a informar que a encomenda estava efetivamente cancelada e esta seria a decisão final da Worten.
Para além da indignação que esta situação me causa, não reconheço na Worten razão para unilateralmente proceder ao cancelamento de um encomenda que foi legitimamente efetuada e paga pelo cliente.
As minhas alegações são as seguintes:
1- O artigo em causa foi encomendado e pago, pelo que na minha perspetiva de cliente é expectável o fornecimento do produto, que por sua vez está na posse da Worten (no momento da encomenda e até ao dia de hoje o produto é apresentado com estando disponível).
2- A partir do momento do pagamento, a Worten é devedora do produto em questão, pelo que me é devida a entrega do mesmo.
3- A argumentação de erro informático com base num desconto oferecido ao cliente num determinado momento de 30% (valor dentro dos parâmetros normais praticados pelas lojas de venda de equipamento electrônico) não justifica o cancelamento da encomenda.
Um erro informático ocorre quando um qualquer programa informático produz um resultado não expectável e ilógico.
Neste caso, a descrição do produto apresentado no momento da compra, a fotografia apresentada, o valor de base indicado (899.99 euros), o valor final após o de desconto de 30% (699.99 euros), a descrição do produto e a indicação do valor a poupar (270 euros), todos estes parâmetros estão corretos e coincidentes pelo que não se vislumbra aqui qualquer erro informático, manual, técnico ou de qualquer outra origem.
O “erro” que provavelmente a Worten se refere, é a indicação de 30% de desconto, que em determinado momento resolveu que já não pretendia praticar. Do ponto de vista do cliente isto não pode ser considerado um erro mas uma mudança das regras do jogo a meio de uma transação. Eu, cliente, sempre agi de boa fé, não tendo havido qualquer evidência de erro na oferta da Worten. Ou será que o cliente deve sempre desconfiar se existe algum erro quando lhe oferecem um preço promocional?

4- Na sequência do ponto anterior, e estando a oferecer a Worten um produto com um desconto 30% em concorrência com por exemplo a Staples, que ofereceu no sábado de 27/02/2015 a devolução do valor do IVA (25%), estamos aqui perante uma situação de publicidade enganosa e ainda de concorrência desleal, pois desviou os clientes para uma compra na sua loja com uma oferta que agora não quer cumprir tendo feito o cliente perder a oferta de uma loja concorrente.
5- Ainda que o “erro” que a Worten informa ter ocorrido (um erro só deve ser considerado como tal se for possível ser detectado por qualquer das partes em qualquer momento, o que não é o caso) fosse considerado como tal, os seus termos no ponto 5.2 afirmam o seguinte:

“No caso de ocorrência de erro informático, manual, técnico, ou de qualquer outra origem, que cause uma alteração substancial não prevista pela Worten Equipamentos para o Lar S.A. no preço de venda ao público, de tal modo que este se transforme exorbitante ou manifestamente irrisório, o pedido de compra será considerado inválido e anulado.”

A oferta que a Worten online considera um erro, não está prevista no ponto indicado, pois o suposto erro não provocou uma “alteração substancial” em que o preço final do produto passou a ser “manifestamente irrisório”.

Face às alegações apresentadas, a minha reclamação vem no sentido de fazer que a Worten online cumpra com a sua parte da transação comercial, ou seja a entrega do equipamento que está devidamente pago.
Como notas finais, considero que este tipo de política de relação com os clientes é um “tiro no pé” por parte de uma empresa que afirma que a sua prioridade é a satisfação do cliente. A Worten que era para mim uma loja de referência deixou de o ser com este tipo de ação. Defraudar o cliente, afirmando que afinal já não quer entregar um produto ao valor que publicitou e recebeu, escudando-se na existência de um erro, não é certamente o caminho que conduz à confiança na marca Worten.
Mais afirmo que, esta situação resulta em grande prejuízo pessoal, pois estando em fase final de escrita de tese de doutoramento e com prazos limite a cumprir, esta situação está já neste momento a trazer grande transtorno que não deixarei de fazer valer futuramente em centros de decisão de instância superior.

Data de ocorrência: 4 de março 2015