Worten Marca Recomendada Marca do Mês
87.9
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Publicidade enganosa

Christophe Rocha apresentou a reclamação
25 de junho 2019

Comprei na Worten de Barcelos através duma encomenda online, e o qual recebi em Santo Tirso, um portátil ASUS modelo FX505GE-78AT5CB1, cujo o valor era de 1189€ pois estava em promoção (1399€ sem desconto.)

Nas características do portátil estava especificado que a Velocidade Processador é de 4.10 GHz, como estava indicado no site e lojas da Worten (que tenho em PDF como prova).
No entanto, quando recebi o portátil, verifiquei nas características que a Velocidade do Processador é de apenas 2.20 GHz!!!

Através do CHAT no Serviço de apoio ao cliente Worten, o colaborador Paulo Figueiredo confirmou-me que, conforme o modelo que comprei, a Velocidade Processador é de 4.10 GHz e que devia trocar de portátil devido a esse erro.
Mas a ASUS Portugal também me confirmou que o meu modelo apenas tinha 2.20 GHz (tenho em PDF como prova). Fui então a Worten Trofa onde assumiram o erro e que era preciso então trocar de portátil. Dirigi-me lá uma segunda vez para trocar o portátil, mas a Worten Trofa alegou que afinal o erro vinha da característica indicada por eles mesmos (na loja e on-line) e que não existe um modelo igual ao meu com 4.10 GHz.
Propuseram-me então outro computador para trocar (neste caso um OMEN), mas 200 euros mais caros, com 4.10Ghz, mas com memoria de apenas 256G e com um placa menos potente do que o modelo Asus que comprei.

Não gostei nada dessa falsa indicação das características e ainda menos gostei da contra-proposta que me fizeram (pagar mais para ter um PC menos potente). Demonstrou falta de profissionalismo, principalmente onde deveriam existir técnicos especializados como indicam e que, essas mesmas competências, se estendam a quem está responsável pelo site. Comprei gato por lebre! E desta forma sinto-me enganado, pois comprei este portátil especificamente devido a essa indicação.

Liguei também direitamente com a ASUS Portugal que me confirmou que meu computador não estava actualizado corretamente enquanto estava a venda na Worten e que lhe faltava na BIOS (configuração) do computador o TurboBoost, que permite de chegar dos 2.20 GHz aos tais 4.10 GHZ. Então o técnico da ASUS enviou-me uns links por email que me permitia actualiza-lo para ter o TurboBoost, mas infelizmente os links não conseguiram actualizar o portátil e o técnico confirmou-me que meu computador não estava bem programado, pelo qual a Worten tinha que se responsabilizar.

Liguei então varias vezes ao serviço de reclamação da Worten para arranjar solução. Pedi para ou me fazerem um reembolso completo ou uma troca de equipamento novo com estas características indicadas pela Worten. Devo acrescentar que após minha reclamação, o site da Worten corrigiu o erro da característica (que passava de 2.20 no mínimo à 4.10 GHz no máximo com TurboBoost), pelo qual pedi a Worten um gesto comercial, pois graças a mim tiveram a informação correta que impede de entregar uma falsa informação a outros potencias clientes.

Um responsável da Worten confirmou-me que não aceitam o reembolso, apenas a troca com outro computador (mesma solução que me apresentaram na primeira vez na Worten Trofa). Pior, ainda hoje não me conseguem confirmar se existe realmente o modelo que comprei com os supostos 410 GHz, pois só assim é que quero trocar. Além de mais, paguei o computador em desconto e ofereceram-me como solução trocar pelo mesmo preço que paguei. Considero esse ponto muito injusto também.

Tendo o erro sendo 100% da Worten e sendo ela uma entidade respeitada e credível, sinceramente quero crer que serão corretos e justos a resolver esta situação.

Aguardando os vossos comentários de forma célere, subscrevo os meus melhores cumprimentos,

Data de ocorrência: 25 de junho 2019
26 de junho 2019
Caro Cliente

Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.

Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten

Obrigado Sra. Diana Ramos

Cumpts,
17 de julho 2019
Caro Cliente
Agradecemos a sua exposição.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente