Worten Marca Recomendada Marca do Mês
87.9
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Publicidade enganosa

Cristina Santos apresentou a reclamação
22 de julho 2019 (editada a 22 de julho 2019)
Tenho uma televisão estragada e como tenho preocupações ambientais não queria descarta-la no lixo comum mas sim envia-la para reciclagem. Foi com agrado que vi nas páginas web da Worten:
uma iniciativa que diz aliar a preocupação ambiental com o apoio social a várias instituições através da reciclagem de equipamentos tecnológicos.
O texto presente na página da Worten é o seguinte:

"Equipa Worten Equipa, o nosso forte é ajudar.
O Equipa Worten Equipa é um projeto da marca Worten lançado em 2009, que alia a preocupação ambiental com o apoio a nível social. Com efeito, o Equipa Worten Equipa apela a que os clientes coloquem os seus velhos equipamentos nos depositrões existentes em todas as lojas da marca, para que estes possam ser transformados em novos equipamentos.
O compromisso do Equipa Worten Equipa é oferecer 50 euros, em novos equipamentos, a instituições de solidariedade de todo o país, por cada tonelada de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) entregue/recolhida nas lojas Worten."

Quando tentei entregar a minha TV estragada na Worten para participar neste interessante programa foi-me dito que este programa apenas se aplica a pequenos eletrodomésticos (tipo torradeira) e portanto não aceitavam a minha TV a não ser que eu comprasse outra TV na Worten...

Considero que, nesta publicidade apresentada nas páginas da Worten, deveria estar claro que só recolhem eletrodomésticos pequenos e que a recolha de aparelhos maiores implica a compra de um novo. Caso contrário estão a induzir o cliente a uma falsa ideia que a Worten tem uma grande preocupação ambiental e social. Afinal não considero que seja assim tão grande a preocupação quando afinal não estão dispostos ao trabalho de recolher uma TV que ajudaria a atingir mais rapidamente a tal tonelada (que em torradeiras irá demorar muito) que corresponde a 50 euros em eletrodomésticos novos que a Worten entregará a uma instituição de solidariedade social.
Já agora pergunto: com este programa a funcionar há 10 anos (desde 2009) quantas vezes já atingiram a tonelada em eletrodomésticos e a que instituições deram os 50 euros? Era mais honesto colocar toda a verdadeira informação nas páginas Web.
Data de ocorrência: 22 de julho 2019
Cara Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
N/Refª 241279
22 de julho 2019
Fui contactada às 9:25 por telefone pela Worten mas pedi que me ligassem um pouco mais tarde pois estava a entregar o meu filho numa atividade da escola e não podia falar naquele momento. Ainda não voltaram a ligar mas estou disponível para qualquer esclarecimento adicional sobre a minha reclamação.
CaraCliente
Agradecemos a sua exposição.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Sandra Caleiro

N/Refª 241279
22 de julho 2019
Não considero que a reclamação esteja resolvida, pois tal como expliquei por telefone NÃO está claro no site da Worten
que a campanha em causa apenas diz respeito a pequenos eletrodomésticos e que se quiser entregar para reciclagem um aparelho um pouco maior (uma TV) essa recolha fica condicionada à compra de uma nova Tv na worten...
22 de julho 2019
Segundo a brochura disponível em:
na qual é mencionada a iniciativa da Worten há depositrões para TVs e monitores.

A senhora da Worten que falou comigo ao telefone quis tapar-me os olhos dizendo que obviamente um depositrão (mencionado no site publicitário da Worten) é para pequenos eletrodomésticos, eu é não entendi bem porque não sei o que é um depositrão.

Pois bem na brochura mensionada em cima também se chama depositrão a locais onde se depositam TVs.

15 de agosto 2019
A informação na página web da Worten https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa continua pouco clara:

De facto Segundo a brochura disponível em:

Pois bem na brochura mencionada em cima também se chama depositrão a locais onde se depositam TVs.

Quando tentei entregar a minha TV comprada no passado na Worten e agira variada disseram-me que não a aceitavam se eu não comprasse outra na Worten. Não é isso que está no site https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa

Querem passar a imagem publicitária que a Worten se preocupa com o ambiente, façam de facto o que diz no site, caso contrário é publicidade enganosa.

23 de agosto 2019
A informação na página web da Worten https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa continua igual e com publicidade enganosa porque é que disseram que está resolvida a minha queixa?

De facto Segundo a brochura disponível em:
na qual é mencionada a iniciativa da Worten, há depositrões para TVs e monitores.

A senhora da Worten que falou comigo ao telefone quis tapar-me os olhos dizendo que obviamente um depositrão (mencionado na página web da Worten https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa) é para pequenos eletrodomésticos, eu é não entendi bem porque não sei o que é um depositrão.

3 de setembro 2019
A informação na página web da Worten https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa continua igual e com publicidade enganosa. Porque é que fecharm aqui a queixa no portal da queixa?

De facto, segundo a brochura disponível em:

A senhora da Worten que falou comigo ao telefone quis tapar-me os olhos dizendo que "obviamente" um depositrão (mencionado na página web da Worten https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa) é para pequenos eletrodomésticos, eu é não entendi bem porque não sei o que é um depositrão.

Pois bem, na brochura mencionada em cima também se chama depositrão a locais onde se depositam TVs.

Quando tentei entregar a minha TV comprada no passado na Worten e agora avariada disseram-me que não a aceitavam se eu não comprasse outra TV na Worten. Não é isso que está no site https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa

Querem passar a imagem publicitária que a Worten se preocupa com o ambiente, façam de facto o que diz no site, caso contrário é publicidade enganosa e devem retificar o que está escrito na página:
6 de setembro 2019

30 de setembro 2019

7 de outubro 2019

7 de outubro 2019

27 de dezembro 2019
A informação na página web da Worten https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa continua igual e com publicidade enganosa. Porque é que fecharam aqui a queixa no portal da queixa?

De facto, segundo a brochura disponível em:

Quando tentei entregar a minha TV comprada no passado na Worten e agora avariada disseram-me que não a aceitavam SE EU NÃO COMPRASSE OUTRA TV na Worten. Não é isso que está no site https://www.worten.pt/equipa-worten-equipa

14 de fevereiro 2020

26 de fevereiro 2020

13 de abril 2020

8 de junho 2020

Cristina Santos avaliou a marca
3 de setembro 2020

Não responderam nem tiraram a publicidade enganosa

Pode também entregar gratuitamente numa sucateira.

É do interesse deles darem a reclamação por resolvida para manterem o índice de satisfação perto dos 100% aqui no portal. Mais uma vez, resolva no livro de reclamações via digital que eles são obrigados a encaminhar a reclamação para as entidades competentes.