No dia 13 de outubro de 2024 entreguei na loja da Worten de Vila do Conde um tablet Huawei modelo MatePad 11 adquirido na mesma loja a 31 de maio de 2023 pelo valor de 220 euros.
No momento em que entreguei o produto na loja expliquei ao colaborador que o mesmo teria começado a apresentar uma ligeira curvatura que teria sido aparentemente causada pelo sobre aquecimento interno dos componentes durante o carregamento e repouso do tablet. Deixei também claro que o tablet raramente era transportado de local sendo maioritariamente usado em secretária, nunca caiu e nenhuma força terá sido aplicada no mesmo que justifique o empenamento.
Ainda assim, o colaborador apenas descreveu na abertura do processo "tablet começou a curvar".
No centro de reparação declaram como motivo de exclusão de garantia o facto do tablet estar empenado. O que por si é injustificável, como é que uma consequência de um defeito do produto pode ser a própria razão da exclusão da garantia? Este "diagnóstico" foi efetuado sem abrir o equipamento.
A título de exemplo imaginemos que um carro sofre um acidente por falha dos travões. A marca vai dizer que a garantia não cobre porque o carro está destruído? A consequência não pode ser desculpa para não assumir responsabilidade sobre a causa,
Depois de contactar várias vezes o centro de atendimento da Worten acabaram por me informar no dia 28 de outubro que o equipamento SERIA REPARADO SEM CUSTO OU SUBSTITUÍDO e que eu iria ser contactado com este informação no decorrer do mesmo dia.
Na ausência do contacto no decorrer desse dia contactei no dia seguinte a Worten e disseram-me exatamente o contrário, que não tinha nenhuma informação nesse sentido e que não ia ser reparado a menos que eu pagasse o valor pedido. As chamadas foram gravadas e podem ser consultadas.
Relativamente ao valor pedem mais de 200€ o que equivale ao valor pago originalmente pelo tablet e informam também que a única maneira de ser abrangido pela garantia é abrindo o tablet e encontrando indícios de defeito, mas que apenas abrem o equipamento se houver compromisso de pagar o valor pedido. Ou seja, querem quase que o cliente faça uma aposta cega relativamente à garantia legal de um equipamento.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 13 de outubro 2024
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.