Worten Marca Recomendada Marca do Mês
87.9
Worten - Equipamentos para o Lar S.A.
  • World Trade Center
    Av. Vitor Figueiredo, Nº 4-J
    2790-255 Carnaxide

Worten - Samsung Galaxy S9 afinal não é resistente à água

Luís Carlos Santos Pinto
Luís Pinto apresentou a reclamação
23 de julho 2019

N.º de Processo: WO-04104202

No dia 30 de abril de 2018, adquiri a propriedade de um telemóvel marca Samsung Galaxy S9 Preto, com o n.º de série (anexado no processo), na loja Worten Ferrara Plaza.
No dia 7 do corrente mês, dirigi-me à mesma loja, sita no Ferrara Plaza, informando que o aparelho poderia se encontrar com qualquer anomalia.
Apresentando a fatura/talão de compra, com o equipamento bem estimado e cuidado, pois o funcionário constatou que o mesmo estava em ótimo estado e congratulou-me por isso, tirando fotografias na loja ao telemóvel, o mesmo tem um ano, logo encontra-se dentro da garantia.
Perante o funcionário de loja, expliquei-lhe que devido à profissão que exercia, encontrava-me a trabalhar com canalizações de água, no momento, quando os mesmo começaram a verter, salpicando o aparelho com água.
E que após o sucedido, sequei o telemóvel com um pano. No entanto o aparelho sobreaqueceu e variadas vezes desligou-se.
Ao adquirir o telemóvel, teve que ser uma questão pensada, devido não só ao valor avultado do mesmo, mas sim ás suas especificações, nomeadamente, de que o mesmo era “resistente à água e poeiras”, o que era o ideal face à profissão que exerço, e tal como mencionado, instruido até, no site da marca Samsung, com o url : https://www.samsung.com/pt/smartphones/galaxy-s9/performance/, se encontra o seguinte texto: “Certificação IP68. Com base em condições de teste para submersão em até 1,5 metros de água limpa e até 30 minutos. Caso o equipamento seja exposto a um líquido que não seja água limpa, deverá ser prontamente passado por água limpa e seco cuidadosamente, sem prejuízo de poder ficar irremediavelmente danificado.”
No entanto, após o sucedido, dirigi-me prontamente aos serviços da Worten Resolve, tal como supra explicado, para saber o diagnóstico do mesmo e esperando que num curto espaço de tempo o mesmo fosse resolvido, tendo em conta que nos dias de hoje um telemóvel é um bem necessário, tal para a vida profissional, como para a vida pessoal e social.
No dia 19 do corrente mês, fui interpelado pelos serviços da Worten, para me dar conhecimento do diagnóstico do equipamento, no entanto, os mesmo informaram-me de um orçamento que ronda aproximadamente os €500,00 (quinhentos euros). O referido telemóvel foi adquirido, já pelo considerável preço de €889,98 (oitocentos e oitenta e nove euros e noventa e oito cêntimos), o qual pensei eu que era um aparelho resistente.
Nesta esteira, face ao orçamento apresentado, o referido equipamento ia rondar no total da reparação mais valor de compra os €1400,00 (mil e quatrocentos euros), um valor muito superior ao ordenado mínimo praticado no país em questão.
Mas terminando o comentário, prosseguimos no referente ás especificações do aparelho, em que a marca certifica em como o telemóvel é resistente à água, quando não o é, estando o cliente/eu a ser prejudicado pela falta de rigor no que da certificação concerne, num pagamento da maquia de €500,00 (quinhentos euros). Tal como o excerto do artigo, supra referido, o que no caso não aconteceu passar por água abundante, mas no entanto se assim fosse, ao seguir as instruções da marca estava deliberadamente a passar o telemóvel por água limpa, e em caso de avaria, apresentar-me-iam um orçamento do mesmo valor, estando a base do problema, nas instruções de manuseamento do equipamento?
Logo a responsabilidade da avaria nunca poderá ser-me imputado, que para bom uso do telemóvel, e seguindo as orientações fornecidas pela própria marca não cometi nenhuma ação que fosse digna de um comportamento censurável.
Por fim, e estando a correr o prazo de 30 dias, desde o dia 7 de julho de 2019, gostaria de que o referido telemóvel fosse reparado, sem qualquer custo associado, pois não pratiquei nenhum ato incorreto, para que me seja imputado o pagamento de um valor deveras avultado como o previsto no orçamento apresentado via chamada telefónica do dia 19 de julho de 2019.
Neste seguimento, aguardo noticias até ao término do prazo de 30 dias, para notificação para reparação, substituição, ou mesmo devolução do valor do equipamento.
Esperando breve e prezadas notícias,

Luis Pinto

Data de ocorrência: 23 de julho 2019
Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
N/Refª 245703
Caro Cliente
Agradecemos a sua exposição.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Carolina Moita

N/Refª 245703
24 de julho 2019
Com a receção da vossa chamada. A proposta foi darem-me um descontos de 20/ na aquisição de um novo equipamento. (Perece que estão a assumir o erro tentando minimizar os dano) Na qual não foi aceite por minha parte. Se o equipamento e resistente a água e entra água. Estamos aqui a falar de um defeito de origem... O telefone tem praticamente 1 ano de garantia, ir isso mesmo será tratado judicialmente. Com os melhores cumprimentos.
Luís Carlos Pinto
Luís Carlos Pinto
17 de agosto 2019
Resolvida? devem e estar a brincar comigo so pode.!