WTF Marca Recomendada Marca do Mês
  • Rua Ator António Silva, n.º 9

WTF - Renovação indevida da mensalidade

Alexandre Dias apresentou a reclamação
23 de junho 2019

Um vez que esgotei os dados do mês no meu cartão, carreguei o meu cartão com 11,80€, na esperança de me ser cobrado um aditivo de de internet (2€) e ficar com 9,80€ para renovação do tarifário no próximo mês. Acontece que me foram cobrados 9,80€ e a mensalidade renovada, apesar de tal não ter sido solicitado, tendo ficado com saldo de 2€.

Contactei o chat online da WTF, e a pessoa que me atendeu:
1) não entendeu o problema
2) não estava minimamente interessada em resolver o problema, perguntando-me coisas que deveria saber sem me perguntar (nomeadamente, a data em que o mês reinicia)

Conversa no chat da WTF:
[Apoio a Cliente] Bem-vindo ao Apoio ao Cliente Online WTF!
[Eu] boa tarde
[Apoio a Cliente] Olá, em que posso ajudar ?
[Eu] carreguei o meu cartão com 11,80€, na esperança de me ser cobrado um aditivo de 2€ por 200MB de internet e ficar com 9,80€ para renovação do tarifário no próximo mês
[Eu] quando marco *111#, diz-me que o saldo que tenho é 2€ apenas
[Eu] não deveria ter 9,80€?
[Eu] , pin
[Eu] recebi agora um SMS a dizer que o meu mês foi reiniciado
[Eu] mas eu não pedi reinício do mês...
[Eu] FAQ: "Se esgotares os dados, vamos ativar um Extra de Net de 100MB/€1,99/5 dias para poderes continuar a navegar e a usar todas as APP’s."
[Eu] recebi agora um SMS a dizer que o meu mês foi reiniciado \\ *a dizer que a mensalidade foi renovada, assim é que está correto
[Eu] .
[Apoio a Cliente] O teu tarifário foi renovado por isso é que só tens 2€
[Eu] isso eu já percebi
[Eu] só que não era isso que era suposto ter acontecido
[Eu] deveriam ter sido cobrados 1,99€ por 100MB/5 dias de dados
[Apoio a Cliente] Desculpas mas não percebo
[Apoio a Cliente] Devias de ter 0€ de saldo?
[Eu] isto é a sério? que incompetência
[Eu] vou reportar esta conversa
[Eu] devias de?
[Eu] o verbo dever não se usa com 'de'
[Eu] é "devias ter"
[Eu] jesus
[Apoio a Cliente] Posso ajudar em mais alguma questão? :)
[Eu] sim
[Apoio a Cliente] No que te posso ajudar?
[Eu] pode voltar a reler a conversa desde o início para resolver o problema em questão
[Apoio a Cliente] Quando é que o mês devia de ser reiniciado?
[Eu] está a gozar comigo? já lhe dei o número e pin, deve com certeza conseguir ver isso na minha conta
[Eu] é no dia 29/30/1
[Eu] portanto ainda falta mais de uma semana!
[Eu] portanto a mensalidade não deveria ter sido automaticamente renovada, pois eu não pedi tal coisa
[Apoio a Cliente] A nossa área de faturação irá verificar a situação, volta cá dia 1 de julho, para verificarmos a situação
[Eu] o que deveria ter acontecido era serem cobrados 1,99€ de um aditivo, pois já tinha esgotado os dados
[Eu] dia 1 de julho?
[Eu] isto é inacreditável
[Eu] ainda bem que são só 12€
[Eu] e eu não sou seu colega de escola
[Eu] portanto não é "volta cá"; haja respeito
[Eu] irei colocar cópia integral desta conversa no portal da queixa
[Eu] com licença
[Apoio a Cliente] Um resto de bom domingo para ti :)

Data de ocorrência: 23 de junho 2019
24 de junho 2019
Obrigado,
Serviço ao Cliente
27 de junho 2019
Fui contactado telefonicamente pela NOS hoje, tendo sido realizada a devolução do montante cobrado de 9,80€, e tendo eu aceite que a renovação da mensalidade ficasse para o dia 23 (que antes era dia 29/30/1).

Só não fiquei 100% satisfeito por ter sido informado de que, se esgotasse novamente o plafond mensal de dados (500 MB), uma vez que o meu saldo é neste momento igual ou superior ao valor da mensalidade, me seria novamente cobrada/renovada a mensalidade, já que esta é a configuração atual do sistema (a qual não está devidamente expressa na FAQ!). Também fui informado de que deveria realizar carregamentos inferiores ao valor da mensalidade (por exemplo, o mínimo de 5€) de forma a evitar cobrança/renovação da mensalidade e haver apenas cobrança do aditivo de dados.
27 de junho 2019
Caro cliente em sequência do contacto telefónico estabelecido no dia 27/06/2019, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.
Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.
Serviço ao Cliente
Alexandre Dias avaliou a marca