X-Trade Brokers Dom Maklerski, S.A.
  • (+351) 211 222 980
  • Praça Duque de Saldanha, n.o 1, piso 9, fração B –
  • office@xtb.com

XTB - Falha no pagamento de dividendos em forma de ações

Marco Graça
Marco Graça apresentou a reclamação
8 de agosto 2022
Eu sou um investidor conservador, que apenas investe aquilo que pode perder, não uso alavancagens, apenas gosto de comprar ações das empresas que acredito, e neste caso no ultimo ano e meio adquiri ações com o TICKER AMC, detenho xxx ações, e no dia 12 deste mês será emitido um dividendo por parte da AMC, em forma de ação com o TICKER APE que será lançado no NYSE.
Eu sei por parte da empresa AMC e de seu CEO Adam Aron, que eu tenho direito a xxx ações APE pela forma paga de um dividendo, porque detenho xxx ações da AMC.
Mas hoje por telefone fui informado que a XTB não me dará essas ações, e quando perguntei como era possível a XTB não pagar dividendos em forma de ações, praticamente me foi apresentada a porta da rua, e não me foi explicada qualquer forma de resolução por parte da XTB, para onde também já enviei um email com uma reclamação, porque a XTB não me pode dar aquilo que é meu por direito??? Se for porque ainda não foi lançado no NYSE e eu tenha que aguardar, eu compreendo, mas depois disso porque a XTB não pode dar essas ações aos seus clientes??? Porque temos sintéticos??? Porque nossas ações não são reais??? Porque a XTB não detém as ações??? Venda a descoberto no mercado de ações??? A CMVM além de aceitar uma reclamação apenas 15 dias depois de apresentada á XTB e provando isso, faz o que???
Esses dividendos serão emitidos dia 12 do corrente mês, terei tempo de trocar de corretora?
Perderei meus direitos a essas ações de dividendos, se continuar com esta corretora?
Sou um pai de família, cuidador de 3 crianças, com 88 horas extra de trabalho no mês passado, este mês será igual, fazendo muitos sacrifícios para conquistar as coisas, investindo aos poucos todos os meses, para depois me sentir abandonado pela corretora com um enorme sorriso quando eu disse que era injusto por parte da XTB.
Preciso de ajuda e não sei mais a quem me dirigir, mas eu quero essas ações APE na minha carteira, e não um valor nominal de 0.01 é um direito que é meu!!!
Se a XTB acabar por me dar aquilo que é meu por direito, retirarei esta reclamação, até lá cuidado com as corretoras, e com as letras pequenas nos contratos.
Muito Obrigado.
Data de ocorrência: 8 de agosto 2022