4.5
  • office@yesenergy.pt

Yes Energy - Faturas burlosas

Pedro Tendeiro apresentou a reclamação
2 de julho 2021
Fui cliente da ex-YLCE, agora Yes Energy durante 6 anos, desde 6 de maio de 2015 até 10 de junho 2021. As faturas sempre foram corretas pois quase sempre tive o cuidado de apresentar as leituras.
Em novembro de 2020 mudei de casa, e deixei de dar as leituras (as quais eram indicadas no portal do cliente como estando a ser recolhidas automaticamente, mas que não é verdade), e durante 4 meses não dei leituras, tendo tudo em casa desligado à exceção de um aquário durante um mês que pouco gastou. As estimativas andavam sempre a rondar os 300kW, e as faturas oscilavam entre os €66 e os €74. Em março de 2021 dei a leitura real, e nesse mês o consumo real foi na verdade -469kW. No entanto, a fatura foi de 9,23€, em que anularam todos os consumos e paguei apenas impostos, em vez de devolverem dinheiro, mas como tinham sido sempre corretos antes, não verifiquei a fatura e não dei conta desta situação. No mês seguinte, Abril, a fatura foi novamente estimada com 144kW e o valor foi de 12,48€, o que achei relativamente normal. Eis que chega Junho e alugo a casa. Os novos inquilinos pediram a alteração do fornecedor de energia e chega-me uma fatura relativa ao período do mês de Maio e até dia 10 de junho em que o contrato cessou, sendo que o consumo real foi de -8kW. No entanto, a fatura apresentou um valor de 77,04€, o que me levou de imediato a entrar em contacto com a empresa a 15 de junho. Passados quase 15 dias, dia 28, quando voltei a indagar a empresa, responsabilizaram a e-Redes. Este tipo de jogo de empurra levou-me a validar todas as faturas anteriores, tendo dado conta do valor no mínimo burloso do mês de março. Entrei novamente em contacto com a gestora da conta, visto a Yes Energy não trabalhar de outra forma, a exigir a validação da parte deles dessas faturas, e nem a um email de resposta tive direito.
Data de ocorrência: 2 de julho 2021
9 de julho 2021
Fui informado por uma mensagem extremamente genérica por parte da gestora Filipa Barbosa que a situação estava resolvida e indicou que me foi passada uma nota de crédito.

Ora, com 469kw negativos de março, e 77,04€ por 8kw negativos de junho, na nota de crédito puseram um valor de 103,83€.

Ora, tirando taxas diárias e afins, se têm de devolver perto dos 70€ da última fatura de junho, e 469kw são seguramente acima de 100€, o somatório do valor a devolver nunca na vida serão só 103,83€. A isto ainda somam os valores mal explicados das faturas desde novembro, em que os valores cobrados não coincidem com os kW.

A isto tudo soma o péssimo serviço por parte da gestora Filipa Barbosa, que nem se deu ao trabalho de validar as faturas devidamente, como nem sequer se dignou a responder-me a um email ou pegar no telefone e falar comigo diretamente.
Pedro Tendeiro avaliou a marca
28 de outubro 2022

Enfim... Não recomendo. Empresas pequenas ainda se tornam piores que as grandes.