YLCE –  Yes Low Cost Energy

YLCE - 10 dias sem eletricidade em pleno inverno

Elisabete Maria Matos
Elisabete Matos apresentou a reclamação
13 de abril 2015

Em 1 de Dezembro de 2014 era cliente de energia na empresa Iberdrola. Descontente com esta empresa, e tendo uma cláusula contratual que me obrigava à permanência de 12 meses, procurei saber quando é que podia rescindir o meu contrato.

Foi me dito, em resposta via email, que o poderia fazer a partir de 20 de Janeiro de 2015. Após ter esta informação em minha posse fui ao website da empresa YLCE subscrever os seus serviços (fiz upload de informação necessária ao estabelecimento do contrato).

Isto aconteceu dia 15 de Dezembro de 2014.
No dia 19 de Dezembro de 2014 recebo um email da YLCE onde me é referido que, no máximo, em 30 dias a YLCE será o meu fornecedor.
O conteúdo do email é o seguinte:

Estimado Cliente,
O processo de validação dos Documentos relativo ao contrato Nº 849908133 está concluído. No prazo máximo de 30 dias, a YLCE será o seu novo fornecedor de energia. Durante este período de transição não haverá interrupção de fornecimento de energia.
Agradecemos a preferência.

Direção Comercial - YLCE/ENFORCESCO SA

Com base nesta informação, e confiando que até dia 20 de Janeiro a YLCE seria minha fornecedora de energia, contactei a Iberdrola para me cancelarem o serviço dia 26 de Janeiro (isto já para dar alguma margem de manobra ao prazo máximo que a YLCE me deu!).

Sim, porque acho que quando se dá um prazo máximo de 30 dias quer dizer “na pior das hipóteses” em 30 dias se dará a mudança o que é diferente de se dizer que são necessários 30 dias. Mas em Portugal infelizmente os prazos não são para respeitar por quem está protegido. Faltasse eu ao pagamento por um dia para ver se não me caiam logo juros em cima! Mas adiante,

Acontece que a 26 de Janeiro pelas 10h da manhã fico sem energia!
Contactei desde logo (pelas 12h do mesmo dia) a YLCE pelo telefone de apoio ao cliente e qual não é o meu espanto quando me dizem desse apoio que não sabem de nada!

Mas que grande “apoio” é este, não sabem de nada! Estarei eu a imaginar uma sala com uma mesa, cadeira e telefone apenas? Low cost, low service, está correto!

E mais, nem sequer procuraram resolver a situação! Apenas me foi dado um contacto de email (bribeiro@ylce.pt).

De seguida enviei (no mesmo dia, 12h) um email onde questionei o que se estava a passar. Resultado, nem uma resposta!

Perante tal situação telefonei novamente para a linha de apoio ao cliente (17h) onde a pessoa (a mesma) que me atendeu não me deu qualquer alternativa a não ser, adivinhem, esperar!

Eu até entendo que possa haver erros no que diz respeito ao cumprimento de prazos, mas dado o prazo que me deram de 30 dias (não úteis) e o acréscimo que eu dei de 6 dias e sabendo que já mudei de comercializador em outras situações com outras empresas e noutras moradas onde o prazo foi no máximo de 15 dias, acho um exagero não cumprirem os 30, nem os 30 + 6, e pior que isso, nem sequer se dignaram a contactar, isto sim que condeno e só desejo a quem me devia ter dado uma palavra, uma desculpa e não teve a sensibilidade de o fazer, que lhe aconteça ficar sem eletricidade durante o dobro do período que eu fiquei.

Ora eu disse à pessoa que não é razoável dizer a uma família com uma criança de 2 anos que espere por eletricidade, ainda por cima em pleno Inverno, e quando a culpa não é dessa mesma família!

Pelas 18h do mesmo dia 26 de Janeiro envio novo email para sra. Bárbara Ribeiro a questionar se nem sequer uma resposta por email (já não digo telefónica!) merecia:

Meus senhores , nem sequer se dignam a contactar ????

Que falta de profissionalismo é este???

Estou sem energia em casa, com uma criança de 2 anos e não é propriamente verão !!!!

A resposta que obtive foi a seguinte:

Boa Tarde Estimada Cliente
Exma Sra D. Elisabete Maria Ferreira Ribeiro Matos

O Contrato Nº 849908133._ Elisabete Maria Ferreira Ribeiro Matos foi exportado para o Portal GPMC*.

*GPMC = Gestor de Processo de Mudança de Comercializador_ portal utilizado por Todos os Comercializadores para Aceitação e Ativação dos Contratos de Energia.

Aguardamos que nos seja reportada a efetiva ativação deste contrato.

Aquando da ativação , o Estimado Cliente , será informado através de mensagem enviada via Email.

Grata pela atenção.
Bárbara Alçada Ribeiro

Direção Comercial Particulares - YLCE/ENFORCESCO SA

É de um humanismo tal esta resposta que eu abstenho-me de comentar….

Nunca mais obtive feedback por email ou telefone, a não ser claro, o débito direto da 1ª fatura do período em que tive a YLCE como fornecedor até ao momento que me oficializaram um novo fornecedor (sim, porque não ia premiar uma cambada de insensíveis com mais um dia que seja de lucro para eles).

A título de exemplo, e para mostrar que há quem trabalhe em Portugal, no dia seguinte (27 de Janeiro) tentei contratar um novo fornecedor (EDP) mas que não conseguiu pois o contrato ainda nem sequer tinha sido processado e eles não podiam fazer nada, isto é, nem para a frente nem para trás, o que me leva a pensar que o contrato ficou “esquecido” por incompetência da YLCE e/ou foi submetido tardiamente. Mas , mesmo sabendo que eu não era cliente da EDP, recebi 4 ou 5 telefonemas de vários departamento no sentido de me ajudarem a ter energia o mais rápido possível. Isto sim, é o esperado de qualquer serviço digno de tal designação.

E claro,em relação à fatura da YLCE, nem disponibilizaram a fatura na área pessoal nem me a enviaram por email, tive de andar eu a pedinchar pois transparência, organização e decência não é com esta gente, são LOW em tudo, mesmo tudo!

Fiquei sem energia 10 dias seguidos, em pleno inverno, com uma criança de dois anos, é bom lembrar!
VERGONHA DE EMPRESA!!!
COMO É QUE DÃO LICENÇA A ESTA GENTE!!!!

Também fiz queixa ao regulador mas eles encobrem-se todos uns aos outros, enfim.

Em suma, tenham cuidado ao lidar com “empresas” deste calibre , o que é barato sai caro eu aprendi da pior forma.

Data de ocorrência: 13 de abril 2015
YLCE –  Yes Low Cost Energy
21 de janeiro 2016
Estimada Cliente

No seguimento da Queixa aqui apresentada, relembro esclarecimento prestado à Estimada Cliente em Fev 2015 :

O Processo de Mudança de Comercializador foi aceite pelo Operador de Rede de Distribuição no dia 26 de Janeiro 2015 . Este ligeiro atraso, face aos normais 30 dias, deve-se ao elevado numero de adesões e de mudanças de comercializador dos últimos 60 dias.

Para os devidos efeitos , informo que já se encontra agendada a intervenção do Operador de Rede de Distribuição , para o próximo dia 5 de Fevereiro 2015 , entre as 10h30 e as 13h . Por forma a que esta intervenção ocorra sem qualquer constrangimento, solicito a presença da estimada cliente

Face ao exposto , apresento-me disponível para qualquer esclarecimento adicional .

Bárbara Alçada Ribeiro

Direção Comercial Particulares - YLCE/ENFORCESCO SA