YLCE – Yes Low Cost Energy

YLCE - Dupla fatura num mês

Nazario Ribeiro
Nazario Ribeiro apresentou a reclamação
27 de abril 2015

desde dia 30 de março que informei a YLCE que a fatura respetiva a fevereiro ainda não tinha chegado, Resposta: que iria chegar até a próxima semana ( 10 de abril) e que se não chegasse para enviar novo email, então enformei a YLCE onde estava o envio das faturas em cada 28/30 dias como prometiam visto a ultima fatura relativamente a janeiro ter sido enviada em 22 fevereiro, ao qual a resposta já foi que havia um atraso alheio a YLCE dos ficheiro de faturação por parte do operador de rede e que não haveria prejuizos por parte do cliente. Entretanto enviei uma reclamação a ERSE ao qual a resposta não me convenceu . Ora email para cá email para lá enã responderam que seria dia 20 o envio da fatura, de facto a fatura de fevereiro chegou dia 18 de Abril Com debito a 4 de maio, para meu espanto ontem dia 25 de abril recebo outra fatura respetivamente ao mes de março com debito a 8 de maio, Ora devido a um atraso por parte "deles" terei que pagar duas faturas no mesmo mes sem culpa minha mas por culpa da incompetencia da YLCE e sem se preocuparem se o cliente pode pagar ou não as duas faturas no mesmo mês. Onde está o sem prejuizo para o cliente a que eles se referiam?
Saliento que enviei nova reclamação para a YLCE e outra para a ERSE.

Data de ocorrência: 27 de abril 2015
21 de janeiro 2016
Estimada Cliente

No seguimento da Queixa aqui apresentada relembro esclarecimento prestado pela YLCE , no passado dia 29.04.2015.

Boa tarde Estimado Cliente,

Frisamos novamente o que foi dito no email de 13 de Abril pelas 12h40: não é do nosso interesse que haja qualquer prejuízo para o Cliente.
Posto isto, devemos focar-nos na obtenção de uma solução viável.

Fatura nº 20150013353
Período de Faturação: 17-02-2015 a 13-03-2015
Data de Emissão: 18-04-2015
Data de Débito: 04-05-2015
Período compreendido entre o Encerramento do Período de Faturação e a Data de Débito: 52 dias
Devido a um atraso no envio dos ficheiros de faturação por parte do Operador de Redes de Distribuição, o Estimado Cliente está a usufruir nesta fatura de mais do dobro do prazo estabelecido desde que usufruiu da sua energia elétrica (13-03-2015) até ao dia de pagamento (04-05-2015).

Fatura nº 20150014498
Período de Faturação: 14-03-2015 a 15-04-2015
Data de Emissão: 25-04-2015
Data de Débito: 05-05-2015
Período compreendido entre o Encerramento do Período de Faturação e a Data de Débito: 20 dias
Esta fatura não foi emitida com atraso e o prazo de pagamento encontra-se dentro do estabelecido.

Apesar de a fatura que causou este constrangimento ter sido a nº 20150013353, terá de ser aberta uma exceção na Fatura nº 20150014498. A título excecional, dadas as circunstâncias e para benefício do Estimado Cliente, informamos que caso o montante relativo à Fatura nº 20150014498 não se encontre disponível para débito, não serão acrescidos jutos de mora a um pagamento posterior. Esse pagamento poderá perfeitamente ser adiado até ao próximo dia 15 de Maio.
Posto isto, agradecemos ao Estimado Cliente que nos confirme a aceitação da solução proposta.
Gratos pelo seu contacto, com os melhores cumprimentos,
Joana Pina, Departamento Comercial YLCE
Nazario Ribeiro
22 de janeiro 2016
Boa noite

Infelizmente a resposta da companhia visada já vem tarde e por coincidência ou não vem tambem depois de deixar de ser cliente á 10 dias.....
25 de janeiro 2016
Estimada Cliente

Agradecemos a sua atenção e esperamos um dia voltar a fornecer-lhe energia .

Bárbara Alçada Ribeiro

Direção Comercial Particulares - YLCE/ENFORCESCO SA

A minha opinião é que para poupar +-30/40 euros por ano , não vale a pena a chatice pelo menos no calculo que fiz para os meus gastos.
Perante todas essas situações não recomendo estas low cost.

Eu fui cliente da YLCE durante mais de 1 ano e estava satisfeito com o preço; A única coisa que me fez mudar e ficar a pagar mais caro foi o facto de eles não conseguirem acertar com os ciclos de facturação; Nos primeiros 6 meses enviavam facturas sempre que apetecia, com ciclos de facturação de 15 dias, outros casos de 20 dias, 25 dias, 10 dias, etc; Normalmente eram sempre 2 facturas por mês; Reclamei, reclamei, reclamei; Mails, área de cliente, etc; Desculpas sempre para aqui e para acolá, de estimativas, de operador de rede, etc; Fartei-me e cancelei o débito directo; Foi remédio santo, nunca mais houve ciclos de facturação manhosos; Sempre certinho, a factura vinha a cada 29/30 dias; Eu sempre disse que no dia em que me garantissem por escrito que apenas me enviavam 1 factura por mês, reactivaria de imediato o débito bancário; Infelizmente começaram com ameaças, que o débito directo era obrigatório, e ameaçam cobrar juros de mora e interrupção do fornecimento de energia caso não reactivasse o meio de pagamento débito directo; O divórcio foi a solução; Mudei para mais caro 1€ por mês (LUZBOA), mas ao menos é tudo certinho, as facturas, os ciclos de facturação, etc; estou satisfeito agora;