Zaask Marca Recomendada Marca do Mês
85.4
ZAASK - PLATAFORMA DIGITAL, S.A.
  • Zaask facilita o processo de contratação de qualquer tipo de serviço. Permite receber até 5 contactos profissionais para comparar os seus perfis, avaliações e documentos verificados pela plataforma.

• Rua João Mendonça, nº 505
    4464-503 Senhora da Hora
  • info@zaask.com

Zaask - Abordagem desonesta e apropriação de dinheiro que não lhes pertence

Joana Vaz apresentou a reclamação
12 de agosto 2020
Serve a presente para descrever a minha experiência com o Studio Aguiar & Dinis, pelo qual fui burlada.
Em julho de 2019 iniciei pedidos de orçamento para obras completas no meu apartamento, sendo que esta empresa foi uma das que contactei através da plataforma Zaask. Inicialmente, foram feitas duas deslocações pelos representantes desta empresa por forma a fazer o levantamento de necessidades, tendo sido acordado entre as partes que o projeto da obra (em vídeo) teria o custo de 200€. Foi ainda acordado que este custo não seria cobrado caso eu adjudicasse a obra. Transmiti aos representantes desta empresa o que pretendia de forma bastante detalhada e comuniquei o valor que podia gastar. Em resposta, foi-me comunicado por escrito que o valor daria para cobrir os meus pedidos e até alguns pormenores de decoração extra, pelo que mostrei vontade de colaborar com o Studio Aguiar & Dinis. Em seguida, foi-me pedido pelos mesmos que transferisse a quantia de 1500€ para adjudicar a obra, coisa que de boa fé fiz sem receber qualquer orçamento detalhado ou contrato pró-forma onde se estabelecessem os detalhes e valores associados à obra.
No espaço entre julho e setembro, após acordo informal, o contacto da empresa foi escasso e o projeto (vídeo) apenas concluído no mês de setembro. Após receção do projeto reunimos por forma a discutir detalhes e fui duas vezes ao encontro dos responsáveis de obra para escolher acabamentos.
Após, seguiu-se um longo período de espera em que tive de contactar a empresa várias vezes (algumas sem resposta imediata), pois nunca poderia avançar com os trabalhos sem um orçamento detalhado e um acordo por escrito. Depois de muita insistência, altura pela qual a minha confiança nos serviços desta empresa já se tinha desvanecido, lá recebi o orçamento a 4 de janeiro de 2020, altura pela qual já pensava que simplesmente se tinham apoderado do meu dinheiro e não pretendiam fazer a obra, dado os constantes adiamentos do envio do orçamento.
Ao observar o orçamento, verifiquei que o valor estava acima do acordado e ainda assim não estavam incluídos os acabamentos explicitamente acordados entre as partes, assim como parte da cozinha e as bancadas. Ademais, apenas parte do orçamento vinha descriminado, sendo que numa das folhas se apresentava um total de cerca de 15.000€ sem qualquer atribuição individual de valores que permitisse comparação com outros orçamentos ou entendimento dos valores associados a cada trabalho. Liguei para os representantes da empresa a quem transmiti o meu descontentamento pela falta de transparência e desrespeito pelo acordado em termos de acabamentos e materiais. Reunimos num dos dias seguintes (5 ou 6 de janeiro) na minha residência e foi-me dito que o orçamento tinha sido feito com o que tinha pedido o que manifestamente não correspondia à verdade, quebrando a confiança que restava no trabalho destas pessoas. Pedi que me refizessem o orçamento, sendo que me disseram que assim ia ficar bastante mais caro, o que mais uma vez mostrou o caráter desonesto da abordagem desta empresa.
Aguardei envio de novo orçamento nos dias seguintes, tendo dito aos representantes da empresa que só assim poderia tomar uma decisão definitiva sobre a adjudicação ou não da obra, documento que não cheguei a receber. Optei por pedir novos orçamentos, sendo que a relação de confiança outrora estabelecida com o Studio Aguiar & Dinis deixou de existir por tudo o que exponho. Ademais, só recebi o orçamento inicial a 4 de janeiro de 2020, sendo que teria a partir daí 30 dias para adjudicar ou não a obra, coisa que optei por não fazer. Fui informada ainda que jamais poderia ter pago qualquer valor antes de assinar qualquer contrato, coisa que nunca me foi sequer apresentada. Informei por escrito (email) a empresa da minha opção e solicitei a devolução do valor de 1300€, atribuindo assim o valor de 200€ aos representantes da empresa pelo projeto, assim como inicialmente definido e acordado.
Em resposta ao meu email, os representantes da empresa disseram que não me iriam devolver o dinheiro e ameaçaram-me com um processo caso os voltasse a incomodar. Seguiu-se uma troca de emails onde me ofereci de boa fé a diluir mais 100€, ou seja, a ser ressarcida em 1200€ por forma a cobrir as deslocações dos representantes da empresa. Em resposta, fui ofendida por escrito pelos representantes da empresa, dizendo-me que eu devia “trabalhar barato”, conferindo um ataque difamatório ao meu caráter. Ainda me disseram que as deslocações teriam de ser pagas e como tal iriam absorver todo o valor pago, apesar de nunca me ter sido comunicado nada neste sentido. Não fui nunca informada de qualquer despesa ou valor associado a deslocações.
Informei os representantes da empresa que iria fazer queixa da burla a que fui vítima, sendo que não foi qualquer obra sequer iniciada. Como tal, e abdicando de boa fé de mais 100€ pelas deslocações dos representantes a juntar aos 200€ tacitamente atribuídos ao projeto, pretendia justamente reaver os meus 1200€ com base no acima exposto.
Após troca incessante de emails, o Studio Aguiar & Dinis acordou em ressarcir o valor do qual se tinha apropriado - 1200€ - tendo-me entretanto devolvido 1000€ desse valor. Confiei novamente que pudessem cumprir a sua palavra, no entanto aguardo ainda a devolução dos 200€ em faltam´, sendo que há MESES que aguardo este acerto final. Apesar do envio de dezenas de emails, a entidade simplesmente deixou de responder a certa altura, sendo que claramente pretendem não saldar esta dívida.
Não recomendo de todo esta empresa. Todo o processo foi confuso e queriam cobrar-me valores acima do acordado com acabamentos de fraquíssima qualidade, coisa que clarifiquei desde o início que jamais aceitaria.
Vamos ver até quando terei de esperar pelo meu dinheiro...não cometam o mesmo erro que eu.
Data de ocorrência: 12 de agosto 2020
8 de outubro 2020
Bom dia, Sra. Joana Pinheiro Vaz,

Desde já gostaríamos de lamentar, sinceramente, a sua má experiência.

Na Zaask procuramos melhorar significativamente o processo de contratação de serviços locais ajudando milhares de de clientes a obter propostas de orçamento para os projectos que pretendem realizar, de forma fácil e prática, fornecendo ainda aos clientes informação sobre os profissionais, que estão publicamente registadas nos seus perfis.

No que concerne à sua reclamação, gostaríamos de esclarecer-lhe que sempre que um pedido é publicado na nossa plataforma, até cinco profissionais poderão mostrar-se disponíveis para o realizar. Não é de todo imposto ao cliente interessado que escolha um dos profissionais que lhe apresentaram propostas desta forma.

A Zaask tem um sistema robusto de validação da qualidade dos Profissionais que se reparte em duas componentes e é isso que a distingue no mercado. A primeira são as avaliações dadas por Clientes da Zaask, avaliações verificadas, que nos indicam se o Profissional poderá ser de confiança ou não (disponíveis no perfil de cada profissional, ou não - caso ainda não tenha sido avaliado). A segunda componente para poder aferir a qualidade do Profissional, independente da primeira, é a informação que a Zaask solicita e valida de cada um dos Profissionais que se registam (informações, opcionalmente inseridas pelos profissionais, tais como Registo Criminal, Seguros, Dados de Identificação, Dados de Facturação, Morada, Licenças Profissionais (Credenciais) e ligações às redes sociais, que quando inseridas, são validadas uma a uma pela Zaask). Apenas os profissionais com esta informação validada, através do envio de documentação comprovativa, terão essa indicação nos seus perfis.

É fundamental que sempre, e antes de escolher um profissional através da Zaask (caso o decida fazer), procure analisar cuidadosamente todas as informações disponibilizadas e, possivelmente, validadas pela nossa plataforma.

Para estas situações temos um Processo de Mediação com prazos a cumprir e tentamos sempre encontrar uma solução benéfica para ambas as partes, estando sempre disponíveis para comunicar com cliente e profissional e tentar chegar a uma boa resolução de todos os casos. Se o profissional não responder ou não conseguirmos chegar a acordo entre ambos, este será bloqueado da plataforma e eventualmente, se assim desejar, ajudar com uma queixa junto das autoridades.

É importante que reporte sempre estas situações à nossa equipa, e não conseguimos encontrar nenhum contacto da sua parte, no entanto a nossa equipa de suporte irá de imediato contactar consigo para ajudarmos na devolução do valor em falta.

Lamentamos, sinceramente, que a sua experiência não esteja a ser a melhor e procuraremos incansavelmente chegar a uma boa resolução.

Em qualquer questão na qual a possamos ajudar, por favor, disponha.

Melhores cumprimentos,
5 de janeiro 2021
Tentei contactar com a empresa através de advogado para chegar a acordo de pagamento, ao que se recusam.
Agradeço que a Zassk contacte as pessoas em questão e os retire da plataforma. Irei proceder com a queixa em local próprio (Tribunal).
Bom dia, Sra. Joana Pinheiro Vaz,

Quando abrimos o Caso de Mediação não obtivémos uma resposta da sua parte. No entanto continuamos a querer ajudar e por isso informamos que o Caso de Mediação foi reaberto, pedimos que nos contacte para podermos dar um seguimento ao mesmo.

Lamentamos que a situação ainda não se encontre resolvida e procuraremos chegar a uma boa resolução.

Em qualquer questão na qual a possamos ajudar, por favor, disponha.

Melhores cumprimentos,
5 de janeiro 2021
Respondi via email, muito obrigada pela rápida resposta.