Electrolux, Lda

Zanussi - Frigorífico a congelar

Susana Bessa
Susana Bessa apresentou a reclamação
20 de setembro 2021
Desde quero realçar o meu descontentamento relativo à vossa marca e a vossa falta de consideração pelo cliente.

Como enquadramento à minha situação, irei espelhar os marcos do processo até ao dia de hoje.

Outubro 2020: Compra de um frigorifico com as características de ser NOVO e em BOM ESTADO DE FUNCIONAMENTO.

O frigorifico NUNCA funcionou bem, pois ganhava gelo na parte de trás e congelava os alimentos. Como tal, expus esta situação por email, no qual foi indicado pela vossa parte a correta utilização do mesmo. Mesmo aplicando na integra as vossas indicações, a situação não foi resolvida.

Deixamos passar uns meses a ver se o problema era da temperatura ambiente e do nosso modo de refrigeração dos alimentos. Ingenuamente, acreditamos que o problema era nosso.

Após meses de discussões em casa devido a alimentos estragados pelo frigorifico ser um CONGELADOR e não um FRGORÍFICO, voltamos a insistir neste problema.

6-Agosto-2021: Neste dia, veio a minha casa um técnico substituir o termostato do frigórico. O técnico programou o frigórico com a temperatura indicada (superior à que tinha inicialmente). Tudo se encontrava, desde então, conforme o técnico deixou.

No entanto, o frigorifico voltou a ganhar gelo e a congelar os alimentos. Ou seja, o problema não se encontra resolvido.

9-Agosto-2021: Voltei a entrar em contacto com o apoio ao cliente. Conforme solicitado, enviei fotografias em que ilustram o gelo nos alimentos, bem como na parte de trás do frigorifico.

19-Agosto-2021: O técnico veio a minha casa. Disse que estava tudo bem e que é normal que o frigorifico ganhar gelo.

Lamento a qualidade do vosso apoio técnico, mas face a provas fotográficas tão evidentes, qualquer pessoa compreende que o frigórico não está bem. Os alimentos são congelados dentro e fora da gaveta, sejam legumes ou iogurtes, na qual estes últimos não são acondicionados na gaveta, mas nas prateleiras do frigorifico. E, mesmo atrás da gaveta direita há uma acumulação de gelo, fora a parede de trás do frigorifico.

Fartos de toda esta situação, aguáramos para ver a evolução.

31-Agosto-2021: Voltei a entrar em contacto e a enviar novas fotografias sobre a congelação e o gelo. Não obtive resposta.

2-Setembro-2021: Voltei a entrar em contacto.

6-Setembro-2021: O técnico veio colocar uma peça dentro do frigorifico para registar a temperatura do mesmo, nas seguintes 24h.

7-Setembro-2021: O técnico veio recolher a peça. Comentou que o problema deveria ser a sonda e não deveria ter arranjo.

Após essa recolha, ninguém entrou em contacto. Desde já, mais uma falta de consideração da vossa parte, sabendo perfeitamente que esta situação se arrasta a quase 1 ano e que desde aí acarreta imensos prejuízos monetários relacionado aos bens estragados que vão diretamente para o lixo.

NÓS, como cliente estressado, entramos em contacto para saber em que ponto estava o processo do frigorifico após a leitura do aparelho. Após comunicações, foi-nos referido que o frigorifico iria ser substituído.

20-Setembro-2021: Vieram a minha casa com o objetivo de recolher o meu frigorifico e deixar um substituto (usado) enquanto o meu ia para arranjar. Recusei.

Quando referiram que o frigorifico ia ser substituído, deram a entender que iam trazer um novo. Comprei um frigorifico como NOVO e em FUNCIONAENTO. No entanto, ele NUNCA funcionou BEM!! Ou seja, paguei caro por um frigorifico avariado e agora ia ficar com um frigorifico cheio de arranjos. Para isso, teria comprado logo um frigorifico em segunda mão, que além de sair mais barato, deveria funcionar em melhores condições.

Sendo assim, gostaria de obter algum feedback da vossa parte sobre a substituição do meu frigorifico comprado AVARIADO por um NOVO em BOM ESTADO. Em anexo, seguem algumas imagens (como exemplo) que foram tiradas ao longo de um ano de prejuízos.

Realço, novamente, o profundo desagrado com o vosso produto e serviço.
Data de ocorrência: 27 de outubro 2020
Susana Bessa