Vestuário Homem e Senhora

Zara - Política de devoluções ineficaz / assistência cliente pouco útil

Rita Pereira
Rita Pereira apresentou a reclamação
23 de outubro 2020
No dia 4 de Setembro fiz um pedido através da app da Zara com o número atribuído 52237644050, após constatar que um dos artigos encomendados não me servia. No dia 10 de Setembro fiz pedido de troca do artigo do tamanho M (ref. 9479/253) pelo mesmo artigo do tamanho inferior S, tendo esse pedido de devolução sido aceite no mesmo dia (através de confirmação por email), tendo o novo artigo chegado uns dias mais tarde e sido devolvido mais tarde (sendo que o estafeta apenas tinha ordem para recolher este último). Sendo que fiquei a aguardar o levantamento do artigo de tamanho M que nunca foi levantado na morada. Hoje ao constatar que o pacote com o artigo ainda cá estava contactei o serviço ao cliente para saber o porque de o pacote ainda não ter sido levantado pelo que me responderam que já passou o prazo de devolução e que por esta altura o levantamento e posterior reembolso já não pode ser efectuado, sendo que argumentaram uma suposta tentativa de recolha no mesmo dia do pedido (10/09) que nunca aconteceu, e se por acaso passou cá em casa algum estafeta para levantar o pacote este não tentou telefonar, não deixou qualquer nota, nem recebi qualquer email a indicar a suposta tentativa. Perante a minha incredulidade dado o sucedido a operadora do serviço ao cliente da Zara apenas respondeu que nada pode fazer porque o sistema não deixa. Não me parece que esta prática seja admissível, anunciam uma política de trocas que não funciona, se o pedido de devolução foi feito e aceite dentro do prazo a recolha tem de ser feita!
Data de ocorrência: 23 de outubro 2020
Rita Pereira
Rita Pereira avaliou a marca
6 de abril 2021

A Zara não resolveu de todo o problema, recusou-se a aceitar a devolução do artigo. Não é aceitável que a marca insista num sistema de recolhas não eficiente, no mínimo o estafeta deveria deixar um aviso de tentativa de recolha ou então o envio de um email com o aviso de tentativa de entrega de forma a que exista uma alternativa ao cliente para solução do problema. Basicamente o que a Zara sugere é que a partir do momento em que façamos o pedido de devolução fiquemos presos em casa sob pena de a mesma ficar inviabilizada, o que é ridículo.