Institutos de Beleza e SPA
3 DepilConcept 69.9
Zen Spa SatoriN/A
TERAPIAS E BELEZA, LDA
  • Rua Diogo de Arruda, 20, R/c esq.
    2300-455 Tomar
  • spa.satori@gmail.com

Zen Spa Satori - Proposta de emprego desumana

Joana Quaresma apresentou a reclamação
9 de fevereiro 2015

Uma proposta de emprego com um teor que atenta os Direitos Humanos e que deve ser imediatamente retirada e a empresa punida. Na proposta de emprego, pode-se ler (ver imagem em anexo):
PROCURAMOS FIGURANTES COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS PARA EVENTOS INOVADORES DE TERROR EM PORTUGAL.
(...)
NÃO EXIGIMOS ENVIO DE CV.
» CAPACIDADE DE IMITAR MONSTROS COMO ZOMBIES, PSICOPATAS, FAZER SONS E FEIÇÕES ASSUSTADORAS, ETC.

QUALQUER TIPO DE ESTATURA, APARÊNCIA, FORMA FÍSICA, LIMITAÇÃO FISICA, DEFICIÊNCIA, ETC., É BEM-VINDA!"

Data de ocorrência: 9 de fevereiro 2015
Zen Spa Satori
RESPOSTA À QUEIXA SOBRE O ANUNCIO PARA EVENTO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Vimos pedir desculpa pelo mal-estar geral que se gerou devido ao português ambíguo no anuncio colocado através da nossa conta do portal sapoemprego e no OLX por um colaborador nosso ( que por coincidência tem uma deficiência na coluna lombar que o limita bastante).
Na realidade o que se passou foi que o nosso colaborador está a organizar um evento de Terror e seremos nós a caracterizar os participantes em parceria com ele. Após termos várias candidaturas para figurantes para o evento, recebemos uma de uma pessoa com deficiência num braço que nos sugeriu que poderíamos ter mais pessoas com limitações semelhantes de modo a criar um ambiente mais realista, e ainda, como esse candidato disse " para que nos possamos distrair e divertir pois bem precisamos".
Na altura essa ideia pareceu-nos bem colocar um anuncio frizando essas limitações, anuncio esse que era EXATAMENTE IGUAL AO ANUNCIO GENERALISTA QUE TÍNHAMOS, mas com um título diferente. Infelizmente a escolha de palavras deu muita confusão pois muita gente pensou que nos estávamos a aproveitar de pessoas com deficiência para trabalhar gratuitamente e nada mais longe da verdade, pois tal como diz no anuncio e site do evento o evento requer voluntários e grande parte deles poderão receber comissões neste evento e fazer parte permanente de uma equipa de atores e haveria ajuda no transporte a pessoas que tivessem deficiência.
Onde muita gente viu abuso ou descriminação nós vimos igualdade de oportunidade, mas visto haver tanto mal entendido pedimos desculpa pelo sucedido pois temos conhecimento de causa em relação a pessoas com deficiências através de uma organização da nossa cidade de Tomar, o CIRE. Nunca, em qualquer circunstância nos passou pela cabeça equiparar as pessoas com limitações como se fossem uma atração bizarra num freakshow ou nos aproveitarmos delas fosse de que maneira fosse... apenas surgiu de forma natural, pareceu-nos de bem oferecer a oportunidade, mas acabámos por falhar na nossa comunicação e assim pedimos desculpa a qualquer pessoa que se tenha sentido menos bem com o nosso anúncio, que já foi retirado.
11 de fevereiro 2015
Obrigada pelo esclarecimento. De facto, considero que houve uma falha de comunicação/interpretação. Tendo em conta a explicação agora apresentada, considero que esta pode ser uma oportunidade para quem quiser experimentar essa área da caracterização, independentemente de ser ou não portador de deficiência.

Considero que a situação se encontra resolvida e apreciei a atitude e rapidez de resposta da empresa.
Joana Quaresma avaliou a marca
11 de fevereiro 2015

Fiquei satisfeita com a resolução