Zentrum Group - Compra de peça automóvel avariada

José Matos apresentou a reclamação

Pois bem, resumidamente, a minha viatura avariou, levei o carro ao mecânico uma oficina devidamente referenciada Mersa - Fernando Filipe Sá, Unipessoal, Lda, pelo que o mecânico me informou que se tratava de uma avaria num modulo eletrónico de travagem.

O mecânico tentou adquirir essa peça nova, no entanto devido à escassez de variados semi condutores este artigo estava esgotado no fabricante. Optei então por adquirir uma peça original recondicionada (como nova) na Zentrum-Group que por mais 40 euros nos proporcionou a vantagem de estender a garantia do produto, como se tratava de uma peça de sistema de segurança de

travagem do carro e por ser de valor elevado esta foi a principal razão pela qual optamos por adquirir o artigo neste centro de peças recondicionadas, caso contrário optaríamos por uma mais económica das sucatas.

A 15 de Outubro, adquirimos a unidade que entregamos ao mecânico em conjunto com os procedimentos enviados pela Zentrum, onde o mecanico montou a peça a 18 de Outubro.

O mecânico apesar de ter uma alargada experiência cumpriu à risca todos os procedimentos que acompanham a peça, substituiu, portanto, a unidade e quando ligou a viatura, a mesma continuava a dar avaria, novamente ligou a máquina original da Mercedes à viatura e o erro que persistia era falha do modulo SBC e o procedimento seria substituir esta unidade (novamente).

Reportamos a situação ao vosso centro de peças recondicionadas, e a dia 29 de Outubro recolheram o artigo.

A dia 5 de Novembro recebemos novamente uma peça, onde foi comunicado por chamada ao Hélio "que agora não há razão para falhar tinha de funcionar, " ou seja, partimos do princípio que afinal a peça não estava bem.

Ainda a 5 de Novembro a "nova" unidade foi entregue ao mecânico que novamente cumpriu os procedimentos e instalou a peça na viatura, e quando digo cumpriu os procedimentos colocou tudo de novo inclusive o óleo e baterias para garantir tudo à risca, novamente ligou o motor do carro e a avaria continuava a mesma de sempre, ou seja esta peça nunca funcionou.

Dada a situação entramos em contacto convosco Zentrum, que nos agendaram o dia 11 de Novembro para levar o carro e verificarem a anomalia pessoalmente.

Assim foi a resposta que obtivemos nesse dia é qua as 3 peças foram alvos de tentativas de reset e alguém apagou a memoria das peças e desse modo não havia mais solução e tínhamos de lhes comprar uma outra peça e extensão de garantia porque a outra que havíamos comprado já não dava e que ficaria no valor de mais 925.58€.

Ora com isto que nos foi dito logo na altura "já estavam a meter os pés pelas mãos", porque por chamada disseram-nos que a peça que nos enviaram a dia 3 ou 4 de Novembro, era a mesma e que essa mesma unidade foi testada messa altura para verificarem o erro que estávamos a reportar e encontrava-se operacional mencionaram ainda "que agora não havia motivo para falhar" ou seja, se realmente o problema fosse a tentativa de reset já tinham que ter detetado essa anomalia nessa altura uma vez que o erro é exatamente o mesmo concluo-o assim que me estão a ludibriar, caso contrario já tinham que nos ter reportado a tentativa de reset nesse dia. Reforço ainda que uma tentativa de reset é apenas na forma tentada e não "levada a cabo", mais ainda reforço que um reset não elimina as configurações como vocês estão a tentar alegar, apenas coloca as configurações como de origem.

Antes de tomar qualquer decisão pedimos um relatório detalhado acerca da situação em causa, relatório esse que nos foi negado na altura e comunicado que enviariam posteriormente por email.

Após várias tentativas de contacto, a solicitar o "tal" relatório a 22 de Novembro enviaram-me um simples email onde apenas dizem que a peça sofreu uma tentativa de reset e ficou inutilizada, ora presumo eu que estavam a descartar culpas para o mecanico, mesmo vendo que não tinha qualquer logica, fui pessoalmente entregar o relatório ao mecânico para tentar perceber o sucedido, pelo que o mesmo indicou que não era verdade pois apenas cumpriu o que tinham enviado nos procedimentos, e ao mesmo tempo alertou para o facto destas peças apenas ser a bosh a comercializar/reparar, e claramente é muito estranho e dúbio que 1 peça tenham vindo com o mesmo problema 2 vezes.

Hoje são 30 de Novembro, estou sem veículo à cerca de 2 meses pois o mesmo encontra-se parado e vocês empresa a quem comprei a peça, peça essa que veio com avaria desde início unicamente e sem qualquer culpa na situação sugere a compra de uma outra excecionalmente por 400.00 + iva.

Ora se vendem estas unidades a 750.00€ + 30€ de mão de obra p/hora + nº de litros de óleo para o circuito de travões + baterias, pergunto: por amor a quem é que apenas e porquê se alheios à situação é que apenas cobrarão 400€?? vão oferecer a mão de obra só porque sou lindo? vão oferecer o óleo e as baterias também porque sou lindo? sim porque segundo o vosso procedimento estes 2 mencionados anteriormente têm de ser sempre substituídos obrigatoriamente!

Curiosamente esses mesmos 400€ é o custo de uma peça adquirida na sucata!!

Ora se eu comprei uma peça com extensão de garantia exijo a resolução desta situação, ou me colocam a peça sem custas e assunto resolvido ou então devolvem-me o valor das 2 faturas e assunto resolvido à mesma.

Aguardo uma resposta logo que possível, caso contrário irei dar avanço ao processo, porque nunca se viu em lado nenhum comprar uma peça nova, vir avariada e pedir ainda mais dinheiro, pelo que investi mais o que estão a propor teria logicamente comprado uma unidade nova!

José Matos

22 dez 2021
José Matos adicionou uma resposta

Após verificarem que publiquei esta lamentável situação, mandaram-me um email a fazer ameaças e a inventar que colocaram peças no meu carro e ando com essas peças sem pagar e portanto exigem que vá pagar o que está em falta, pura mentira pois todos sabem que ninguem sai de lá sem pagar o que quer que seja e nem se dignam a responder às entidades, esta empresa não tem qualquer postura de estar no mercado, além de falta de profissionalismo têm falta de civismo.

04 jan 2022
José Matos adicionou uma resposta

Incrível, enviaram-me um email a informar que iriam responder às exposições e até hoje nada fizeram.

11 fev 2022
Zentrum Group adicionou uma resposta

Sobre o comentário realizado importa referir que a matéria vertida no mesmo irá ser discutida em sede própria, nomeadamente em sede cível e o Tribunal irá fazer a respetiva justiça
Por outro lado, será importante também destacar que todo o conteúdo do comentário realizado no presente Portal foi já denunciado junto do DIAP por indícios da prática de crime, por se entender que tais palavras configuram uma manifestação pública de factos inverídicos, falaciosos e difamatórios em relação à nossa empresa, à sua atividade comercial e ao seu profissionalismo, ofendendo o seu bom nome, a sua honra, prestígio e credibilidade.
O processo está a correr os respetivos termos no DIAP de Santa Maria da Feira, 2.ª Secção, sob o processo n.º 2744/21.4T9VFR.
A Justiça irá ser feita nos Tribunais.

11 fev 2022
Zentrum Group alterou o estado para Sem resolução

Ver perfil de Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

È o normal desta empresa e quem está sempre mal é o cliente. E nunca resolvem os problemas. E o mais grave é que ainda são arrugastes e fazem ameaças.

Ver perfil de José Manuel Martins Matos

José Manuel Martins Matos Autor

É verdade, ameaçam e inventam mentiras em cima de mentiras. Empresas deste género deviam ser proibidas de estar no mercado pela postura que apresentam