1.5

Zoomarine - Lesão grave provocada por falta de cuidado / desresponsabilização

Nuno Oliveira
Nuno Oliveira apresentou a reclamação
2 de janeiro 2023
A 13 de agosto de 2022, utilizando em família o parque Zoomarine, sofri uma grave lesão da qual recupero ainda em janeiro de 2023.
Num dos escorregas de água, ao chegar ao fim colidi com o utilizador anterior e sofri um entorse grave, com rotura de ligamentos.
A razão para o acidente é simples de sintetizar: o semáforo que orientava os utilizadores estava avariado, e substituído por um vigilante em cima e outro em baixo.
Ora, o vigilante que estava em cima encontrava-se visivelmente bem dispost a falar ao walkie-talkie sabe-se lá com quem e mandou-me avançar. Perguntei três vezes: posso mesmo? Das três vezes, o rapaz me disse que sim. Avancei.
Cá em baixo, ao chegar ao fim do escorrega, o utilizador anterior estava parado. A colisão não podia ser evitada. E acabei com a dita entorse, grave, de que recupero ainda 5 meses depois.
O vigilante que em baixo deveria dar o OK foi solícito a aparecer: "acabei de chegar".
Tinha havido troca de turno e entre vigilantes não houve coordenação.
Junta-se a isso o facto de haver uma avaria no sistema de proteção.
O resultado? Uma perna (a esquerda) desfeita, uma vida destruída durante meses entre dores e fisioterapias e exames.
A atitude do zoomarine? Desrespeito total.
Começaram por chutar o assunto para a seguradora, sem que tenham sequer apresentado um pedido de desculpas - ou, até, oferecido qualquer compensação.
Hoje, 2 de janeiro de 2023, chega uma carta da seguradora a dizer que EU NÃO FIZ A PROVA de que a responsabilidade era do parque (como posso eu fazer tal prova) e como tal não teria direito a qualquer indemnização.
Note-se: eu estou há cinco meses com dores, privado de trabalhar a 100 por cento, porque o parque não tem manutenção adequada; porque o parque não tem funcionários atentos e vigilantes. Mas aparentemente, para a seguradora, com o beneplácito do parque, eu é que não fiz a prova.
Sendo público que o semáforo estava avariado (todos os utilizadores naquele dia poderiam comprová-lo) a única explicação que encontro é que o Parque deu instruções aos seus funcionários para mentirem no que diz respeito à descrição do acidente.
Perante esta desonestidade não espero qualquer retratação ou compensação, mas fica o alerta para possíveis futuros utilizadores: preparem-se, a vossa segurança vale zero e o Zoomarine não se importa de prestar falsas informações à seguradora - ou em alternativa não se importa de trabalhar com uma seguradora que lava as mãos da responsabilidade.
Um destino a não repetir. Uma desilusão tremenda.
Data de ocorrência: 13 de agosto 2022