Comércio | Lojas Shop

Worten - Seguro fraudulento vendido pela Worten - Domestic and general

RECLAMAÇÃO

Sou a informar que adquiri em fevereiro de 2017 um smartphone da marca Apple, pelo valor de €779 acrescido de €94 referente a um seguro do equipamento para protecção de futuros e eventuais danos no mesmo.

A aquisição do seguro referente ao equipamento em questão, foi efectuado por insistência (venda agressiva) por parte da vendedora da loja, referindo que cobria tudo e era comum partir-se o écrã visto ser um equipamento de maiores dimensões e que a substituição da peça original rondaria os €300 e muitos euros, pelo que, e tratando-se da mesma reparação através do seguro, seria sempre um valor muito inferior.

Passado uns meses infelizmente o improvável sucedeu e com uma queda involuntária e inesperada, o ecrã do equipamento partiu. Neste sentido, a 19 de dezembro de 2017, accionei o seguro e dirigi-me à mesma loja para entrega do equipamento. No dia 16 de janeiro e decorridas quase 5 semanas sem o equipamento e sem direito a equipamento de substituição, dirigi-me novamente à loja em questão para levantar o smartphone já arranjado, pelo que analisando o equipamento, pude constatar de imediato que:

• O ecrã estava mal colado/encaixado/instalado,

• o botão central do equipamento fazia um ruído anormal.

Neste sentido deu-se origem a esta reclamação.

Sou a informar que contactei telefonicamente a empresa Apple (marca do equipamento) na sua sede em Lisboa, no qual fui informado através do IMEI do equipamento que o mesmo não registava qualquer intervenção técnica e que se a mesma tivesse ocorrido não havia sido por uma empresa certificada da marca e teria sido sem equipamento da marca, o que conduz à perda total da garantia do mesmo e conflito de software decorrente das necessárias actualizações por incompatibilidade das peças não serem da marca.

Ainda na loja worten mobile e por intermédio da mesma, contatei a empresa que realizou a intervenção no equipamento, onde foi referido o seguinte:

• As peças utilizadas são certificadas pela marca (INFORMAÇÃO DESMENTIDA PELA APPLE QUE DIZ SÓ EXISTEM PEÇAS DE ORIGEM E NÃO CERTIFICA QUAISQUER OUTRAS PEÇAS);

• e que o artigo após ter sido intervencionado por eles, só beneficiará de garantia por parte destes, tendo que dirigir o equipamento para eles sempre que necessitar;

A gerente de loja exigiu que para resolução do problema o equipamento tinha de ir para a assistência técnica mas desta vez da worten em Lisboa e não em Madrid como anteriormente. Acedi e recebi algumas mensagens a dizer que o equipamento que tinha sido recepcionado pela seguradora não era o meu e eles já tinham pedido à loja para corrigir a situação e enviar o correto. Deste modo e após esperar mais duas semanas recebi mensagem a dizer que equipamento estava nas instalações da seguradora ( nada do que a gerente me informou). A 7 de fevereiro dirigi-me à loja e já não foi possível falar com gerente pois informaram que estava de baixa e iria no dia seguinte entrar de ferias. No dia seguinte dia 7 de fevereiro, solicitei novamente na loja resolução do problema pelo que a funcionaria acedeu ao pedido e me colocou ao telemóvel da loja com um elemento da worten do departamento jurídico. Este elemento informou-me desde logo que a conversa não estava a ser registada e mostrou-se manifestamente pouco empenhado ou interessado em reconhecer os meus direitos como consumidor bem como o de resolver este problema. Deste modo, em seguida fiz reclamação no livro de reclamações da loja worten mobile. No dia seguinte, recebi uma chamada telefónica da worten, devido à reclamação no livro, referindo que iriam analisar a situação. No mesmo dia fui contatado pela DOMESTIC AND GENERAL (seguradora) informando que iriam enviar para a minha morada um voucher. Pensei que a situação estaria caminho de se resolver, mas qual não foi o meu espanto quando durante a mesma chamada, o funcionário desta seguradora me informa que não iriam restituir o valor pago por mim pelo equipamento mas sim o valor COMERCIAL ATUAL DO EQUIPAMENTO DAS CONDIÇÕES DO MEU COM ATUALMENTE COM CERCA DE 1 ANO!!!!

Em suma, e uma vez que o seguro adquirido é um produto WORTEN e vendido pela worten, e que as suas cláusulas contratuais nada referem a perda de garantia do equipamento após intervenção do seguro, nem a substituição de peças sem ser da marca do equipamento, nem por uma empresa não certificada pela marca do equipamento, e que o mesmo se encontra danificado (botão e ecrã), realizo a presente reclamação com pedido de restauração do dano, tendo em conta o tempo já decorrido e o próprio transtorno em causa.

Até ao momento já passaram 54 dias. Estamos a falar de um equipamento que custou €779 no qual ainda gastei 94€ referente a este seguro fraudulento, bem como mais 60€ de co-pagamento da reparação do ecrã do IPHONE.

Worten em 2018-02-12 17:15 Caro Cliente
Daremos feedback sobre a situação reportada com a maior brevidade possível.
Apresentamos os nossos cordiais cumprimentos.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente
Paulina Vilar

N/Refª 1048/246
Worten em 2018-03-12 16:06 Caro Cliente
Satisfeitos pela regularização da situação.

Direção de Apoio a Clientes Worten
Gestor de Cliente