Comunicações Móveis e Fixas

MEO - ALERTA: Acautele-se para não continuar a ser prejudicado!

Se concordar com esta reclamação e alerta, pode PARTILHÁ-LO POR FAVOR?

RECLAMAÇÃO e ALERTA
=====================
Se tal como eu, tem o tarifário de telemóvel da MEO chamado LEVE, ou se tem o tarifário +LEVE, então temos vindo A SER PREJUDICADOS (se tem outro tarifário, pode estar eventualmente a ser prejudicado, como explicarei na conclusão)! Isto, porque a MEO criou um tarifário chamado START, cujas condições são iguais aos LEVEs, mas com TODAS as chamadas e mensagens SMS a um custo inferior. Sim, isto significa que estamos a pagar mais DESNECESSARIAMENTE. Como mostra a tabela no documento que anexo a esta reclamação, no caso do LEVE, a diferença pode mesmo, chegar a mais do dobro, nas chamadas para todas as redes.

Atualmente só é possível aderir ao tarifário START, pois os LEVEs foram descontinuados. Contudo, os LEVEs continuam ativos apesar de desatualizados. Clientes que tinham um dos tarifários LEVEs, e que a nível nacional são CERTAMENTE EM NÚMERO SIGNIFICATIVO, continuam a tê-lo, caso não tenham pedido para alterá-lo. Note-se, que para o cliente, não faz sentido ter qualquer um dos LEVEs, já que o START só tem vantagens (na prática, o START é um LEVE ou um +LEVE, mas mais vantajoso para o cliente). Devido a esta situação, na atualidade, existem clientes com o START a pagar um determino valor pelas comunicações e simultaneamente os clientes com os tarifários LEVEs a pagar mais POR ESSAS MESMAS COMUNICAÇÕES, SEM QUALQUER CONTRAPARTIDA. Espetacular não é?

Se é verdade que legalmente cabe ao cliente mudar de tarifário, acontece que moralmente é reprovável que a MEO nada tenha feito para resolver esta situação de desigualdade. Situação essa, que ELA PRÓPRIA CRIOU e que é CLARAMENTE desvantajosa para os cliente dos LEVEs. É reprovável que nem sequer tenha contactado os clientes a informa-los desta situação, mas contacte a vender serviço de televisão, serviço de internet, realizar inquéritos e até mesmo para informar que o nosso número foi escolhido para um sorteio, etc. A meu ver, empresas que se preocupam com os clientes, empresas sérias e confiáveis, não têm este comportamento.

Como cliente TMN (atual MEO) que tem o tarifário LEVE, sinto-me lesado pois tenho andado a pagar mais desnecessariamente. Como se não bastasse, agora que descobri por acaso, a existência do START, querem cobrar-me 6€ caso eu queira mudar do LEVE para o START. Isto, com a justificação de que não é a primeira vez que mudo tarifário. Acho ridícula esta política da empresa, nesta situação excecional que ela própria criou. Além disso, note-se que:

- Como está no site da MEO, uma pessoa que não é cliente, pode pedir um cartão com o tarifário START, gratuitamente. Já eu, que sou cliente, tenho que pagar para ter acesso a esse tarifário LOL.

- Tenho este número de telemóvel há pouco mais de 14 anos e neste tempo mudei no máximo 2 vezes de tarifário (não ando a mudar de tarifário de forma abusiva).

CONCLUSÃO & SUGESTÃO
========================
O alerta aqui deixado, afeta SÉRIA e certamente quem tem um o tarifário LEVE da MEO. Porém, se você tem um tarifário mais antigo desta operadora (ex: tarifários da altura em que a MEO se chamava TMN), pode estar eventualmente a pagar mais ou estar numa outra situação de desvantagem em relação aos tarifários mais recentes. Se tiver um tarifário mais antigo, sugiro que tome a iniciativa de o comparar com os mais recentes.

MENSAGEM PARA A MEO
=====================
Para terminar… MEO, ao final de 14 anos, claro que não é fácil deixar-te... mas perante o que está a acontecer, tenho que pensar... Sinto-me lesado com a tua inércia ou ganancia. Acho que te estás a cagar para a minha satisfação apesar de andares para ai a dizer “PORQUE A SUA SATISFAÇÃO É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS”. Enquanto andas por ai preocupada a angariar novos clientes, coisa que eu até compreendo, acabas por te esquecer e por dar piores condições aqueles que são já teus clientes, e isso eu já não compreendo.

Quando te chamavas TMN costumavas dizer-me, carinhosamente, ATÉ JÁ…
Agora, pode ter chegado o momento de retribuir, com o mesmo carinho, e dizer ATÉ NUNCA MAIS…

Avaliação final do consumidor

2014-12-20
Resolvido?
Recomenda? (entre 0 e 10)

MEO em 2014-10-24 11:50 Bom dia Paulo Santos.

Lamentamos a sua insatisfação.
A alteração de tarifário do cartão do cliente deve ser solicitada pelo próprio cliente, o MEO disponibiliza informação relativamente aos tarifários disponíveis e respetivas condições dos mesmos no site MEO (http://qoh.4c.sl.pt), através da linha de apoio 1696 (http://qoh.76.sl.pt) ou nas nossas lojas (http://qoh.7c.sl.pt) de modo a que seja possível aos nossos clientes verificarem o tarifário com as condições adequadas às suas necessidades.
Vamos averiguar os pedidos que nos remeteu, será contactado em resposta aos mesmos com a maior brevidade possível.

Até breve,
Maria Santos
Paulo Santos em 2014-10-24 18:48 Sra. Maria Santos,

Obrigado pela resposta. Fico a aguardar o contacto…

Não sei se ficou claro, mas eu tenho consciência que a mudança de tarifário cabe ao cliente. Porém, nestes CASOS EXCECIONAIS em que a MEO cria um tarifário com as características de um existente, mas com as comunicações mais baratas, EU ESPERARIA UM OUTRO COMPORTAMENTO.

Nestas situações excecionais, eu esperaria, por exemplo, que atualizassem os preços do tarifário existente, que deram origem ao novo. Ou se por alguma razão isso não fosse possível, esperaria ser contactado e informado da criação do novo tarifário. Afinal, quem é que não quer um tarifário com as mesmas caraterísticas, mas com as comunicações mais barato?

Paulo Santos
Paulo Santos em 2014-10-25 07:21 Atualização #2 – Reclamação resolvida
============================
Fui contactado pela MEO e informaram-me que iam proceder (e já procederam):
- À mudança do tarifário LEVE para o START, de forma gratuita;
- Ao depósito de 10€, em saldo, no meu cartão de telemóvel.

Além disso, foram rápidos a contactarem-me, rápidos a encontrar uma solução, e esclarecedores nas informações que deram. Embora continue insatisfeito com a situação que motivou a reclamação/alerta, estou satisfeito com a atenção e esforço agora mostrado pela MEO no atendimento da reclamação. Assim sendo, dou este assunto como encerrado e a reclamação como RESOLVIDA.

AGRADECIMENTOS
================
- Obrigado ao portaldaqueixa.com, por me ter dado voz e ter feito chegar a minha insatisfação/alerta à MEO;
- Obrigado a quem partilhou esta reclamação/alerta, aumentando a sua visibilidade;
- Obrigado à MEO pela forma como lidou com a reclamação.