Empresas e Serviços

EDP Comercial - Cobrança de valores indevidos e fora de prazo

No dia 01/11/2017 recebi a fatura nr 10195164599 a corrigir um total de 7 faturas no valor de 141,15€ para o período de 26 de março a 25 de outubro. Nesta fatura, no período de 7 de março a 9 de abril (ou seja, um período com bastantes dias fora do período da fatura que corrige as faturas) está a ser quantificado um consumo de 1382kWh que corresponde a 119m3 de consumo "real" no valor de 85,86€. Este valor, irrealista que recebei na fatura, foi reconhecido pelo próprio sistema da EDP como anormal, uma vez que automaticamente, criou um plano de pagamento.
A minha reclamação, além do óbvio que é que a EDP está a tentar cobrar um valor para um período superior a 6 meses, pretende alertar para o facto dos erros que a fatura enviada para corrigir os valores, tem sobre os períodos em causa. Um diretor comercial da EDP, Adriano Prates, em resposta à ultima reclamação sobre este assunto, alegou que a Lei nº10/2013, de 28 de janeiro, prevê o direito à EDP comercial a receber o valor dos consumos seis após a emissão da fatura. Neste caso, apenas se esqueceu de referir que a Lei não prevê que a EDP Comercial emita faturas para períodos superiores a 6 meses, a seu belo prazer. Além de que esta Lei, não altera o art. 10 sobre a Prescrição e Caducidade, previsto na Lei nrº 23/96, de 26 de julho.
Além dos períodos de prescrição que a EDP não reconhece e dos erros na própria fatura, informo que a EDP Distribuição, alterou o contador antes do período de retificação das faturas, sem qualquer aviso, ou informação sobre a alteração de contador, que só foi notado por mim, após este problema.
Infelizmente e numa prova de má fé e falta de ética gritante, a EDP distribuição enviou-me um email no dia 12/01/2018 com um 2º aviso de dificuldade de acesso ao contador de eletricidade no dia 08/01/2018, quando na realidade nunca recebi aviso nenhum. Esta dificuldade de acesso ao contador, surgiu apenas passados 2 ou 3 anos em que sou cliente e após as reclamações efetuadas. Os contadores, de gás e eletricidade estão situados no espaço comum do prédio, com fácil acesso dos técnicos da EDP, tal como sempre tiveram acesso em todo o período em que sou cliente, para fazer as contagens e até no momento em que mudaram o contador sem nenhuma informação.
Após 2 reclamações ao serviço da EDP comercial, sem que nada seja feito, sou obrigado a recorrer a este sistema de reclamação uma vez que a EDP Comercial nada pretende fazer para corrigir os próprios erros.
Neste momento, tenho 3 faturas em atraso devido a este erro da EDP. O débito direto das faturas do consumo mensal, não está a ser efetuado, por única responsabilidade da EDP uma vez que não bloqueia novamente a fatura nrº10195164599 mesmo não estando este assunto resolvido. Os valores das faturas de consumo mensais, serão debitados normalmente se a EDP comercial, efetuar o débito normal das faturas de consumo.
Com esta reclamação, e após apresentados os factos, pretendo que a fatura nrº nrº10195164599 seja corrigida e/ou anulada e que a EDP não continue a cobrar um valor ilegalmente e que não corresponde à realidade.

em 2018-01-14 00:13 Caro cliente, estamos a analisar a situação apresentada por si que desde já lamentamos.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Equipa de apoio ao cliente
em 2018-01-29 10:23 Caro cliente, consideramos que a situação apresentada se encontra resolvida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente edponline.edp.pt, em energia.edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Equipa de apoio ao cliente