Empresas e Serviços

Microsoft - Problemas com vários equipamentos elétricos e tomadas devido ao Microsoft Surface Pro 1

Adquiri um Microsoft Surface Pro 1 de 128 Gb no dia 20-07-2014, na loja Fnac .
Durante o ano seguinte, comecei a notar alguns "choques" aquando da inserção do carregador do tablet nas tomadas elétricas, bem como uma sensação de eletricidade quando carregava no ecrã" táctil e choques quando tocava simultaneamente no tablet e no meu computador portátil, que não tinha qualquer problema até à data. Refiro que nunca dobrei os cabos do carregador de forma que pudesse danificar o equipamento.
Refiro também ter uma colega de curso com um Microsoft Surface RT, comprado uns meses antes do meu, que apresentou os mesmos problemas.
No dia 22/02/2016 recebi um email da Microsoft, acerca da substituição gratuita dos cabos de alimentação devido a defeito dos mesmos, pelo que me enviaram um novo (Número de Pedido de Assistência: 1329159100).
Além dos problemas referidos, reparei que o problema dos choques que ocorriam nas tomadas elétricas se alastrou a outros equipamentos elétricos, mesmo quando o tablet não estava ligado às tomadas, nomeadamente as várias extensões elétricas, o meu computador portátil (o qual levei a uma loja para verificar se tinha algum problema, tendo-me sido dito que não) e aos computadores dos meus colegas de casa.
Tendo mudado de casa neste período, bem como de colegas de casa, tendo chamado um eletricista duas vezes na casa onde moro actualmente e este "reparado" o problema de electricidade, e tendo o problema permanecido, deduz-se que este tenha tido como fonte o defeito dos carregadores do Surface.
O problema continuou até o carregador deixar de carregar o tablet por completo, pelo que no dia 11/11/2016 pedi novo cabo de alimentação (Número de Pedido de Assistência: 1362474540).

Até à data de hoje, não tinha mais utilizado o tablet e não tinha experimentado o cabo de alimentação, pois devido aos problemas elétricos que surgiram na casa onde moro não queria correr o risco de estragar o novo equipamento. O problema nas tomadas eléctricas e nos outros equipamentos manteve-se, e alastrou-se inclusive à minha outra habitação permanente. Comprei no dia 11 de Fevereiro de 2018 um novo portátil, Macbook Air e a primeira vez que o liguei à tomada da minha residência habitual deu também um choque.

Experimentei agora o tablet e parece estar funcional. Porém, gostaria de obter garantias de que se irá manter funcional, e se haverá possibilidade de adquirir o carregador na íntegra, com transformador, e não apenas o cabo de alimentação. Necessitarei do tablet, pelo qual paguei 633€ e não quero correr o risco do meu trabalho ficar em suspenso, pelo facto do carregador parar de funcionar novamente. Mesmo fora da garantia, observa-se ser um problema de fabrico, pelo qual não sou responsável e saí prejudicada...
Gostaria também, se for possível, de obter dicas sobre como proceder com os outros equipamentos elétricos que ficaram, entretanto, danificados e correm o risco de danificar ainda mais, nomeadamente o meu novo portátil.

Aguardo resposta.
Rosa Sousa

Maria M

Como é que é? Explique lá a sua teoria? O carregador do tablet danificou as tomadas elétricas e ainda os outros equipamentos por usarem as mesmas tomadas elétricas que o carregador do tablet?!?

Rosa Maria Borges

Não é uma teoria, foi apenas o que observei acontecer depois de começarem os problemas no tablet. Apenas peço uma resposta neste sentido para verificar se é realmente devido a esse equipamento, uma vez que todos os outros foram mudados e não sei mais o que fazer...

Rosa Maria Borges

E agradeço qualquer sugestão