Empresas e Serviços

Microsoft - Problemas com vários equipamentos elétricos e tomadas devido ao Microsoft Surface Pro 1

(editada a 28 de fevereiro 2018)

Adquiri um Microsoft Surface Pro 1 de 128 Gb no dia 20-07-2014, na loja Fnac . Durante o ano seguinte, comecei a notar alguns "choques" aquando da inserção do carregador do tablet nas tomadas elétricas, da minha antiga casa arrendada no Porto e na de uma colega onde utilizava o tablet, bem como uma sensação de eletricidade quando carregava no ecrã táctil, mau funcionamento do cursor, e choques quando tocava simultaneamente no tablet e no meu computador portátil ASUS, que não tinha qualquer problema até à data. Refiro que nunca dobrei os cabos do carregador de forma que pudesse danificar o equipamento. No dia 22/02/2016 recebi um email da Microsoft, acerca da substituição gratuita dos cabos de alimentação devido a defeito dos mesmos, pelo que me enviaram um novo (Número de Pedido de Assistência: 1329159100). Além dos problemas referidos, reparei que o problema dos choques que ocorriam nas tomadas elétricas se alastrou a outros equipamentos elétricos (que até então não apresentavam qualquer problema), mesmo quando o tablet não estava ligado às tomadas. Nomeadamente: três extensões elétricas, o meu computador portátil ASUS (o qual levei a uma loja para verificar se tinha algum problema, tendo-me sido dito que não) e aos computadores portáteis dos meus colegas de casa. A mesma sensação táctil de eletricidade apareceu também no meu computador portátil ASUS Mudei de casa arrendada neste período e o problema surgiu novamente na casa nova do Porto. O novo senhorio chamou um eletricista duas vezes e este, não obstante ter dito que efectuou reparação, o problema dos choques nas tomadas eléctricas e dos outros equipamentos manteve-se, e alastrou-se inclusive à minha habitação permanente, fora do Porto. O problema continuou até o carregador deixar de carregar o tablet por completo, pelo que no dia 11/11/2016 pedi novo cabo de alimentação (Número de Pedido de Assistência: 1362474540), que me foi fornecido. Até à data de hoje, não tinha mais utilizado o tablet e não tinha experimentado o cabo de alimentação, pois devido aos problemas elétricos que surgiram na casa onde moro não queria correr o risco de estragar o novo equipamento. Comprei no dia 11 de Fevereiro de 2018 um novo portátil, Macbook Air e a primeira vez que o liguei à tomada da minha residência habitual deu também um choque e sinto a mesma sensação de electricidade nesse portátil quando ligado às tomadas por carregador. Experimentei o tablet e parece estar funcional. Porém, gostaria de obter garantias de que se irá manter funcional, e se haverá possibilidade de adquirir novo cabo de alimentação. Necessitarei do tablet, pelo qual paguei 633€ e não quero correr o risco do meu trabalho ficar em suspenso, pelo facto do carregador parar de funcionar novamente. Mesmo fora da garantia, observa-se ser um problema de fabrico, pelo qual não sou responsável e saí prejudicada... Gostaria também, se for possível, de obter dicas sobre como proceder da melhor forma com os outros equipamentos elétricos que ficaram, entretanto, danificados e correm o risco de danificar ainda mais, nomeadamente o meu novo portátil. Aguardo resposta. Cumprimentos, Rosa Sousa

Maria

Como é que é? Explique lá a sua teoria? O carregador do tablet danificou as tomadas elétricas e ainda os outros equipamentos por usarem as mesmas tomadas elétricas que o carregador do tablet?!?

Rosa Maria Borges

Não é uma teoria, foi apenas o que observei acontecer depois de começarem os problemas no tablet. Apenas peço uma resposta neste sentido para verificar se é realmente devido a esse equipamento, uma vez que todos os outros foram mudados e não sei mais o que fazer...

Rosa Maria Borges

E agradeço qualquer sugestão