Mercado Automóvel

Galp Energia - Abasteci 30€ e o débito foi de 100€ em bomba com pagamento automático

No dia 7 de Fevereiro fui abastecer de gasolina na bomba da Galp em Francos, Porto. Paguei usando o pagamento automático no terminal existente na própria bomba. Abasteci 30€ de gasolina 95, coloquei nº de contribuinte, mas o terminal não me cedeu qualquer talão fatura. Nas instruções, está indicado que aceitam diferentes tipos de cartão bem como as instruções de pagamento. Utilizei um cartão de crédito Mastercard, que não cobra taxa de utilização em postos de abastecimento.
Uma semana mais tarde venho a verificar, através do serviço online do meu cartão, que existe, além do pagamento já aprovado de 30€, um valor debitado no total de 100 euros, valor esse que se encontra cativo e como tal ao qual não consigo aceder. Contactei o apoio ao cliente que me indicou que se tratava de um cativo efetuado pela Galp, e apenas a Galp poderia indicar a anulação desse cativo.
Na máquina não está indicado em sítio nenhum que podem ter este procedimento, para que as pessoas possam ou não optar por outro meio de pagamento, se assim entenderem!

Galp Energia em 2018-02-15 16:06 Referência: 1-3170756544/MEEP

Estimada Cliente Sara Carolina de Almeida Ferreira,

Acusamos a receção do seu e-mail, referente a valor cativo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos o incómodo causado e compreendemos a insatisfação demonstrada relativamente a este assunto.

Relativamente ao exposto pela estimada Cliente, informamos que quando efetua uma transação num terminal de pagamento automático com um cartão de crédito, fora do seu território, o banco de origem desse cartão, para autorizar a transação, cativa 100€ na sua conta, que é o valor máximo que poderia abastecer.

Posteriormente é efetuado o acerto entre o valor cativo e o valor efetivamente despendido no abastecimento. Caso verifique a falta deste acerto na sua conta, será necessário que solicite esclarecimentos junto da sua entidade bancária (banco de origem).

Os valores associados à transação e que ficam cativos pela entidade SIBS, por procedimento podem levar cerca de sete dias a ser repostos.

Colocamo-nos à sua disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

Agradecemos o seu contacto e esperamos poder continuar a merecer a sua confiança e preferência.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Eurico Jaime
Serviço a Clientes Galp
clientes@galpenergia.com
707 50 GALP (707 50 4257) - Dias úteis das 9h às 20h
Sara Ferreira em 2018-02-17 17:37 Caro Eurico Jaime, já contactei o banco que diz que aguarda a confirmação do comerciante quanto à transação para poder fazer a devolução do valor cativo. E entretanto embora os 100€ ainda permaneçam como cativos, os 30€ (o valor do depósito) já foram retirados da conta e essa transação confirmada. Além disso já passaram mais de 7 dias desde o sucessido (neste momento 10 dias), e efetivamente ainda continuo sem os 100€.
Galp Energia em 2018-02-19 10:56 Estimada Cliente Sra Ferreira,

Acusamos a receção do seu email, referente a valor cativo, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos mais uma vez, o incómodo causado e compreendemos a insatisfação demonstrada relativamente a este assunto.

Informamos que esta situação deverá ser tratada junto da entidade bancária (banco de origem), uma vez que os valores ficam cativos pela entidade Sibs e não pela Galp.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Eurico Jaime