Mercado Automóvel

Volkswagen - Problemas no veículo após a correcção dos gases (NOX)

Sou proprietário de um veículo Volkswagen Passat CC com a matrícula 18-JO-33 e, recebi da Empresa Volkswagen uma carta notificando-me para com a maior brevidade me dirigir a um concessionário VW mais próximo a fim de procederem à correção do defeito de gases (NOX) da viatura.
Telefonei para a concessionária mais perto da minha residência “Garagem da Arrifana”, para agendar a intervenção. Perguntaram se eu ia necessitar de veículo de substituição, ao qual respondi que sim.
Após varias tentativas de agendamento infrutíferas, por falta de disponibilidade de veículo de substituição, e porque abdiquei do mesmo, agendaram o serviço para o dia 17 novembro de 2017 na “Garagem da Arrifana em Espinho”, tendo pedido emprestado e utilizado um veiculo de um familiar.
Dois dias após a intervenção o meu veículo começou a acender a luz de avaria e a solicitar a verificação do nível de ADBLUE.
Liguei para a Garagem da Arrifana a informar o sucedido referindo que em agosto de 2017 tinha efetuado a verificação e recarga do mesmo. Fui informado sobre os procedimentos a efetuar: circular com o veículo 30 minutos em autoestrada a 80 Km e com velocidade 3, pois esta situação poderia ser normal após a intervenção.
Após executar os procedimentos contínuo com as mesmas anomalias. Volto novamente a ligar para a Garagem da Arrifana para expor o problema, marcaram uma nova data para deixar o veículo.
No dia 2 de fevereiro volto a deixar o veículo para efetuar diagnostico, recorrendo mais uma vez a um veículo emprestado de familiar (carro de substituição não existe neste concessionário). No final do dia sou informado que o carro tem a bomba de ADBLUE avariada ou problemas de software e ainda que tenho de pagar o custo do diagnóstico de aproximadamente 98 euros.
Informo o responsável da oficina que o veículo já tinha substituído esta peça em 24 de Outubro de 2016 na empresa “Mourauto” tendo esta sido adquirida na Garagem da Arrifana de S. João da Madeira.
Desloco-me à oficina “Mourauto” a fim de reclamar, pois a referida peça encontra-se no prazo da garantia. Ficou agendada verificação do problema para o dia 14 de fevereiro. No final da manhã sou informado que o veículo foi submetido a testes e a avaria detetada foi “Catalizador SCR de Nox, banco 1” com grau de eficácia muito baixo. Para além do tempo despendido tive que suportar o custo do diagnóstico de 22,14 euros.
Volto à Garagem da Arrifana em Espinho e sou informado que o diagnóstico correto é a avaria na bomba de ADBLUE. E que se tiver a fatura da intervenção e como ainda está dentro da garantia a Garagem da Arrifana em Espinho procederá à substituição de referida peça sem custos adicionais para mim.
A intervenção foi efetuada no dia 28 de fevereiro tendo sido substituída a bomba de ADBLUE
Fui informado que efetuaram testes e o veículo já não apresenta anomalias. Para meu espanto no final do dia seguinte, dia 1 de Março tenho novamente a mensagem “verifique nível ADBLUE + autonomia para 1050 km”. No dia seguinte reportei o problema à Garagem da Arrifana e no dia 5 de março voltei a contactá-los informando que as mensagens continuam a aparecer no painel.
No final do dia recebo um telefonema do responsável da oficina da Garagem da Arrifana em Espinho a informar que vou ter de aguardar pelo Software que a marca está a desenvolver que poderá resolver o problema da minha viatura.
Questionei por quanto tempo e quem se responsabilizará por quaisquer danos que venham a ocorrer na viatura pois tenho necessidade de a utilizar diariamente e não sei como controlar o nível de ADBLUE. Para meu espanto, recebo como resposta que posso andar com a viatura que não há nenhum problema e daqui a mais ou menos 2 meses ir à oficina que tenho direito a 5 enchimentos grátis de ADBLUE.
Sendo a Garagem da Arrifana um concessionário da marca e uma oficina autorizada a efetuar a referida atualização, não considero normal nem profissional todo o processo e o tratamento dado ao problema que causaram na minha viatura com essa atualização.