Partilhe
Falta um dia para a Black Friday! E, se bem que muitas lojas optam por antecipar o fim de semana de descontos – anunciando promoções em Black Week ou Black Month – o último fim de semana de novembro ainda é o principal momento de consumo desta época.
Desde a segurança online a compras por impulso, são muitos os aspetos a ter em conta para comprares de forma informada e consciente neste período. Sabes identificar possíveis burlas? Comparaste preços do que pretendes comprar? Fizeste uma lista do que realmente necessitas? Não arruínes a carteira antes de entrar oficialmente no mês do Natal. Compra de forma consciente nesta Black Friday, com as dicas que te deixamos aqui.
Pesquisa e compra com confiança nesta Black Friday
Antes de comprar ou ceder a descontos imperdíveis, é importante pesquisares mais sobre a reputação da marca. O Portal da Queixa permite-te comparar marcas e obter, rapidamente, os principais indicadores de satisfação, com base na recomendação de outros consumidores.
No entanto, trazemos-te uma novidade. O site #NãoSejasPato mudou e conta agora com uma barra de pesquisa para que compres com confiança nesta Black Friday. Trata-se de uma ferramenta única e inovadora no mercado, suportada por Inteligência Artificial, que foi idealizada para facilitar o processo de pesquisa e compra segura por parte dos consumidores, ao permitir verificar em tempo real a fiabilidade e confiabilidade de uma marca ou website, com base no conhecimento da internet.
Ler aqui: #NãoSejasPato na Black Friday: Nova ferramenta de IA ajuda-te a comprar com confiança
Esta é, no fundo, a principal forma de poupança: tomar decisões informadas, evitando cair em promoções falsas ou burlas que te façam perder dinheiro e nunca ver produto que compraste.
Planeamento é a chave
Antes de ceder ao impulso das promoções, faz uma lista do que realmente precisas. Analisa as prioridades e define um orçamento máximo. Quando estabeleces limites claros, evitas gastar mais do que realmente podes.
Pesquisa e compara “promoções”
Em teoria, a Black Friday oferece grandes descontos, mas nem tudo o que parece é. Antes de comprar, compara os preços em diferentes lojas e plataformas online pensadas para o efeito. Esta é uma forma de aceder ao histórico de preços de um produto, muito útil para identificar se o desconto é genuíno.
Ler aqui: Black Friday: 63% dos consumidores vai monitorizar preços antes de comprar
Cuidado com as compras por impulso
Promoções com frases do tipo “últimas unidades” ou “desconto exclusivo” são estratégias de marketing para pressionar o consumidor a comprar sem pensar. Responde antes de comprar: “Preciso mesmo disto?” ou “Este produto vai ser útil?”. É importante para evitar gastos desnecessários no fim de semana que se avizinha.
Qualidade antes da quantidade
Optar por produtos de qualidade, mesmo que sejam ligeiramente mais caros, pode ser mais vantajoso a longo prazo. Um produto durável reduz a necessidade de substituição frequente. É um gasto imediato, para uma poupança no futuro.
Aproveita a Black Friday, mas não arruínes a carteira
A Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para adquirir produtos a preços mais baixos, mas o mais importante é manter o equilíbrio. Aproveitar promoções de forma inteligente significa respeitar o orçamento, evitar dívidas e comprar apenas o que realmente é necessário.
Ler aqui: Há sete pecados “digitais” que não deve cometer em compras online na Black Friday
Comprar com consciência é uma forma de garantir que o evento é realmente vantajoso, sem que arruínes a carteira e o planeta. Transforma a Black Friday numa oportunidade de poupança, não num motivo de arrependimento.
Comentários(0)
Deixe o seu comentário!
Entrar