Alerta! Consumidores queixam-se de burlas através da Vinted | Portal da Queixa

A plataforma Vinted – de compra, venda e troca de artigos – é o mais recente alvo de ataque dos burlões. Desde o início do ano, já são perto de uma centena de casos.

Burlas Plataforma Vinted

A plataforma Vinted – de compra, venda e troca de artigos – é o mais recente alvo de ataque dos burlões. O Portal da Queixa identificou um aumento no número de reclamações de consumidores a denunciar vários esquemas fraudulentos feitos através da aplicação. Desde o início do ano, já são perto de uma centena de casos.

Esquemas fraudulentos na Vinted aumentam

Os esquemas fraudulentos e as burlas acontecem em vários meios, mas a Vinted - plataforma lituana de compra, venda e troca de produtos em primeira ou segunda mão -, é o mais recente alvo de ataque dos burlões, indicam a reclamações dos consumidores registadas no Portal da Queixa.

Entre 01 de janeiro e 31 de julho deste ano, 43% das reclamações reportadas à Vinted estão relacionadas com esquemas fraudulentos ou burlas por MB Way. São perto de 100 queixas, mas o alerta começou a soar mais alto nos últimos dois meses. Do total de queixas recebido em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, a maioria (46) foi registada entre junho e julho.

Nadia Coelho partilha na reclamação apresentada no Portal da Queixa, que abriu uma conta na Vinted e recebeu uma mensagem na própria app na plataforma, que teria de associar um cartão MB Way com saldo de 200€. “O primeiro cartão "não deu" e coloquei outro cartão de outra conta. Foram ao todo 400€ de burla”, relatou consumidora.

Tiraram-me 1000 euros da conta”, queixa-se Ana Jorge que apresentou reclamação contra a Vinted no dia 22 de julho e ainda aguarda resposta e resolução.

Também Bárbara Guedes afirma ter sido enganada na primeira venda que realizou na plataforma: “Fui burlada em 600€ na Vinted”, acusa.

Liliana é outra consumidora alegadamente vítima de um esquema de burla e lesada em 500 euros. Segundo reporta na queixa dirigida à Vinted: “Tendo em conta que não consigo contactar a Vinted, considero que fui roubada e quero os meus 500€ de volta.”

Cristina Reinaldo foi uma das últimas consumidoras a apresentar reclamação no Portal da Queixa. “Levantaram-me 1900€ da conta e não me devolveram!!!”, denuncia.

Vinted dá dicas aos consumidores

Apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, a verdade é o problema parece não ter fim à vista e já são inúmeros os consumidores que acabam por ser burlados. A empresa lituana está atenta e alerta para os riscos, advertindo os utilizadores na sua plataforma com várias dicas sobre “Como comprar com confiança e pagar em segurança”.

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia

Comentários(10)

Ver perfil de Helena Fernandes

Helena Fernandes

Não compreendo como as pessoas ainda se deixam enganar desta forma. Antes de me registar em qualquer plataforma, leio tudo com muita atenção! Já estou na vinted há mais de um ano e acho 100% seguro. tenho o meu cartão associado desde sempre. recebo uma sms com o código no telemovel para confirmar a compra. Não entendo!

Ver perfil de Tiago

Tiago

Simplesmente não é de confiar.
Eu também criei conta mas assim que li o feedback e queixas removi a conta.
Os interessados pagam, nós enviamos os artigos do anúncio, o valor fica em escrow, depois de receberem os pilantras alegam que o artigo não corresponde ao do anuncio e a vinted devolve o dinheiro aos burloes. Quem envia os artigos perde o artigo mais o dinheiro gasto no envio postal.
Enfim... Uma plataforma para chicos espertos e chicos burros.

Ver perfil de PDias

PDias

Estou na Vinted à cerca de 1 ano e até agora só tive uma reclamacao de uma jarra que chegou partida.
Claro que a jarra nao chegou partida e foi burla.

Ver perfil de PDias

PDias

A unica coisa que me pediram foi para associar uma conta.Mas não me pediram nenhum valor minimo, até porque o objectivo é vender e não comprar

Ver perfil de Sónia Hipólito

Sónia Hipólito

Estou na Vinted há mais de 1 ano. Não tenho razão de queixa, acho 100% seguro.

Ver perfil de antonio jorge

antonio jorge

Não compro nada a essa gente,voces é que são culpadas de adquirir, vão as lojas físicas....

Ver perfil de José Manuel Gomes Pimpão

José Manuel Gomes Pimpão

O meu testemunho: Já vendi algumas peças de roupa e não tive qualquer problema, e mais, todo o processo é muito dinâmico e seguro. Enm todos os negócios de compras On-line há um determinado risco, o principio é proceder com todo o cuidado no que se refere a pagamentos, especialmente utilizando o MB Way conforme as regras e ter em conta o site com quem trabalhamos, mesmo assim por vezes falha. Os aviões são máquinas quase perfeitas e também caem. Em suma, a Vinted funciona tão bem como qualquer outro site de compras e vendas minimamente seguro.

Ver perfil de Manuel Ferreira

Manuel Ferreira

Estou na Vinted há já algum tempo (+d'ano)! e a única situação da qual fiquei um tanto ou quanto aborrecido, prende-se com um iten que vendi e após chegar ao destinatário, para surpresa minha foi apresentado com defeito, e para eu recebe-lo de volta teria de pagar, portes, ora, tendo em conta os valores da peça, não faria sentido, acabei por perder dinheiro e artigo! ´Só tenho usado a plataforma para vender!

Ver perfil de Joana Margarida Reis Madeira

Joana Margarida Reis Madeira

Ainda não sei como é que as pessoas criam conta e nem sequer leem o guia de uso para compras/vendas! Estou na Vinted basicamente desde que chegou a Portugal à mais de um ano e sempre tudo correu bem porque gastar 5 minutos a ler um guia com avisos sobre que pagamentos são aceites, transportadoras disponíveis, para nunca clicar em links de outros utilizadores e como proceder a pagamentos e envios não custa nada!

Ver perfil de Fabio Duarte Pereira

Fabio Duarte Pereira

Serem enganados no vinted foi um acaso. Pessoas assim são enganadas em qualquer lado. Não sabem usar um cartão de crédito...

Mais soluções.