Vais fazer compras durante a Black Friday? Pesquisa antes de comprar | Portal da Queixa

...E não caias que nem um patinho! A Black Friday chega já sexta-feira e traz com ela possíveis fraudes. Para as evitar, relançamos o movimento social #NãoSejasPato e deixamos-te alguns conselhos para comprares com consciência e (sempre) em segurança. 

Black Friday

A Black Friday continua a ser uma boa oportunidade de comprar produtos em desconto. No entanto, pode também levar a burlas e enganos. Os sites fraudulentos proliferam pela internet. São cada vez mais engenhosos e levam muitos consumidores ao engano.

Durante a Black Friday compra, mas compra em segurança! E compra realmente o que necessitas, sem excessos ou desperdícios. Para te ajudar a fazer compras seguras na internet, relançamos o movimento social #NãoSejasPato, onde tens acesso a dicas de marcas e a um quizz para avaliares a tua literacia digital em compras online.

Além disso, tem em conta estas dicas...vão ajudar-te a tomares decisões de compra mais conscientes no próximo fim de semana.

Uma lista ajuda sempre!

Apesar da Black Friday não ser propriamente novidade, não deixa de ser um grande momento de promoções, ao qual é difícil resistir. No entanto, não deixes de fazer uma lista do que realmente necessitas para perceber o que podes ou não comprar. Há sempre quem aproveite também esta época para fazer algumas compras de Natal. Não te esqueças de que algumas marcas têm constantes promoções e que nem sempre as que realizam durante a Black Friday são as melhores, por ser uma época em que todas as marcas colocam à venda produtos com desconto. Compra apenas se realmente necessitas de o fazer!

Compara marcas e variações de preços

No Portal da Queixa, podes comparar marcas, ver o seu Índice de Satisfação e avaliação dos consumidores. Uma ajuda fundamental se comparas marcas da mesma categoria, que pode ajudar-te a tomar decisões de compra mais conscientes. E para comparares preços, podes usar outras plataformas para o efeito. Exemplo disso, é o KuantoKusta que te dá uma perspetiva global do preço de um determinado produto, em todas as marcas que o comercializam. Estes dois passos são fundamentais para entenderes se estás a fazer boas compras durante a Black Friday.

Não te esqueças da reputação digital das marcas

Em terra de e-commerce, a reputação digital é (ou deveria ser) tudo para as marcas. Porque é muito importante para os consumidores, porque pode ser um fator decisivo para a conversão e fidelização e porque gera confiança e credibilidade. Antes de uma compra online, pesquisa sempre mais sobre a marca e qual a sua Reputação Digital.

Quanto queres gastar durante a Black Friday?

Outro ponto fundamental! Uma vez mais, é sabido que muitas compras realizadas durante a Black Friday são por impulso e há que meter travão nos gastos. Estabelece um limite para as tuas compras durante esta época. Ajuda a priorizar escolhas e a evitar compras desnecessárias apenas porque estão em promoção.

Não cedas à pressão...pesquisa antes de comprar

A Black Friday cria pressão no consumidor, fazendo-o acreditar que tem mesmo de aproveitar o desconto desse dia, ou nunca mais vai conseguir adquirir o produto em promoção ou até que o mesmo vai esgotar. O cenário perfeito para fraudes e burlas online. Antes de comprar por impulso, pesquisa a marca no Portal da Queixa. Este passo é fundamental para evitares enganos e comprar em sites fraudulentos.

Já sabes: durante a Black Friday  - e em todas as tuas compras online – evita cair que nem um patinho. Acede ao #NãoSejasPato para aumentar a tua literacia digital e pesquisa sempre pela marca antes de comprar. Boas compras durante a Black Friday, sempre com consciência e segurança.


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.