
Partilhe
A evolução do comportamento do consumidor é um reflexo das mudanças tecnológicas, económicas e sociais. Com a ascensão das novas gerações, como a Geração Z e a Geração Alpha, o mercado enfrenta transformações significativas. Mas como será o consumidor do futuro? Que fatores influenciarão as suas decisões de compra?
É um facto que o consumidor 5.0 é informado, curioso e empoderado. Pesquisa antes de comprar e espera uma resposta rápida, transparente e personalizada por parte das marcas que escolhe.
Para assinalar a Semana do Consumidor, identificamos as principais tendências do futuro do consumo.
Digitalização e compras online
O futuro do consumo estará fortemente ligado ao digital. As novas gerações cresceram rodeadas pela tecnologia, tornando-se consumidores exigentes e imediatistas. A compra online será a norma, com experiências de consumo cada vez mais personalizadas, suportadas por Inteligência Artificial e assistentes virtuais.
Sustentabilidade e consumo consciente
A sustentabilidade será um fator determinante nas escolhas do consumidor do futuro. Há um aumento crescente na preocupação com o impacto ambiental dos produtos e serviços adquiridos. Num estudo recente da Euromonitor International, é evidente que as marcas que adotem práticas ecológicas e transparentes ganharão a preferência destes consumidores, que valorizam marcas com propósito e responsabilidade social.
Experiência de compra imersiva
A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) revolucionarão a forma como compramos. Experimentar um produto virtualmente antes de adquiri-lo ou visitar lojas no metaverso será uma realidade comum. Esta interatividade permitirá um nível de envolvimento sem precedentes entre marcas e consumidores.
Personalização aprofundada
Os consumidores do futuro irão exigir ofertas cada vez mais adaptadas às suas preferências individuais. Através da automação e análise preditiva de dados, as marcas conseguirão prever de uma forma cada vez mais exímia, as necessidades antes mesmo que o consumidor as manifeste, oferecendo produtos e serviços altamente personalizados.
Pagamentos cada vez mais seguros
Os meios de pagamento continuarão a evoluir, com um crescente uso das carteiras digitais e transações contactless. A segurança e a conveniência serão prioridades, tornando os processos de pagamento mais rápidos e eficientes.
Influência de feedbacks reais de outros consumidores
A decisão de compra do consumidor do futuro será amplamente influenciada pelo feedback de outros consumidores. E, neste campo, o Portal da Queixa desempenha um papel essencial na construção da reputação das marcas. A partilha de feedbacks reais e autênticos, assim como avaliações de satisfação com base no desempenho das marcas perante uma reclamação terão um peso cada vez maior, incentivando-as a manterem altos padrões de qualidade e transparência.
Lê também: A importância de partilhares o teu feedback final com as marcas
Valorização da Autenticidade e Transparência
A geração futura dará prioridade a marcas autênticas e transparentes. Empresas que promovam honestidade nas suas comunicações e que tenham um relacionamento genuíno com os clientes serão mais bem-sucedidas.
Lê também: Porque deves reclamar?
Saúde e bem-estar como prioridade
O conceito de "healthspan" — viver mais e melhor — será central para os consumidores futuros. A procura por produtos e serviços que promovam a saúde e o bem-estar aumentará, com destaque para suplementos personalizados e tecnologias que monitorizam a saúde em tempo real.
Consumo estratégico e poupança: reputação acima de tudo
Devido a incertezas económicas, os consumidores serão mais estratégicos nas suas compras, valorizando produtos que ofereçam uma boa relação custo-benefício e funcionalidade. A pesquisa prévia antes de uma compra será uma prática comum, reduzindo as aquisições por impulso. Aqui, a reputação digital da marca será um fator decisivo numa tomada de decisão mais consciente.
Em suma, o consumidor do futuro já é e será ainda mais digital, exigente e consciente. As marcas precisarão de se adaptar às novas tecnologias, oferecer experiências personalizadas e apostar na sustentabilidade para manterem a sua relevância. Com a inovação a ditar o ritmo do mercado, apenas as marcas que compreenderem e anteciparem estas mudanças conseguirão conquistar as próximas gerações de consumidores.
Comentários(0)
Deixe o seu comentário!
Entrar