CP Comboios de Portugal: más condições motivam reclamações em 2024

As más condições dos comboios da CP são um dos principais motivos reportados pelos passageiros no Portal da Queixa em 2024. Na categoria Comboio e Metropolitano, a CP – Comboios de Portugal é a entidade com maior número de reclamações, apresentando baixos indicadores de reputação positiva.

CP Comboios de Portugal: más condições motivam reclamações em 2024
Estação de comboio

A CP – Comboios de Portugal é a principal operadora ferroviária de Portugal, desempenhando um papel crucial no transporte de passageiros e mercadorias no país. No entanto, parece que a notoriedade não acompanha em satisfação por parte dos consumidores portugueses. Em 2024, as reclamações contra a entidade continuam a dar que falar no Portal da Queixa.

Falta de condições do serviço e nos próprios comboios juntam-se agora a outros motivos anteriormente reportados, como o atraso ou supressão dos transportes em vários pontos do país, problemas com o atendimento, entre outros.

Ver aqui: Greves, atrasos e más condições: Queixas na CP disparam 230% este ano

Quais são as principais queixas à CP - Comboios de Portugal em 2024?

Entre janeiro de 2023 e junho de 2024, a CP recebeu 576 reclamações. No topo dos motivos das queixas estão os atrasos ou supressão de comboios (23.2%), logo seguido de más condições nos transportes (20%). Seguem-se, depois, a compra de bilhetes (14%), problemas com o reembolso (13%) , acessibilidade (6%) e o mau atendimento (6%).

“Venho pela presente solicitar bom senso por parte de quem é responsável pelo transporte diário de centenas de portugueses. Eu sou profissional de saúde e já tive de socorrer nestes últimos dias de calor várias pessoas dentro das carruagem que não tem o ar condicionado a funcionar. Quem é responsável se acontece algo de mais grave. Agradeço desde já bom senso e que está situação seja resolvida com a maior brevidade. Cumprimentos”Manuela Vidal

“Temperatura no Interior das carruagens insuportável. Estão mais de 30 graus no interior do comboio.” - Carlos

“No passado dia 26/04, o comboio IC que o meu filho e o meu marido deveriam ter apanhado na estação do Oriente não circulou. Pedimos reembolso dos bilhetes e obtivemos esta resposta por parte da CP.” Ana Costa

Atrasos nos comboios, más condições e baixos indicadores de reputação

Os atrasos e cancelamentos de comboios têm motivado grande parte das queixas por parte dos passageiros nos últimos meses, juntando-se agora queixas reportadas sobre as condições dos próprios comboios. Nesta linha, é claro o descontentamento por parte dos consumidores relativamente à CP, agravado pelas constantes greves realizadas pelos revisores e trabalhadores da companhia ferroviária.

No Portal da Queixa, os baixos indicadores de satisfação acompanham a tendência. A CP está atualmente pontuada em 16/100 de Índice de Satisfação, apresentando também uma baixa Taxa de Resposta (11.8%) e de Solução (12%).

CP – Comboios de Portugal conta ainda com cerca de 2,5 milhões de visualizações desde que marca presença na plataforma, evidenciando é uma entidade muito procurada pelos consumidores. No entanto, não responde nem resolve, o que gera um descontentamento notório e afeta, em muito, a sua reputação perante os consumidores portugueses.

Artigos relacionados:

Transportes públicos: as novidades anunciadas para 2024 ajudarão a melhorar a satisfação dos consumidores?

Transportes Ferroviários registam baixos Índices de Satisfação no Portal da Queixa

Reclamações dirigidas a transportes públicos aumentam 40%

Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.