O que se passa com os depósitos de AdBlue das viaturas do grupo PSA? | Portal da Queixa

O caso não é novo, mas voltou a dar que falar sobretudo em França. No RéclameICI, as reclamações sobre avarias nos depósitos AdBlue em viaturas do grupo PSA têm ganho alguma expressão. Se tens um carro a diesel da marca ou estás a pensar comprar um, atenção a isto!

Não é de todo uma novidade a anomalia verificada nos tanques de ureia em toda uma serie de carros do grupo PSA. Este é um defeito - já conhecido e reportado por alguns consumidores no Portal da Queixa - do fabricante francês, para o qual existe também um boletim técnico oficial, que recomenda a substituição do tanque em caso de avaria, mas sem mencionar em nenhum momento a cobertura desse custo.

É um facto que a empresa francesa nunca tomou uma real posição para suportar o custo da intervenção, algo que continua a ser integralmente suportado pelos consumidores por um motivo: na maioria dos casos, a avaria acontece dois anos após o registo e depois de terminar a garantia.

Avarias no depósito de ureia em carros com poucos quilómetros ou cerca de dois anos, ou mesmo a dificuldade em resolver a situação diretamente com a marca tem, por isso, levado os consumidores a recorrer a plataformas como o Portal da Queixa para o denunciar ou para procurar ajuda numa situação à qual o grupo PSA não presta qualquer apoio, mesmo que a anomalia verificada seja da sua responsabilidade.

Em França têm igualmente sido reportados vários casos, que podem e devem servir de alerta tanto para o país como para os restantes em que a marca opera.

AdBlue em carros Peugeot e Citroën: do que reclamam os consumidores

No Portal da Queixa, existem várias reclamações sobre a anomalia nos depósitos de AdBlue. “Já não é novidade para ninguém os problemas de defeitos de fabrico existentes dos veículos diesel do grupo PSA relativamente ao sistema de AdBlue. Desde a compra do Citroen Elysee 1.6 Blue HDI, que o mesmo tem tido problemas sucessivos, mas que, até ao momento, nunca foi reparado convenientemente pela Citroen. A Marca tem omitido os defeitos de fabrico das viaturas com a tecnologia “AdBlue” tentando sempre impor os custos de reparação aos seus clientes (nomeadamente injetores de “AdBlue”, bomba, depósito, filtro de partículas e cablagem)” diz Jorge Passeira.

A esta reclamações juntam-se outras semelhantes, de Tiago Saraiva, Vasco Nogueira, entre outros. Na maioria dos casos reportados pelos consumidores lesados, não existe qualquer resposta por parte da marca.

O caso tem dado que falar em França

Ao RéclameICI têm chegados várias reclamações relacionadas com problemas com o AdBlue em carros do Grupo PSA. Também na plataforma francesa, a marca opta por não dar qualquer resposta ou prestar apoio aos consumidores que recorrem à mesma para denunciar o caso.

Entre os motivos principais, os consumidores franceses referem a recusa por parte da marca em aceitar a responsabilidade apesar das solicitações ao fabricante, veículos imobilizados por falta de substituição ou reparação da peça, impossibilidade de substituir apenas o injetor, a bomba ou o sensor em vez de todo o tanque.

O seu carro precisa de AdBlue? Atenção a isto!

Se tens um carro a diesel ou estás a pensar comprar um, tem em conta que todos incorporam depósito AdBlue. Na prática, todos os novos motores Diesel Euro 6 contam com um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

No entanto, face à conjuntura atual e aumento do custo da energia, a produção de AdBlue tem vindo a diminuir. Ou seja, não só o preço vai aumentar, como também se prevê escassez de produto nos próximos tempos.

Neste sentido, e quer estejas a pensar comprar uma viatura do grupo PSA ou de outra marca, informa-te bem antes de comprar. É importante saberes quais são realmente os teus direitos, o que podes e deves reclamar e, sobretudo, o que dizem os contratos ou os boletins emitidos pelas mesmas. Se tens dúvidas, pesquisa e troca informação com outros consumidores no Portal da Queixa.

Comentários(2)

Ver perfil de Joaquim pitau

Joaquim pitau

Bom dia fui proprietario de um Peugeot 208 1.6 hdi 75cv e também tive alguns problemas com o sistema Ad blue mas no meu caso sempre fui bem atendido no concessionário onde comprei e a Peugeot sempre suportou os gastos e algumas vezes era o concessionário que me pedia para me deslocar lá com a viatura pois tinham que substituir a cablagem por ordem da marca e mesmo depois de acabar a garantia fizeram algumas intervenções sem custos acabei por trocar por um 308 a gasolina pois começou a dar problemas no filtro de partículas porque fazia 5 ou 5 Km por dia e isso nenhum filtro de partículas aguenta e sei disso porque me aconteceu com outras marcas também, enfim resumindo eu pessoalmente não tenho razão de queixa da Peugeot pois o concessionário onde sou cliente sempre me atendeu 5 estrelas...

Ver perfil de Joaquim pitau

Joaquim pitau

No comentário anterior queria dizer 5 ou 6 Km por dia e não 5 ou 5Km as minhas desculpaspelo erro..

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.