Educação: queixas contra ME diminuem, mas problemas mantêm-se

Verificou-se uma redução de 60% das queixas face ao ano anterior, no entanto, alguns dos problemas são reincidentes...

Educação: queixas contra ME diminuem, mas problemas mantêm-se

Na semana que marca o regresso às aulas, o Portal da Queixa analisou os dados referentes às reclamações dos consumidores dirigidas ao Ministério da Educação. Verificou-se uma redução de 60% das queixas face ao ano anterior, no entanto, alguns dos problemas são reincidentes de ano para ano, nomeadamente as dificuldades de acesso ao Portal da Matrículas, as falhas com a plataforma MEGA – Manuais Gratuitos, a falta de resposta e apoio técnico do ministério aos pais e encarregados de educação.

De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa, entre o dia 1 de janeiro de 2021 e o dia 20 de setembro de 2021, foi registado um total de 346 reclamações dirigidas à entidade - Ministério da Educação (ME), um decréscimo de 60% face ao período homólogo de 2020, onde chegaram à maior rede social de consumidores 854 queixas contro o ME.

Apesar da redução, e num ano que letivo que ainda se prevê atípico em contexto escolar, a análise permitiu constatar que continuam a persistir os mesmos problemas reportados em anos anteriores.

As dificuldades em aceder ao Portal das Matrículas - o site através do qual se processa as matrículas ou renovação -, os problemas com os livros escolares, concretamente, com os vouchers MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) disponibilizados pelo Governo, bem como, as dificuldades técnicas verificadas no acesso a ambas as plataformas do ME, mantêm-se como os principais motivos das reclamações registadas.

Durante o período em análise, a insatisfação expressa pelos pais e encarregados de educação no Portal da Queixa, ganhou maior evidência com o aproximar do novo ano letivo. Esta foi outra das conclusões identificadas.

Para além das reclamações relacionadas com o Portal das Matrículas e com os vouchers MEGA, há ainda consumidores que reclamaram da falta de vagas (não colocação dos alunos nas escolas solicitadas) e da falta de resposta dos organismos afetos ao ME, perante os problemas reportados.

Motivos das reclamações 2021:

Motivos

Reclamações %

Dificuldades acesso ao Portal das Matrículas

Falhas MEGA - Manuais Escolares gratuitos

Falta de resposta

Falta de Vagas

(1 janeiro - 20 setembro)

Luísa Brito, foi uma das encarregadas de educação que se deparou com a impossibilidade em aceder ao Portal das Matrículas: “Não consigo inscrever o meu educando no Portal das Matrículas. Tentei aceder ao Portal várias vezes durante o dia, o site esteve sempre em baixo com a mensagem: Em Manutenção, vamos tentar ser breves. O prazo de inscrição está prestes a terminar e não vou mesmo conseguir fazer a inscrição.”

Joana Branco, reportou no Portal da Queixa as falhas da plataforma MEGA e a falta de resposta ao seu problema: “Não foram atribuídos vouchers para todos os livros do meu educando. Não consigo obter apoio técnico para os emails ou telefone indicados na página.”

No Portal da Queixa, a página do Ministério da Educação apresenta uma taxa de resposta de apenas 27.9% e uma taxa de solução de 32.0%, O Índice de Satisfação do ME está pontuado em 28.4 (em 100).

Relativamente à plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos, esta apresenta uma taxa de resposta de apenas 20.2% e uma taxa de solução de 27.8%. O Índice de Satisfação está pontuado em 26.9 (em 100).

Na opinião de Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa: “Infelizmente, todos os anos, temos vindo a receber relatos de experiências negativas na utilização dos diversos canais digitais do estado, através dos milhares de reclamações que recebemos dos cidadãos portugueses.

Como plataforma digita que somos, entendemos as dificuldades associadas à manutenção e operacionalização que permitam uma navegação segura e eficaz, contudo, sabemos também que é possível a execução da mesma com a eficácia e sucesso expectáveis."

Comentários(0)

Mais soluções.