Ministério da Educação alvo de mais de 200 reclamações

Reclamações Portal das Matriculas e MEGA

Desde o início do ano, o Portal da Queixa recebeu um total de 208 reclamações dirigidas aos Ministério da Educação. Pais e encarregados de educação apontam vários problemas relacionados com a plataforma MEGA e com o Portal das Matrículas. Dificuldades no acesso aos vouchers, alunos sem vagas e falta de resposta são os principais motivos de reclamação.

Continuam a verificar-se os problemas com as plataformas do Ministério da Educação - MEGA (Manuais Escolares GrAtuitos) e Portal das Matrículas – gerando a indignação de vários pais e encarregados de educação.

Até ao dia 16 de agosto, no Portal da Queixa foram registadas mais de duas centenas de reclamações (208). Destas, 63 são relativas a problemas no Portal das Matrículas e 42 são referentes a dificuldades sentidas com a plataforma MEGA. Esta última, a registar um aumento na ordem dos 20% do número de reclamações registadas entre julho e agosto de 2022, face ao mesmo período homólogo.

Plataforma MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos e Portal das Matrículas acumulam queixas

Relacionadas com a plataforma MEGA, as principais queixas apontadas por pais e encarregados de educação são: 41% sobre problemas com a atribuição e/ou validação dos vouchers; 37% aponta problemas de acesso à plataforma ou validação dos dados para obtenção dos vouchers e 17% menciona dificuldades no suporte ao utilizador, apoio e assistência técnica da plataforma MEGA.

Relativamente ao Portal das Matrículas, este acolhe 38% das reclamações, sendo que, um dos principais motivos de queixa é a não atribuição de colocação do aluno na escola eleita, ou seja, a falta de vaga para o aluno.

Nuno Santos é um dos encarregados de educação que denuncia a falta de vaga para o filho no ensino pré-escolar. Foi inscrito em duas escolas e não obteve colocação em nenhuma.

“Venho através deste portal expressar a minha revolta por falta de colocação na escola de área de residência da minha filha, já pela segunda vez.”, relata também Carolina Queirós na reclamação registada no Portal da Queixa.

Dalila Encarnação queixa-se do mesmo problema: falta de vaga nas três escolas do pré-escolar que elegeu.

Das reclamações contra a plataforma MEGA, há casos de problemas associados à atribuição e emissão dos vouchers. É o caso de Maria Borges que se queixa ainda da falta de apoio da plataforma.

Há ainda quem tenha feito o registo e não tenha recibo a validação dos vouchers. Também existem casos em que, depois de receberem o voucher, este é anulado.

Pais e encarregados de educação deparam-se ainda com a impossibilidade de contacto para esclarecimentos e resolução dos seus problemas. É o caso de Cláudia Batista: “Estou desde as 09H00, a tentar contactar a plataforma, para alteração do meu email. Acho uma falta de respeito, porque são 16:23 e já liguei umas 60 vezes.”

No Portal da Queixa, a página do Ministério da Educação apresenta uma taxa de resposta de apenas 58,3% e uma taxa de solução de 47,3%, deixando os consumidores, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de resposta. O Índice de Satisfação do ME está pontuado em 48.6 (em 100).

De referir que, relativamente à plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos, esta apresenta uma taxa de resposta de apenas 21.4% e uma taxa de solução de 30.4%. O Índice de Satisfação está pontuado em 27.9 (em 100).