Partilhe
Para já, em Portugal encontram-se disponível os iPhones 16 e 16 Pro. Tal como a Apple tem habituado os seus clientes, o design não difere muito dos modelos anteriores, mantenho uma linha semelhante manterão uma linha de design semelhante à geração atual, com algumas mudanças pontuais.
Lançado oficialmente a 20 de setembro de 2024, é importante conheceres de antemão as novidades do novo produto, mas não só. Os consumidores também têm algo a dizer relativamente à Apple, no que diz respeito ao apoio que presta aos seus clientes em Portugal. Antes de tomares uma decisão, pesquisa e compara no Portal da Queixa.
Características da gama iPhone 16: o que muda?
Como principais características associadas a este modelo, destaca-se:
- Maior controlo da câmara: permite aceder rapidamente às ferramentas de fotografia e vídeo. Basta deslizar o dedo para ajustar funções como a exposição ou profundidade de campo, mudar de lente ou usar o zoom digital para fazer o enquadramento pretendido.
- Captação de imagem versátil e muito precisa. A Fusion de 48 MP consegue captar imagens de alta resolução, graças ao zoom ótico a 2x da Teleobjetiva. A Ultra grande angular apresenta uma vasta cobertura, captando desde grandes planos em macro extremamente detalhados a planos mais abertos. Com uma focagem automática, é possível tirar fotografias e gravar vídeos de alta-definição. Além disso, possibilita enquadramentos mais amplos sem precisar de recuar um passo. O aumento da abertura e do tamanho dos pixéis deixa captar até 2,6x mais luz, para criar imagens de melhor qualidade, mesmo quando a iluminação é reduzida.
- Mistura de áudio. Recorre a tecnologia avançada e registos de Áudio Espacial para regular as vozes que se ouvem nos vídeos, usando três perfis vocais diferentes: primeiro plano (capta apenas as vozes que aparecem na imagem), estúdio (faz com que as vozes pareçam ter sido gravadas em estúdio profissional) e cinematográfico (regista e agrupa todas as vozes captadas em vídeo, colocando-as em primeiro plano).
- Novos estilos fotográficos. Os novos Estilos fotográficos oferecem maior flexibilidade na edição das imagens. Agora é possível escolher o tipo de visual, através de uma renderização de tons de pele mais avançada. Além disso, é possível personalizar os diferentes ambientes das suas fotografias através da cor.
- Processador A18. É sempre um dos pontos de comparação com modelos anteriores da Apple. O iPhone 16 conta com um processador que está duas gerações à frente do A16 Bionic do iPhone 15. Permite por isso funcionalidades avançadas como a captação e tratamento de imagens (Estilos fotográficos ou Controlo de câmara), com ainda mais autonomia, uma vez que foi desenhado para incorporar uma bateria maior. O novo carregador MagSafe permite um carregamento wireless ainda mais rápido: até 25 W com o adaptador de corrente de 30 W ou superior, que consegue 50% de autonomia em cerca de 30 minutos.
- Ceramic Shield. O iPhone 16 é constituído por uma estrutura robusta em alumínio de qualidade aerospacial e vidro infundido com cor na parte de trás. O Ceramic Shield de última geração é um material duas vezes mais robusto do que qualquer outro vidro de smartphone.
- Botão Ação. O botão Ação do iPhone 16 é a forma mais rápida de aceder à sua funcionalidade preferida. Basta mantê-lo premido para ativar o que quiser: Lanterna, Dictafone, Modo sem som, entre muitas outras opções.
- Deteção de acidente. Em caso de não haver Wi-Fi ou rede móvel para ligar para o 112, o iPhone 16 recorre a sensores e algoritmos de movimento avançados para identificar acidentes graves, ligar para o 112 e avisar os contactos de emergência.
Vendas globais do iPhone 16 abaixo do esperado
Desde 13 de setembro que é possível reservar o novo iPhone 16 e iPhone 16 Pro, no entanto, as vendas parecem estar abaixo do pretendido pela Apple nos dois modelos. Este não é o cenário esperado, segundo a informação divulgada por Ming Chi-Kuo. Este revelou a informação baseada na análise dos prazos de envio indicados na Apple Store, além de inquéritos realizados na cadeia de abastecimento do iPhone. Verificou-se que, de modo geral, as vendas do iPhone 16 são 12,7% inferiores às do iPhone 15.
Apple: como é avaliada pelos consumidores em termos de satisfação?
No Portal da Queixa, a Apple apresenta baixos indicadores de satisfação, com um Índice de Satisfação atual pontuado em 19.5/100, Taxa de Resposta de 18.8% e de Solução de 20%. No entanto, conta com cerca de cerca de 674 mil visualizações na plataforma, o que revela que é bastante procurada pelos consumidores, mas não acompanha em satisfação.
Na categoria “Smartphones e Gadgets – Marcas”, ocupa o 7º lugar do ranking, posicionando-se depois da concorrente Samsung, por exemplo.
Neste sentido, e antes de qualquer decisão, é importante comparar modelos e marcas a fim de perceber qual te oferece, não só um dispositivo que se adeque ao que necessitas, como também todo o apoio necessário durante a jornada de compra. Lembra-te que a notoriedade não deve ser o fator decisivo da escolha, mas sim a reputação que uma marca oferece, uma vez que aí reside o apoio prestado e a priorização que dá aos seus clientes.
Comentários(0)
Deixe o seu comentário!
Entrar