OLX Portugal: “Veni, vidi, vici”

Em Portugal, o OLX chegou, viu e venceu.

OLX Portugal: “Veni, vidi, vici”

No nosso país, a marca alcançou um dos seus maiores sucessos. Hoje, é uma das maiores plataformas de comércio eletrónico com a missão de aproximar quem vende de quem compra. O portal de classificados foi fundado, em 2006, na Argentina, e opera atualmente em mais de 40 países. Assumir um forte compromisso com o mercado e com a sociedade que representa é a máxima do OLX Portugal. Com a chegada da pandemia, simplificar foi a aposta.

 

Artigos, serviços, empregos, automóveis ou imóveis, o OLX é um gigantesco Marketplace onde se pode encontrar ou anunciar praticamente tudo, ou quase tudo. É também o parceiro ideal para as empresas que queiram potenciar o seu negócio online.

 

A posição que assume é estar entre as duas artes de negociação que se convergem - comprar e vender -, mas apenas como intermediário da transação, não interferindo na forma da transação.  E estar ao lado de quem vende e de quem compra exige rigor, profissionalismo, responsabilidade e confiança. Valores que estão inscritos no ADN da marca e que se replicam pelos vários mercados onde opera.

 

Ao desenvolvimento tecnológico da plataforma de e-commerce nos últimos anos, correspondeu uma atualização da identidade do Grupo OLX. A marca passou, recentemente, por um processo de rebranding e apresentou a sua nova identidade gráfica pelo mundo, segundo o posicionamento que assume em cada país.

 

Onze anos depois da última renovação, e em pleno rebentar da pandemia (abril), a marca aparece em Portugal de cara lavada. O novo logótipo “O l X” vem simbolizar a ideia da escolha: apontando (através do “O”) e riscando (com o “X”) as alternativas. O marketplace renovou, também, o website para aprimorar a experiência do utilizador e tornar as compras e vendas de itens mais simples, personalizadas, arrojadas e convenientes.

 

Em Portugal, a marca mantém a assinatura ‘Desempata a vida’ e Andreia Pacheco, brand manager do OLX no mercado português explica porquê: “Agora, mais do que aproximar quem procura de quem vende, queremos desempatar o mundo digital. Queremos que todas as empresas e os portugueses, no geral, contem connosco, com a nossa experiência, visibilidade e know-how para fechar negócios online”.

 

Compromisso com o mercado e com a sociedade

 

A mudança vem também reforçar o compromisso do OLX, não apenas com o mercado, como também, com a sociedade. Comprar e vender no OLX significa dar mais tempo de vida aos artigos e isso significa poupar o meio ambiente de emissões desnecessárias de toneladas de CO2 libertadas na produção.

 

A responsabilidade social do OLX reflete-se ainda na importância dada à experiência de consumo dos seus utilizadores. O tema da fraude digital não é novo para o OLX. Para analisar esta realidade, o OLX realiza periodicamente inquéritos a utilizadores dos diferentes mercados, via app, para aferir a evolução de experiências negativas verificadas na plataforma. O mercado português tem registado dos menores índices de fraudes em toda a Europa.

 

Para ajudar a mitigar este problema e com o objetivo de fomentar a literacia digital, no início do ano, o OLX e o Portal da Queixa uniram esforços. A estreita colaboração visou a troca de informação e sinergias entre as duas entidades, com o propósito de se criarem mecanismos de aprendizagem que ajudassem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto psicológico e económico das mais variadas burlas existentes.

 

Também no Portal da Queixa, marketplace de reputação em Portugal, a performance do OLX ganha destaque. A marca é um verdadeiro caso de sucesso junto dos consumidores, tendo sido considerada a Marca do Mês de Janeiro por registar o melhor Índice de Satisfação atribuído pelos consumidores na sua categoria: Classificados de Negócios de Compra e Venda. A Taxa de Resposta às exposições efetuadas pelos consumidores situa-se nos 100%, corroborando o foco da marca na satisfação do cliente.

 

A marca OLX é um exemplo de customer success no Portal da Queixa por vários motivos, que vão desde a sua capacidade de gerir as expectativas dos seus utilizadores online – e devo ressalvar que as plataformas que operam como marketplaces, são muitas vezes injustiçadas ao serem responsabilizadas pelas ações de terceiros - contudo, as equipas de apoio do OLX sempre demonstraram proximidade e eficácia na resolução dos problemas apresentados. Compreender a realidade online, é hoje em dia, um dos maiores desafios das marcas, que é aqui bem representada pela proficiência estratégica do OLX, que mantém níveis de excelência no seu Índice de Satisfação há 2 anos consecutivos. É realmente muito motivador, colaborar com organizações tão focadas no sucesso do cliente, como o OLX!

 



 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.