Porque é que é tão importante melhorares a tua Literacia Digital?

Na semana em que se assinala o Dia Mundial do Consumidor explicamos-te porque é que deves melhorar a tua literacia digital. É fundamental para navegar na internet de forma mais consciente e segura, entre outros aspetos. 

 

Literacia Digital Portal da Queixa

Por literacia digital entende-se ser “a habilidade necessária para alcançar a competência digital, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet”. Nada mais pertinente nos tempos que correm, uma vez que vivemos online e já não concebemos o dia-a-dia sem aceder à internet. 

No entanto, o avanço tecnológico parece não acompanhar a evolução natural da literacia digital. Ainda faltam meios e recursos para melhorar o conhecimento dos consumidores no que diz respeito a um uso seguro da internet, sobretudo nas camadas mais idosas. Assim, é fundamental melhorar o acesso e a compreensão das novas tecnologias, de forma a evitar sobretudo burlas e enganos. Percebe porque é que é fundamental apostar numa melhor Literacia Digital em todas as faixas etárias. 
 

Apostar na Literacia Digital para combater a desinformação

A pandemia só acelerou a transformação digital, no que diz respeito à forma como os consumidores passaram a aceder à internet. Os consumidores passaram a comprar mais online, abrindo espaço à proliferação de fraudes e burlas na internet. Esta rápida transição digital nem sempre acompanhou bem a evolução saudável do consumidor enquanto usuário digital. 

Muitos não sabem reconhecer tentativas de burla, seja em compras online, ofertas de trabalho falsas ou outros campos. Assim, é evidente a necessidade de se apostar num reforço de informação neste sentido, para que todos - jovens, adultos e idosos – estejam cada vez mais familiarizados com todo o tipo de canais digitais. 

Recentemente, a Comissão Europeia divulgou ainda um conjunto de orientações destinadas a professores e educadores para combater a desinformação e promover a literacia digital nos mais jovens, através de orientações práticas para o efeito. Este é um grande passo para desenvolver competências que permitam aos jovens navegar em segurança no espaço digital, uma vez que, apesar de terem nascido na era digital, nem sempre conseguem identificar situações de perigo na internet. 

 

Porque deves melhorar a tua Literacia Digital?

É um facto: sem literacia digital, é impossível participar-se plenamente no século XXI. Por isso, deixamos-te alguns motivos mais que suficientes para melhorares a tua literacia digital desde agora: 

Leva-te mais facilmente à solução: Não basta ler ou entender, é preciso saber interpretar e ter real noção das consequências que determinadas decisões podem ter. Há que ter ainda conhecimento sobre onde pesquisar, o que pesquisar ou como comparar aspetos antes de tomar uma decisão online, sobretudo se se trata de comprar algo. 

Inclui-te no sistema atual em que vivemos: A Literacia Digital fomenta uma melhor adaptação aos tempos que correm. É importante teres conhecimento das novas tecnologias, saber como comprar, onde partilhar e encontrar recomendações ou avaliações de satisfação sobre marcas, identificar possíveis ataques de phishing, entre outros aspetos. 

Ajuda-te a tomar decisões seguras: Saber onde e o que pesquisar é fundamental para uma tomada de decisão acertada e informada. Assim, importa estares a par das melhores plataformas de pesquisa de informação sobre marcas e tendências de consumo, saber quais os sites credíveis e reais para efetuar compras online, como procurar informação segura e fidedigna, entre outras coisas. Estes conceitos-base para uma experiência online mais segura são importantes e só chegam através de uma boa literacia digital. 

Melhora a tua segurança online: Saber reconhecer tentativas de fraude, seja através de roubo de identidade, ataques de phishing ou mesmo através de lojas online falsas é essencial para manteres a tua segurança online. Além disso, é importante teres algumas regras de segurança em conta, tais como mudanças de password recorrentes, não fornecer dados pessoais através das redes sociais, efetuar compras desde conexões seguras, entre outros. O movimento social #NãoSejasPato ajuda-te nesse sentido.

 

O Portal da Queixa ajuda-te a melhorar a tua literacia digital 

O Portal da Queixa, além de ser um Marketplace de Reputação digital e um espaço onde podes pesquisar mais informação sobre marcas e entidades, é também o local por excelência onde podes melhorar a tua literacia digital

Na nossa secção de notícias e blog, alertamos sobre novidades pertinentes sobre consumo, falamos sobre segurança online e outros temas que te ajudam a ter informação segura e real. Além disso, aqui tens toda a informação sobre marcas, Índices de Satisfação, ranking de categoria, acesso a avaliações de satisfação de consumidores e relato de experiências que te podem ajudar muito a uma tomada de decisão mais consciente. 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.