Portal da Queixa internacionaliza-se e cria marca global: Consumers Trust

Consumers Trust vai ser lançada na Web Summit 2019 onde marca presença como startup BETA. "In trust we believe" é a assinatura. Libro de Quejas já opera em Espanha desde setembro e Complaints Book chega a África do Sul até ao final do ano.

Portal da Queixa internacionaliza-se e cria marca global: Consumers Trust

O crescimento exponencial e a consolidação do Portal da Queixa como um dos principais influenciadores nacionais em matéria de consumo, permitiu alcançar um novo posicionamento ao internacionalizar a sua plataforma para outros mercados. O primeiro passo foi dado em direção a Espanha, com o Libro de Quejas (a operar desde setembro) e, até ao final do ano, prepara-se para replicar o modelo no mercado africano (África do Sul), com o Complaints Book. A evolução do projeto para uma dimensão global resultou na criação de uma marca global - a CONSUMERS TRUST - uma rede global de consumidores que vai ser apresentada, esta semana, no maior evento de empreendedorismo e tecnologia do mundo, a Web Summit.

Após o percurso de sucesso construído, ao longo de dez anos, e o reconhecimento alcançado em Portugal como uma referência nacional em matéria de consumo, a equipa do Portal da Queixa dá o passo rumo à internacionalização e aposta na globalização do projeto.

A recente entrada no mercado espanhol conduziu assim à decisão de criar uma marca umbrella, agregadora das várias réplicas da plataforma pelo mundo: Consumers Trust. A nova marca está, deste modo, presente em Portugal com o Portal da Queixa, em Espanha com o Libro de Quejas (https://librodequejas.es) e, ainda este ano, na África do Sul com o Complaints Book (https://complaintsbook.co.za). Em 2020, está prevista a entrada em Itália, no Reino Unido, na Alemanha, na França e Polónia, para mais tarde alargar a rede para fora da Europa.

 

“A aposta na internacionalização deste projeto único em Portugal e pioneiro na Europa sempre foi o nosso grande objetivo, desde o momento em que decidi avançar com o desenvolvimento da plataforma do Portal da Queixa, em 2009, após um episódio mal resolvido de um bollycao estragado que adquiri para o meu filho, num supermercado. Hoje, somos uma equipa orgulhosa por sentirmos que fomos potenciadores de uma nova forma de relacionamento entre marcas e consumidores, alterando o paradigma de consumo e a visão de grande parte dos gestores de Marketing e de Customer Service. Depois de muita experiência adquirida no caso de sucesso do Portal da Queixa em Portugal, avançámos muito recentemente para Espanha, onde colocámos online a versão “beta” da plataforma Libro de Quejas. Este passo histórico, permitiu-nos ser a primeira rede social de consumidores do mundo a ser internacional e a levar a criatividade nacional para outros países na Europa.”, refere Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa e fundador do Consumers Trust.

 

Assim nasce o Consumers Trust, uma rede global de plataformas de consumidores que tem como objetivo agregar as classificações de várias marcas em cada mercado em que operam - obtidas por meio de avaliação do tratamento das reclamações -, funcionando, deste modo, como um ranking global do Índice de Confiança das marcas.

 

“O Consumers Trust representa uma total inovação mundial, por ser a primeira rede global de consumidores, onde a diferenciação está no facto de a relação entre marcas e consumidores assentar na experiência de consumo relatada através de uma reclamação, onde é atribuída a oportunidade de resolução e melhoria contínua, e não apenas por uma opinião normalmente conhecida como “review”, destaca Pedro Lourenço, sustentando que: “Esta alteração comportamental dos consumidores é acompanhada pela evolução tecnológica, que possibilita cada vez mais a pesquisa e partilha de experiências que servem como um guia de consumo mais consciente, atribuindo um enorme potencial de influência a plataformas como o Consumers Trust.”

 

Com o claim “In trust we believe”, e disponível online em https://consumerstrust.co/, o Consumers Trust vai ser apresentado esta semana, durante a Web Summit, marcando presença, dia 5 de novembro, como startup BETA, no Pavilhão 1, (Booth B107). O objetivo da participação no maior evento de empreendedorismo e tecnologia do mundo é promover este projeto global, através do networking com os visitantes, empreendedores e empresas, bem como, captar o interesse de novos investidores internacionais para consolidar o crescimento da operação global.

 

Para este efeito, Pedro Lourenço - que assume também o cargo de CEO do Consumers Trust -, vai à Web Summit inspirar os visitantes com o sucesso da startup tecnológica Portal da Queixa e anunciar a sua evolução para uma marca global, uma nova identidade corporativa que assenta na essência de sempre: a reputação das marcas com base na experiência do consumidor.

 

Enquanto empreendedor, Pedro Lourenço é da opinião que “o maior erro de uma startup é esperar pelo momento certo. Porque não se pode adivinhar o futuro, mas tem que se ter a ousadia de construí-lo. Por conseguinte, estaremos na edição do Web Summit 2019, mostrando que é possível criar novos conceitos globais e inovar em matéria de Customer Experience. Assim, mesmo não ansiando sermos um unicórnio, a nossa visão é termos a possibilidade de potenciar, pelo mundo fora, a melhoria na relação dos consumidores com as marcas, através da transparência e da reputação positiva”, sublinhando a sua convicção: “Estou certo, que a reputação positiva adquirida através do Customer Success, será nos próximos anos, o principal foco das estratégias das marcas. Por isso, estamos a desenvolver ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), que permitirão ajudar as marcas numa tomada de decisão mais assertiva e eficaz, através da análise de dados (Big Data) que recolhemos diariamente, junto das experiências relatadas pelos consumidores.”

 

De salientar que todas as plataformas da nova da rede global Consumers Trust marcam a sua diferenciação pela fiabilidade da informação publicada, ao registarem os índices de satisfação, rankings, avaliações e estatísticas em blockchain, uma tecnologia que torna imutável e de consulta pública qualquer registo, e que valida os pilares fundamentais da existência do Consumers Trust: verdade, transparência, credibilidade e confiança.  

 

A quarta edição da Web Summit em Portugal, decorre entre 4 a 7 de novembro no Parque das Nações, em Lisboa. Este ano, a maior cimeira tecnológica do mundo conta com cerca de 70 mil participantes, incluindo mais de 2.000 startups e 1.500 investidores. 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.