A tua presença nas redes sociais é segura? | Portal da Queixa

No dia Mundial das Redes Sociais lançamos a pergunta: será que o teu perfil e o que partilhas na internet é seguro? Tem em conta estes aspetos!

Assumem-se como o meio de comunicação da era digital, mas a verdade é as redes sociais também podem ser usadas para fins maliciosos. Cada vez existem mais redes sociais, com mais usuários, que servem todos os públicos e propósitos. É a nova forma de conectar e manter contacto com amigos e conhecidos e também o meio mais fácil para conhecer e estabelecer novos contactos, sejam eles pessoais ou profissionais.

No entanto, as redes sociais são também um meio fácil para ataques informáticos, burlas ou phishing e tal não acontece apenas nas lojas online do Facebook e do Instagram. Há informação que não deve ser partilhada num perfil pessoal, desde dados pessoais a fotografias ou informação confidencial. Usas as redes sociais diariamente? Assegura-te de que o teu perfil está protegido!

Redes Sociais: o que deves ter em conta

Pela facilidade em aceder e conectar com outros usuários, as redes sociais são um excelente meio para roubo de identidade, fake news, disseminação de vírus, crimes e abusos de menores ou mesmo para realizar assaltos de todo o tipo. É fundamental saberes o que partilhar e de que forma, teres as definições do teu perfil corretamente configuradas e, muito importante, ter atenção a quem te contacta.

O que dizem os consumidores no Portal da Queixa

Burlas, enganos, fake news, contas bloqueadas, fraudes são alguns dos principais motivos das reclamações efetuadas no Portal da Queixa sobre o Facebook ou Instagram, duas das redes mais utilizadas em Portugal.

“A minha conta marieta_martins__animal_protec do instagram foi hackeada ou roubada. Ontem de madrugada alguém alguém entrou na minha conta e retirou o meu número de telefone e o meu e-mail, quando recebi o mail do Instagram avisando que o meu mail tinha sido retirado da minha conta.”, refere Marieta Martins sobre e Instagram.  A esta sumam-se várias queixas sobre burlas, fraude, contas hackeadas e bloqueadas relativamente ao Instagram ou ao Facebook

Dicas para um perfil seguro

A cibersegurança está na ordem do dia. No entanto, há ainda um longo caminho a percorrer perante ataques informáticos cada vez mais sofisticados, que a pandemia parece só ter agravado.

Usamos mais a internet, estamos mais suscetiveis, é um facto. No entanto, e no que diz respeito a manteres o teu perfil mais seguro, não deixes de fazer isto:

- Vai alterando a password regularmente. Opta por passwords seguras e complexas;
- Ativar a autenticação de dois factores. É enviado um código a outro dispostivo sempre que acedes ao teu perfil num novo local ou dispositivo;
- Não partilhes informações de login ou dados pessoais com ninguém;
- Não cliques em mensagens maliciosas, com links duvidosos;
- Mantém as informações de contacto atualizadas;
- Acede às redes sociais desde uma conexão de internet segura.

Além disso, e o mais importante: investe em literacia digital. É importante saberes quais são os perigos da internet e como podes proteger-te. No Portal da Queixa, encontras vários conteúdos a respeito. O conhecimento é sempre a melhor forma de te protegeres online!

Comentários(0)

Mais soluções.