Problemas com atendimento geram 85% das queixas dirigidas ao SEF | Portal da Queixa

O Portal da Queixa continua a observar um aumento do número de reclamações dirigidas ao SEF. Entre 01 de janeiro e 31 de maio deste ano, as queixas registadas contra o SEF aumentaram 28%, comparativamente com o mesmo período de 2021. 

Reclamações de cidadão estrangeiros ao SEF aumentam

O Portal da Queixa continua a observar um aumento do número de reclamações dirigidas ao SEF. Entre 01 de janeiro e 31 de maio deste ano, as queixas registadas contra o SEF aumentaram 28%, comparativamente com o mesmo período de 2021. Os problemas com o atendimento estão na origem de 85% das reclamações recebidas. A falta de resposta do organismo continua a ser gritante, levando ao desespero inúmeros cidadãos estrangeiros.

Numa altura em que o futuro do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) está sob reflexão e em que se verificam dificuldades em manter o normal funcionamento do Aeroporto Humberto Delgado - com episódios que se repetem de filas de espera no controlo dos passageiros -, o Portal da Queixa foi analisar a satisfação dos cidadãos face ao organismo.

A análise efetuada revela que, entre os dias 01 de janeiro e 31 de maio de 2022, o número de reclamações registou um crescimento de 28%, em comparação com o período homólogo.

Problemas com o atendimento (dificuldades na marcação e agendamento e outras formas de contacto com o SEF), continuam a ser o principal motivo de reclamação (85% das queixas). Esta situação tem reflexo na dificuldade de renovação ou emissão de títulos de residência, como reporta Sandra Domingues na reclamação efetuada. Os atrasos no envio de documentos são a segunda principal causa de 24% das reclamações apresentadas pelos cidadãos estrangeiros.

página do SEF no Portal da Queixa traduz a insatisfação dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação de apenas 15.1 em 100 e, nos últimos 12 meses, o seu desempenho corresponde a uma taxa de resposta cifrada em 13.6% e uma taxa de solução de 14.4%.

 “Inevitavelmente, a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos.”, sublinha o Portal da Queixa.

 

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.