Saldos geram mais de 1.500 reclamações em quinze dias. Burlas online pesam 13%. | Portal da Queixa

Na primeira quinzena da época de saldos chegaram ao Portal da Queixa 1.525 reclamações, verificando-se um crescimento de 62% em relação ao período homólogo, onde foram registadas 940 queixas. 

Saldos Reclamações Portal da Queixa

Na primeira quinzena da época de saldos chegaram ao Portal da Queixa 1.525 reclamações, verificando-se um crescimento de 62% em relação ao período homólogo, onde foram registadas 940 queixas. Os problemas com a troca ou reembolso da compra foi o principal motivo de queixa dos consumidores. As burlas em compras online pesam 13% no total apurado, gerando mais de 200 reclamações em 15 dias.

As categorias com maior volume de reclamações foram Compras, Moda e Joalharia, a absorver 571 queixas (37% do total) e a categoria Informática, Tecnologia e Som, a recolher 474 reclamações (31%).

Entre os principais motivos de reclamação estão: problemas com a troca ou reembolso de compras (41%); atraso na entrega da encomenda (25%); burlas em compras online (13%) – a gerar mais de duas centenas de reclamações em apenas quinze dias -, e encomendas incompletas ou em mau estado (9%).

No âmbito das denúncias sobre esquemas fraudulentos, são vários os consumidores que apresentaram reclamação no Portal da Queixa contra a marca Belle Silver, alegando tratar-se de uma burla. Carla António é um dos casos:

“Efetuei uma reserva no site da Belle Silver. Recebi um email a confirmar a encomenda, com um código de rastreio de um site italiano de correios. O código de rastreio não funciona, nem obtive mais nenhum feedback. Já enviei dois e-mails a pedir um ponto de situação, para endereços diferentes, que vieram devolvidos com a indicação de destinatário inválido.”

Paula Freitas é outra consumidora que apresentou queixa contra a mesma marca afirmando não saber onde está sua a encomenda: “Fiz uma encomenda, num anúncio do Facebook , supostamente à Belle Silver, que referia estar em saldos por fecho da loja.”

Portal da Queixa renova apelo: #NãoSejasPato

Atento ao aumento das compras online por parte dos portugueses, o Portal da Queixa criou o movimento social #NãoSejasPato que tem como missão aumentar a literacia digital da população e evitar que caia em burlas e esquemas fraudulentos na internet. Este movimento cívico — e de educação para o consumo digital em segurança — conta com a parceria de entidades como: OLX, MB WAY, Worten, CTT, KuantoKusta, euPago e Consumers Trust. Na plataforma #NãoSejasPato, os consumidores têm acesso a dicas e recomendações de segurança das marcas associadas ao movimento e podem fazer um quizz para avaliarem a sua literacia digital em compras online.

Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa, considera que: “O aumento das compras online – que se avoluma sempre em épocas de saldos e iniciativas promocionais – coloca a descoberto as inúmeras fragilidades de alguns consumidores, demonstrando a baixa literacia digital que, infelizmente, ainda existe em Portugal.” defendendo a importância de se robustecer a literacia digital na sociedade de consumo.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.