Samsonite alerta consumidores para fraudes na Internet

A representante da marca em Portugal - a Modarte Lda. -, apelou ao Portal da Queixa para reforçar o alerta aos consumidores portugueses.

Samsonite alerta consumidores para fraudes na Internet

 

A marca de malas de viagens Samsonite viu os seus consumidores serem vítimas de esquemas de burla e decidiu lançar um alerta, a nível europeu, para evitar futuras fraudes. As reclamações sobre este tipo de práticas criminosas aumentam, dia após dia, e, até ao momento, já foram identificados mais de 20 sites fraudulentos.

A representante da marca em Portugal - a Modarte Lda., apelou ao Portal da Queixa para reforçar o alerta aos consumidores portugueses.

 

Já lhe aconteceu estar numa rede social como o Facebook e Instagram e clicar numa publicidade que o direciona para sites que não são o que estava à espera? Ou então, compra algo num determinado site que nunca chega à sua residência?

É precisamente com este tipo de anúncios falsos que a marca de malas de viagens Samsonite se tem deparado nos últimos tempos. São vários os anúncios falsos que circulam pelas redes sociais Facebook e Instagram que induzem o consumidor em erro, ou seja, um consumidor interessado no produto da marca Samsonite, clica no anúncio falso (exemplos em baixo) e é direcionado para páginas fraudulentas que se fazem passar pela própria marca. O cliente compra esse mesmo artigo pensando tratar-se da marca real e este nunca chega à sua residência.

 

 

 

A representante da marca Samsonite em Portugal, a Modarte Lda., decidiu contactar o Portal da Queixa para ajudar no alerta aos consumidores, uma vez que, a marca já identificou cerca de oito casos de burla. Até ao momento, já foram identificados mais de 20 sites fraudulentos associados à Samsonite.

 

Alguns exemplos de sites Fraudulentos detetados até ao momento

http://www.loversuitcasestores.co/

http://www.suitcasestores.co/

http://suitcaseshop-store.co/

www.samsoniteparis.fr

luggagetop.com

suitcasefor.com

http://vipsuitcasestore.co/

 

Como forma de solucionar este problema, a Samsonite Europa está a tomar medidas no sentido de bloquear os anúncios e os domínios dos sites para onde os consumidores são direcionados. Também uma página oficial dedicada ao assunto foi divulgada como forma de alertar os consumidores para este tipo de práticas. (https://www.samsonite.pt/_seguranca_e_fraude

 

Como evitar situações de fraude na Internet?

Como já foi noticiado pelo Portal da Queixa, só no 1º trimestre de 2018, as reclamações relacionadas com o comércio online aumentaram 51%. Este é um número que tende a aumentar, principalmente com o surgimento de cada vez mais anúncios e sites falsos.

Para o ajudar a detetar possíveis situações de fraude, o Portal da Queixa aconselha:

A maioria das tentativas de burla via email estão relacionadas com a compra de automóveis e produtos à venda em sites de classificados, solicitando a venda para o estrangeiro. Um email verdadeiro apenas o irá abordar pelo seu nome. Se estiver perante um texto que comece por “Prezado cliente” ou algo semelhante, deve aumentar as suas suspeitas. Deve sempre verificar a origem do email ou pesquisar o domínio do mesmo na internet antes de responder.

Não deve nunca responder, clicar em links ou abrir anexos de emails que não conhece a origem!

 

  1. Verifique a qualidade e origem dos emails
    Se chegar à sua caixa de correio eletrónico um email com erros ortográficos fique em alerta pois este é um sinal comum de um email fraudulento.
    A maioria das tentativas de burla via email estão relacionadas com a compra de automóveis e produtos à venda em sites de classificados, solicitando a venda para o estrangeiro.
    Um email verdadeiro apenas o irá abordar pelo seu nome. Se estiver perante um texto que comece por “Prezado cliente” ou algo semelhante, deve aumentar as suas suspeitas. Deve sempre verificar a origem do email ou pesquisar o domínio do mesmo na internet antes de responder.
    Não deve nunca responder, clicar em links ou abrir anexos de emails que não conhece a origem!
  2. Tenha cuidado ao navegar nas redes sociais Nem tudo o que aparece na página inicial do Facebook é sinónimo de verdade ou segurança.
    Antes de clicar em algum anúncio ou anexo, verifique sempre a ligação. Como? Basta pairar sobre a ligação que lhe vai mostrar o URL (endereço) do site referente.
    Quando estiver perante ações como ter de partilhar a notícia antes de a visualizar ou fazer uma pesquisa tenha cuidado. Essas ações podem levá-lo até sites fraudulentos!
    Tenha também atenção às lojas online no Facebook. Antes de comprar, verifique se tem acesso aos contactos da empresa e se esta existe mesmo. Hoje em dia qualquer particular pode criar páginas de comércio falsas no Facebook e vender produtos que na realidade não tem.
  3. Faça uma navegação segura
    Antes de começar a fazer compras online ou a navegar pela Internet, proteja o seu dispositivo (computador, tablet ou smartphone) com software antivírus. Esta prática irá ajudar a bloquear pop-ups e “cavalos de tróia” normalmente usados pelos hackers para invadir equipamentos.
    Verifique sempre o URL dos sites! Nunca compre nada num site que não tenha ‘https’ no início do URL e procure também o ícone com um cadeado fechado no seu navegador.
    Tenha cuidado ao usar hotspots WiFi públicos, como os que são oferecidos em cafés ou centros comerciais. Estes tipos de rede podem deixá-lo mais vulnerável. Se não quer esperar até chegar a casa para realizar uma compra online, utilize a sua própria rede de dados móveis.
  4. Verifique se o site está devidamente identificado
    Antes de comprar qualquer artigo online procure informações sobre a marca à qual pretende adquirir o produto. Se o site não tiver uma morada ou um número de telefone para onde possa ligar, bem como informações sobre a sua política de privacidade e segurança, deve suspeitar. Verifique todas estas informações para evitar uma fraude.
  5. Nunca compre nada sem antes pesquisar
    Use plataformas como o Portal da Queixa e os motores de pesquisa para verificar a opinião de outros consumidores sobre determinada marca ou produto. Seja sempre cauteloso ao navegar na Internet e assim terá mais hipóteses de evitar fraudes e fazer bons negócios online.

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.