
Partilhe
No mês em que o Governo lançou um novo portal para ajudar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a “simplificar" a emissão da autorização de residência de cidadãos oriundos de países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Portal da Queixa identificou na plataforma um aumento significativo do número de reclamações dirigidas ao SEF. Março já soma 447 queixas na plataforma, uma média superior a 22 por dia.
Entre os dias 1 de janeiro e 20 de março, foram registadas 562 reclamações, uma subida acentuada de 282% em comparação com o período homólogo, onde foram registadas 147 queixas. De salientar que, o ano passado, o SEF recebeu um total de 910 reclamações.
Sobre os principais motivos de reclamação destacam-se: os vários constrangimentos sentidos com a autorização de residência, sobretudo as dificuldades na emissão digital do título, a gerar a maior fatia das queixas registadas este ano (79%), e a indisponibilidade de agendamento presencial, a somar 6% das reclamações.
Casos no Portal da Queixa
Os casos registados no Portal da Queixa são reveladores do desespero dos cidadãos que procuram o SEF para resolver e regularizar situações. Relacionadas, por exemplo, com o novo portal CPLP, há desde queixas de pessoas que não conseguem fazer pagamentos porque “o site vai abaixo”, até outros “erros” no portal que não permitem concluir o processo.
Na reclamação apresentada, Mário Lucas descreve a tentativa mal sucedida de efetuar o pagamento do pedido de residência no novo portal, devido “ao número de referência inválido para pagamento.”
Igor Sousa é outro consumidor que se queixa de um erro não resolvido no novo portal criado para cidadãos da CPLP.
A página do SEF no Portal da Queixa traduz o nível de insatisfação dos consumidores perante o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação avaliado de “Insatisfatório”, obtendo uma pontuação de 16 em 100, nos últimos 12 meses, sendo que a Taxa de Solução é de 15.7% e a Taxa de Resposta é de 11.9%. Indicadores estes que espelham a baixa performance do organismo na resposta e resolução aos problemas que lhe são reportados.
Segundo realça Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa: “Infelizmente, verificamos que as reclamações dos consumidores contra o SEF continuam a aumentar, todos os anos, na nossa plataforma. Aliás, o organismo é dos serviços públicos mais reclamados do MAI. E a falta de resposta do SEF às reclamações gera, inevitavelmente, uma reputação negativa do serviço, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer – ao abrigo do nosso projeto de Responsabilidade Social -, todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos.”
© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia
Comentários(2)
Fátima Leitão Graça •
Não sei o que se passa no SEF! Realmente, é um serviço que funciona muito mal! Põe as pessoas à beira de um ataque de nervos! Não sei se por falta de funcionários ou desleixo! Não imaginam o quanto prejudicam quem precisa!
liziane •
Eu sei bem quando foi na minha época , hoje deve estar pior.
Deixe o seu comentário!
Entrar