Soluções BNPL: reclamações aumentaram 189%

O mercado de soluções de pagamento flexível tem crescido significativamente nos últimos anos. A expansão do mercado tem sido acompanhada por um aumento expressivo no número de reclamações. Cresceram 189% em 2024, face ao ano anterior. Cobranças indevidas, dificuldades em reembolsos e falhas de pagamentos motivam as principais queixas.

 

Conhecido como Buy Now, Pay Later (BNPL), o mercado de soluções de pagamento flexível oferece aos consumidores maior flexibilidade na gestão de pagamento das suas compras, ao permitir adiar o pagamento de determinados itens ou distribuir o custo das compras em diferentes parcelas durante um período definido.

De acordo com um estudo realizado pela Consumers Trust Labs - que tem por base as queixas apresentadas pelos consumidores no Portal da Queixa -, em 2024, verificou-se um crescimento de 189% no número reclamações relacionadas com estas soluções, face a 2023.

As reclamações estão maioritariamente relacionadas a cobranças indevidas (22%), reembolsos não efetuados (21%) e falhas nos pagamentos (14%). Além disso - dentro dos motivos referidos -, 33% dos consumidores queixa-se, simultaneamente, da falta de suporte adequado para a resolução dos problemas, apontando uma lacuna no atendimento ao cliente.
 

Klarna lidera queixas e seQura tem o melhor Índice de Satisfação

A Klarna e a seQura (by SVEA) destacam-se como as marcas com mais reclamações no setor, representando 40% e 31% do total, respetivamente. Seguem-se as marcas scalapay (21%) e a Floapay (8%).

Já nos indicadores de performance das marcas que operam no setor, das quatro entidades, a seQura é a que tem o melhor índice de satisfação, pontuado pelos consumidores em 84.2 (em 100), representando ainda uma taxa de solução de 100%.

Quanto ao perfil dos queixosos, 56% são homens e 44% mulheres. A maioria tem entre 18 e 44 anos com residência, essencialmente, em Lisboa e no Porto.

O estudo da Consumers Trust Labs teve como objetivo analisar a evolução do setor em 2023 e 2024, destacando as principais tendências, motivos de insatisfação e impacto no Índice de Satisfação das marcas que operam nesta categoria. Para a realização do estudo foram consideras 338 reclamações e utilizadores e quatro marcas. O período de análise foi de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.

 

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.