Via Verde: Reclamações sobre troca de identificadores duplicam no Portal da Queixa

São inúmeras reclamações que estão a chegar ao Portal da Queixa relacionadas com os identificadores da Via Verde.

O alerta soou na plataforma quando as queixas dirigidas à empresa duplicaram em novembro. Os consumidores falam num alegado “esquema” que envolve uma comunicação da Via Verde a solicitar a substituição do equipamento por falhas registadas, mas os clientes garantem que os dispositivos estão a funcionar na perfeição. Um estranho caso que está a gerar a indignação dos queixosos.

O Portal da Queixa registou um crescimento de 50% do número das queixas dirigidas à Via Verde em novembro, em comparação com o mês anterior. Segundo uma análise efetuada, o motivo deste aumento está relacionado com uma comunicação da empresa que está a ser enviada aos clientes, onde informa sobre o registo de falhas no identificador do aderente e solicita a sua substituição.

De acordo com o relato dos consumidores aderentes, o caso envolve vários e-mails que estão a ser enviados pela empresa aos clientes, onde esta informa que o dispositivo do cliente não está a funcionar corretamente e, por esse motivo, deverá regularizar a situação procedendo à substituição do aparelho, o que, na opinião dos queixosos tratar-se-á de “uma estratégia para o cliente aderir a uma nova modalidade de pagamento mensal ou anual sobre o equipamento” e denunciam que a empresa “está a agir de má fé e enganar os clientes”.

Consumidores acusam Via Verde de “pressão”, “esquema”, “manobra de fidelização” e “burla”

“A Via Verde está a agir de má fé (...) Isto é burla e estão a obrigar os consumidores a aderir a um serviço que não faz qualquer sentido.”, escreve na sua reclamação Flávia Martins.

Jorge Ribeiro, consumidor aderente garante que o seu identificador está a funcionar corretamente: “O meu identificador continua a registar as passagens sem problema algum e a acender a luz verde.
Tenho encontrado muitas pessoas na mesma situação, acho que se trata de uma manobra/estratégia para obrigar o cliente a estar fidelizado a um serviço, tal como se fosse uma subscrição ou seja a modalidade compra acaba e passa haver aluguer, mensal ou anual.
Quando não existe concorrência, abusa-se e não há controle.”

“Pressionam para novo contrato e ameaçam que vão desligar aparelho”

Carlos Mo queixa-se de “pressão por parte da empresa”: A Via Verde está a mandar emails automáticos a avisar de anomalias no aparelho identificador o que é falso. O aparelho sempre funcionou perfeitamente e está a passar sempre verde.
Já avisei várias vezes a via verde que não se passa qualquer problema e não me é dada qualquer informação de qual é a avaria, apenas tentativas repetidas de passar para um sistema de subscrição.
Isto afigura-me como uma tentativa com base em mentira para "prender" o cliente a um novo contrato agora com base em ameaça que vão desligar o aparelho em questão.”

O motivo apresentado replica-se nas dezenas de reclamações que os consumidores aderentes registam no Portal da Queixa como tentativa de alerta.

O Índice de Satisfação da Via Verde no Portal da Queixa está pontuado em 21.5 (em 100), indicador que revela a falta de resposta e de resolução da empresa aos problemas que lhe são reportados.

© PRODUÇÃO DE CONTEÚDO | Notícia

Comentários(12)

Ver perfil de Ricardo João Miranda Serra

Ricardo João Miranda Serra

É incrível o que estas empresas que têm o monopólio sobre um setor fazem aos seus clientes que lhes dão já lucros astronómicos, é o típico "Quero, posso e mando!!!".
Os estado devia gerar a possibilidade de outros players entrarem neste setor das portagens e gerar concorrência e acabar com contratos de longa duração (20 anos ou mais) ou vitalícios.
Criar novos concursos com empresas nacionais e estrangeiras para a gestão das estradas, com mais frequência para que houvesse uma real concorrência de preços e melhores serviços.

Ver perfil de José Alexandre Jorge

José Alexandre Jorge

No fundo os culpados são os sucessivos governos que fazem e permitem que se perpetuem estes negócios ruinosos e que no fim nos penalizam fortemente.
Também eu já fui "obrigado" a trocar de identificador. Dava luz amarela porque a pilha estava já descarregada. Troquei fácilmente de pilha para uma nova mas a Via Verde não aceitou alegando que não funcionava. Obviamente, tal como constacto em multiplos comentários, o propósito da empresa é de fazer lucro fácil comercializando novos dispositivos mas sobretudo obrigando a alteração e substituição dos contratos por novos mas agora com piores condições. Com governos e governados deste calibre r5esta comewr e calar ou emigrar...

Ver perfil de Flávia Cunha

Flávia Cunha

Segundo noticia hoje na SIC, a Via Verde foi contactada e diz não estar a burlar ninguém e que só comunica quando os identificadores passam a amarelo, na minha empresa tenho 5 carros, todos eles passam a verde e estou constantemente a receber e-mails a dizer para substituir os identificadores. Disseram também que era opção do cliente comprar ou aderir aos tarifários mas isso é mentira pois quando clicamos em "substitua os seus identificadores aqui", direciona imediatamente para os planos mensais ou anuais sem qualquer hipótese de voltar a comprar apenas o identificador. Continuam a Burlar os consumidores, do que depender de mim, não troco nenhum identificador.

Ver perfil de fernando

fernando

Ainda não recebi qualquer email, contudo, se receber irá diretamente para o lixo porque o meu identificador, apesar de já ter muitos anos, continua a funcionar na perfeição. Estou farto de ver estes "chicos espertos" que por aí abundam a querer esmifrar o povinho deste pobre país. Chega...

Ver perfil de angelo pereira pinheiro

angelo pereira pinheiro

Exatamente, eu também ja recebi 2 emails e dizer o mesmo, o edetificador é meu comprei-o, ja troquei A pilha no primeiro email, ja passei varias vezes nas portagens e o identificado mostra o valor correto, nas scuts ouco o bip normalmente como sempre, nao vou trocar. Também acho que é burla para alugar ou vender outro.

Ver perfil de salao cabeleireiro maria carolina

salao cabeleireiro maria carolina

É muita coincidência, tinha um identificador em meu nome num carro que dei a um filho, em Outubro recebi um e mail a informar que tinha de mudar de identificador, a minha filha confirma que já tinham ligado com ela para esse fim, como tem outro carro optei por desativar o aparelho... Após 4 dias recebo um e mail com a mesma novidade mas agora no meu carro, se tal fosse verdade tinha de acender a luz amarelo (não acende) os pagamentos são realizados corretamente com as passagens, onde está a funcionar mal? Ganhem vergonha começo a acreditar na reportagem que passou na TV algum tempo atrás sobre esta alteração

Ver perfil de João Couto

João Couto

Os Senhores Deputados é que deviam levantar o problema na Assembleia da Républica, e já agora também deveriam obrigar os comercializadores de energia e águas a apresentarem facuras possiveis de serem lidas por odos os Portugueses. Acabar com a taxa da tv.

Ver perfil de Victor Lopes

Victor Lopes

Eu já recebi uns 3 mails deles do meu identificador.. de um carro de colecao que tenho q fez 200 km o ano passado com passagens sempre com verde.. nos ultimos 6meses nao teve nenuma passagem e recebi as mensagens nos ultimos 2 meses.. como pode estar com problemas se nao fiz nenuma passagem??

Ver perfil de José António Bento

José António Bento

Confirmo a burla desta empresa. Recebi 2 e-mail com teor ameaçador de cancelamento do dispositivo. Eu até podia acreditar, mas infelizmente a viatura em causa está parada numa garagem desde Agosto... E as passagens antes dessa data foram sempre com verde ou com som mas evite. mais se tentarem comprar outro só o podem fazer nas lojas e só com contrato só para autoestradas. Se quiserem com outros serviços, parques e estacionamento com contrato com modalidade de aluguer e claro um pagamento de 12 euros por ano...

Ver perfil de Fátima Freitas

Fátima Freitas

Confirmo inteiramente o que aqui é comentado. Infelizmente, não li antes e, inadvertida, fui trocar o identificador e convencida a subscrever o tal plano... Foi nesse momento que o esquema me pareceu estranho. Hoje não trocaria porque, de facto, a viatura estava sempre a passar com o verde independentemente dos 5 ou 6 mails que recebi...

Ver perfil de Pedro Correia

Pedro Correia

Parece que todos os utilizadores estão a receber as mesmas "notificações" . Já recebi vários e-mails inclusivamente de 1 carro que tem identificador mas que não passa na Via verde há mais de 1 ano. liguei para o apoio ao cliente que me informou que o e-mail "saia" automaticamente, mas como o identificador estaria a funcionar corretamente para ignorar o e-mail. Após essa informação já recebi mais 3 e-mails sempre com a mesma informação: "Continuamos a verificar que os identificadores não estão a funcionar corretamente nem podem continuar a ser utilizados, devendo ser substituídos". Envio e-mails para o apoio ao cliente e a resposta não é nenhuma. Será normal este comportamento??? de fato existem empresas em Portugal que conseguem fazer tudo. Tive um problema na via verde que passei com um carro na altura sem identificador (valor da passagem 0,75€) do qual na altura foi aos CTT e não existia a passagem do mesmo. Nunca mais me lembrei de tal, e passado mais ou menos 1 ano ou ano 1 meio recebi uma carta a exigir o pagamento de 50 e tal euros, sendo que nunca tinha recebido qualquer carta a pedir o pagamento da referida passagem. Na altura liguei para a Via verde que informou que tinha enviado carta por correio normal, e que se não tinha recebido o problema éra meu. Esse tipo de correspondência não deveria de ser enviada por carta registada, para existir prova de recebimento??? Não. É mais uma forma de "extorquir" dinheiro legalmente, pois se não pagarmos é feita automáticamente penhora. Onde é que colocamos 0,75€ que renda num ano 50€???? Qualquer pessoa/empresa que tenha um litigio tem que iniciar processo em tribunal que se arrasta anos e nada no fim nada recebe. A via verde não precisa de nada, é feita comunicação ás finanças e faz penhora automaticamente, sem que a pessoa em questão seja sequer informada. É o País que temos...

Ver perfil de Victor Monteiro

Victor Monteiro

Eu recebi vários "avisos/alertas" informando que o identificador já tinha uns anos (já tem sete) e que "estava na hora de trocar". Ora ele sempre funcionou bem, (VERDE) com exceção de duas vezes que deu AMARELO por causa da avaria do chip e troca do cartão associado. Resolvida situação, voltou ao VERDE. Então, tive a iniciativa de ir a uma loja especialista em baterias trocar a pilha e...continuou a funcionar bem (VERDE). Os "avisos/alertas" continuam. Eu ignoro tudo porque afinal... o dinheiro sai da conta. Um conselho aos reclamantes "Deixem de usar o identificador e façam as viagens em modo "manual". Normalmente as portagens estão vazias. É o que eu faço quando utilizo a segunda viatura. Já nem me dou ao trabalho de trocar o identificador. Acho que temos de usar a pedagogia com a VIA VERDE.

Mais soluções.