Clientes da NOS com motivos de reclamação sobre a velocidade da internet

Se são clientes NOS e estão a ter dificuldades em ver vídeos no YouTube ou Netflix, o problema não deverá ser vosso mas sim o vosso operador a fazer Traffic Shaping.

Clientes da NOS com motivos de reclamação sobre a velocidade da internet

O que é o Traffic Shaping?

O traffic shaping é um mecanismo usado pelos operadores para gerir o tráfego Internet, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados, de acordo com a política de cada operador.

Há algum tempo têm chegado ao Portal da Queixa diversas reclamações e mensagens de consumidores com serviço NOS de mais de 100Mbps que mencionam nem sequer conseguirem ver um normalíssimo vídeo do YouTube sem que este estivesse a parar constantemente para acumular o buffer.

Veja a reclamação de Marco Fragateiro em: http://portaldaqueixa.com/comunicacoes-moveis-e-fixas/nos-servico-de-internet-afetado-com-traffic-shaping

Como posso testar a minha ligação?

A ANACOM disponibiliza, através do NETmede, uma ferramenta que lhe permite detectar indícios de Traffic Shaping na sua ligação à internet.

A análise de traffic shaping pressupõe a comparação de dois fluxos de dados – enquanto um simula a aplicação a testar, o outro não tem qualquer lógica associada. Pretende-se, desta forma, perceber se a velocidade é diferente no caso da aplicação que está a testar. Esta comparação de fluxos é feita várias vezes para garantir resultados mais seguros. Considera-se que existem indícios de traffic shaping quando a diferença entre as velocidades de transferência destes dois fluxos de dados é superior a 20%.

O que fazer a seguir?

Se está a sentir dificuldades de velocidade na sua ligação à internet, é obrigação do operador rectificar a situação ou aplicar uma redução da mensalidade, tendo em conta que não está a fornecer a velocidade contratada.

Fonte: Aberto até de Madrugada

Comentários(0)