Compras seguras nesta Black Friday? Leia o Guia do Portal da Queixa.

O Portal da Queixa disponibiliza a todos os consumidores um GUIA onde reúne as principais e mais atualizadas dicas de boas práticas de consumo. 

Compras seguras nesta Black Friday? Leia o Guia do Portal da Queixa.

As restrições impostas pelo contexto pandémico fizeram disparar as compras online e fazem da Black Friday 2020 a mais digital de sempre. Para ajudar os portugueses a fazerem compras em segurança nesta Black Friday, e no âmbito da campanha #NãoSejasPato, o Portal da Queixa disponibiliza a todos os consumidores um GUIA onde reúne as principais e mais atualizadas dicas de boas práticas de consumo. Tudo o que o consumidor precisa de saber, para “não cair que nem um patinho”, durante a corrida mais louca do ano atrás das promoções.

O GUIA completo para Compras em Segurança está disponível em www.naosejaspato.pt, onde também constam conselhos de grandes entidades envolvidas diretamente na jornada de compra do consumidor, e que se associaram ao movimento cívico nacional #NãoSejasPato.

 

Eis algumas das principais DICAS para fazer compras seguras e com confiança:
 

• Cuidado com os pontos de acesso públicos à internet

• Saiba distinguir um site fidedigno de um falso

• Pesquise sempre a reputação do vendedor antes de comprar

• Compare os preços em vários pontos de venda

• Leia sempre com atenção os termos e condições de venda

• Use métodos de pagamento seguros e de fácil identificação

• Não forneça mais dados pessoais do que os necessários à compra

• Verifique o estado da embalagem, antes de aceitar a encomenda

• Partilhe a sua experiência com outros consumidores

 

 “O objetivo principal é ajudar a aumentar o conhecimento e a capacidade dos consumidores portugueses, comprarem em segurança através da internet, tendo em conta a conjuntura atual, devido à pandemia de Covid-19, onde a maioria dos cidadãos foi obrigada a transitar dos canais físicos e tradicionais, para o mundo digital sem deter o nível de experiência suficiente para contornar os perigos que espreitam a cada clique. Enquanto comunidade online de consumidores, entendemos ter o dever de contribuir para uma sociedade mais consciente e informada, onde todos os intervenientes participam na construção de um ecossistema de consumo justo e equilibrado.”, explica Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa.

Campanha #NãoSejasPato

Atento à nova sociedade digital que está a emergir e a pensar na defesa dos consumidores portugueses, o Portal da Queixa lançou, esta semana, a campanha #NãoSejasPato que pretende aumentar a literacia digital da população e evitar que caia em burlas e esquemas fraudulentos. Este movimento cívico de combate à iliteracia digital conta com a adesão de várias entidades como: OLX, MB Way, Worten, CTT, KuantoKusta e euPago

 

A plataforma lúdica - www.naosejaspato.pt -, foi idealizada para atrair a atenção das várias faixas etárias e sociais, com vista a garantir que o conhecimento é adquirido por toda a sociedade de consumo a fim de evitar que caia em esquemas fraudulentos, lesando o seu património. A plataforma disponibiliza um jogo – um quiz formulado pelas marcas que aderiram à campanha -, permitindo aos visitantes que, de uma forma inclusiva e divertida, façam um teste de conhecimento acerca das boas práticas de compras através da internet. A campanha terá a duração de um ano.

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.