Cromos Mundial Rússia 2018: A polémica das raspadinhas grátis

Dezenas de colecionadores reclamaram à Panini por publicidade enganosa, através do Portal da Queixa, por oferecerem saquetas grátis sem terem stock.

Cromos Mundial Rússia 2018: A polémica das raspadinhas grátis

A ideia até que funcionou nas primeiras semanas da venda dos cromos da nova coleção do Mundial da Rússia 2018 da Panini. Em cada compra de uma saqueta azul por 0,90€, eram entregues 4 cromos e uma raspadinha que habilitava a ganhar mais saquetas a custo zero.

O problema começou a instalar-se quando o stock das saquetas grátis começou a ser mais raro do que o ouro. As raspadinhas continuavam a ser entregues nas saquetas pagas, contudo não existia forma de as trocar, pois em nenhum ponto de venda existia saquetas vermelhas (grátis) em stock e o prazo para troca estava estipulado até hoje dia 10 de maio.

Mais de 30 reclamações em apenas 1 mês

Começaram a chegar à maior rede social de consumidores, reclamações que acusavam a marca Panini de publicidade enganosa, embora que as condições da campanha evidenciavam a possibilidade de rotura de stock. Só no último mês, o Portal da Queixa registou 33 reclamações acerca deste tema.

(...) oferecem umas raspadinhas que é impossível trocar, pois em lado nenhum (papelarias na região de Sintra Cascais) há caixas com as carteiras grátis. Isto é um total desrespeito pelo cliente, maioritariamente composto por crianças que vão regularmente na expectativa de trocar as raspadinhas por carteiras e não há disponível.
O que a Panini está a fazer com esta colecção é claramente publicidade enganosa e desde já aviso que não irei comprar nem mais uma carteirinha desta ou de futuras colecções da Panini (...)

O problema do stock nos pontos de venda

Na reclamação foi possível ler comentários de sugestões para irem ao Lidl que ainda tinha stock e até indique que certos locais existam listas de espera para troca das ofertas.

Um outro comentário, de alguém que trabalha num ponto de venda, afirmava o seguinte:

“senhores, o problema existe, para termos as ditas caixas vermelhas ( as de oferta) somos obrigados a comprar 2 caixas azuis, eu no meu ponto de venda, suporto o investimento, mas com uma contra partida, a quem vendo os cromos, solicito que as abra na hora e resolve-se logo. não papo grupos dos outros”

Panini apresenta solução aos consumidores

Com vista a solucionar a fúria dos colecionadores, a Panini nunca deixou de estar junto dos seus clientes e apresentou soluções para a troca das raspadinhas com prémio. Numa resposta à reclamação a Panini afirmou o seguinte:

“Em resposta à reclamação apresentada cumpre-nos informar que a Panini tem vindo desde o lançamento da coleção a satisfazer todos os clientes que nos têm pedido reposição de stock de saquetas grátis. Nesta fase, é possível acontecer que alguns pontos de venda, quiosques, papelarias, grandes superfícies…, já não terem stock, sendo que haverá outros com produto disponível para entrega. É exemplo as lojas Pingo Doce, ou Continente, entre outras.
No entanto, se a impossibilidade de troca persistir, poderemos indicar-lhe um outro ponto de troca que lhe seja mais favorável, ou fazer-lhe o envio direto das saquetas, dado que temos algumas unidades em stock, provenientes de devoluções de clientes com unidades excedentárias, caso nos faculte a morada para o envio.
Cumpre-nos ainda esclarecer, que a promoção raspa e ganha tem duração limitada, conforme se anuncia na caderneta desta mesma coleção e em outros elementos de venda e/o promocionais, em que é referido, que a promoção decorre desde o inicio do lançamento da coleção até 10 de maio, ou até rutura de stock.”

Consumidores satisfeitos com a solução e atitude da Panini

No caso da reclamação a consumidora deu o assunto como resolvido, atribuindo nota máxima à marca Panini e deixou a seguinte mensagem:

“Boa tarde, desde já agradecemos a resposta e resolução rápida apresentada á nossa exposição. É com agrado que confirmo que já recepcionamos as saquetas enviadas pelos vossos serviços. Obrigado pela atenção. Iremos recomendar a Panini pois o serviço mostrou-se á altura para resolver o problema com uma rápida intervenção. Obrigada.”

Do problema à solução!

Comentários(0)