CTT e EDP: Cuidado com estes e-mails fraudulentos

Estão a circular e-mails fraudulentos com a identificação dos CTT e da EDP. Saiba que tipo de e-mails estão a ser enviados e como se proteger!

CTT e EDP: Cuidado com estes e-mails fraudulentos

O Portal da Queixa tem recebido e-mails por parte de consumidores, a alertar para novas fraudes. Nos e-mails é utilizada a imagem do CTT Expresso ou da EDP Serviço Universal, com o objetvio de enganar potenciais vítimas a enviarem os seus dados pessoais.

No caso do CTT Expresso, alegam que foi impossível entregar a encomenda, por isso solicitam para que o consumidor faça o download de um ficheiro para poder levantar a mesma. Caso contrário, em três dias será cobrada uma taxa de manutenção.

Exemplo:

 

Já no caso do e-mail com a identificação da EDP Serviço Universal, é mencionado o reembolso de uma quantia a favor do consumidor, que deve ser requerida o mais rápido possível, contudo mais uma vez força que clique numa ligação fraudulenta.

Exemplo:

 

SAIBA COMO SE PODE PROTEGER

1º) Não abra e-mails suspeitos ou que não conhece o seu remetente. Pare para pensar sempre antes de abrir porque podem ser e-mails com vírus.

2º) Não abra nenhum link, nem anexos de um e-mail que alegadamente recebeu destas entidades.

3.º) Ligue para a entidade e tente verificar a autencidade do e-mail que recebeu.

3º) Tenha atenção aos e-mails que estão mal escritos em Português. Este é um sinal de alerta de tentativa de fraude

4º) Nunca envie informação confidencial por e-mail. A partilha dos dados de acesso é muito perigosa

5º) Instale antivírus em todos os dispositivos, e atualize-o frequentemente para a versão mais recente

 

Se tiver dúvidas, contacte primeiro um familiar ou amigo. No caso de ter sido alvo de uma prática fraudulenta, contacte as autoridades.

 


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.