Está a pensar em entregar o IRS? Este problema poderá afectar 2 milhões de contribuintes

Finanças alertam para a possibilidade de os contribuintes não conseguirem entregar eletronicamente o IRS com versões mais recentes do Google Chrome e do Microsoft Edge. A partir de 1 de abril os contribuintes terão que pensar em alternativas.

Está a pensar em entregar o IRS? Este problema poderá afectar 2 milhões de contribuintes

O processo de entrega de IRS decorre de 1 a 30 de Abril para os contribuintes que tiveram rendimentos de trabalho dependente ou que receberam pensões. Os contribuintes que tiveram rendimentos de trabalho independente (recibos verdes) terão que entregar a declaração de IRS entre 1 e 31 de Maio.

 

Para não ser um dos contribuintes a ser apanhado de surpresa, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) no Portal das Finanças dá conta da necessidade de os contribuintes utilizarem browsers que não sejam o Google Chrome e do Microsoft Edge para a entrega online do IRS. Este problema poderá afectar 2 milhões de contribuintes em Portugal.

 

Ao usar o site das Finanças no Chrome ou no Edge da Microsoft, irá encontrar a seguinte mensagem de erro:

 

Os contribuintes têm duas altenativas

- A primeira alternativa é o preenchimento num dos seguintes browsers: Firefox, Internet Explorer ou o Safari, para Windows, que podem ser descarregados gratuitamente. Para Mac poderá utilizar OS X.

- Segunda alternativa: descarregar a aplicação fornecida pelas Finanças, que permite a entrega da declaração do IRS, mesmo no preenchimento em modo offline. O contribuinte, no entanto, deve instalar o Java para que a app funcione no computador - para Windows, Mac e Linux.

 

Reclamação

Como contribuinte tem direito a reclamar dos serviços das Finanças. Não deixe de apresentar uma reclamação à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) caso tenha dificuldades na entrega do IRS.

 

Java cada vez mais em causa

A Google abandonou o Java por razões de segurança, um problema identificado há alguns anos por muitos especialistas em segurança informática. À semelhança do Flash, o Java é tido como uma porta de entrada para piratas informáticos, que utilizam algumas vulnerabilidades destes códigos para se apoderarem dos computadores (e da informação) dos utilizadores.

Há dois anos que se sabe que a tecnologia Java é potencialmente vulnerável, com sucessivos avisos por parte de empresas de segurança informática e até do Departamento de Segurança Interna dos EUA. O que não impede as Finanças de continuarem a utilizar esta tecnologia.

 

Aviso por parte das Finanças

Na madrugada do dia 31 de março, o site das Finanças estará indisponível para manutenção, antes do início do período de entrega do IRS. As Finanças informam que este processo deverá demorar cerca 4 horas.

 

Fonte: Portal das Finanças

Expresso

Observador


Comentários(0)

Mais soluções.

Em cada email.Todas as semanas no teu email as notícias, dicas e alertas que te irão ajudar a encontrar mais soluções para o que necessitas.