Falta de capacidade de resposta do SEF continua a gerar reclamações no Portal da Queixa

Após o último balanço (em abril), observou que, entre 17 de abril e 20 de agosto, foram registadas na plataforma 349 reclamações, uma subida de 132% face a igual período de 2018.

O Portal da Queixa tem acompanhado a crescente insatisfação dos cidadãos estrangeiros perante os serviços prestados pelo SEF.

Recorde-se que, em abril passado, os dados tornados públicos pelo Portal da Queixa apontavam já para um contínuo aumento das reclamações dirigidas ao SEF, sendo que, a entidade reagiu na Comunicação Social afirmando que teriam como "matéria prioritária” a "melhoria do atendimento ao público para corresponder às necessidades dos cidadãos estrangeiros residentes no país."

Julho regista recorde de reclamações

O certo é que, uma nova análise da equipa do Portal da Queixa às reclamações recebidas permitiu concluir que não há sinais de melhoria, mas sim um aumento de 132% das reclamações recebidas entre 17 de abril e 20 de agosto (349 queixas), comparativamente com o período homólogo (150 queixas). Verificou-se ainda que o mês de julho de 2019 registou um número recorde de reclamações (94), corroborando que a tendência deste aumento não parece abrandar.

Queixas duplicaram num ano

Uma análise anual dos dados permitiu ainda constatar que as reclamações duplicaram num ano: de 20 de agosto 2017 a 20 de agosto 2018 foram registadas 308 reclamações e de 20 de agosto 2018 a 20 de agosto 2019, a maior rede social de consumidores de Portugal viu serem registadas na sua plataforma 676 reclamações.

Por que motivo o SEF é alvo de tantas reclamações?

São vários os motivos das reclamações que os cidadãos dirigem ao SEF. No entanto, a maioria reporta: a dificuldade em conseguir agendamento e a demora na entrega dos documentos.

Principais motivos apresentados

N.º

Dificuldade em conseguir agendamento

339

Demora na entrega de documentos

262

Referente ao período: 20-8-2018 - 20-8-2019

A página do SEF no Portal da Queixa é o reflexo do descontentamento dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um Índice de Satisfação de apenas 13.1 em 100 e uma taxa de solução de 12%.

Destacamos alguns dos casos reportados no Portal da Queixa:

“Estou com meu título de residência com vencimento em novembro próximo 2019, e não há vagas disponíveis nem por agendamento telefônico ou online em nenhuma repartição de Portugal continental, incluindo ilhas.” (Ricardo Santiago)

Faz mais de 40 dias que estou indo ao SEF para a renovação da minha residência e não consigo ser atendida. Minha residência é valida até 12/09/2019 e estou muito preocupada em relação a isto, já que não consigo ser atendida presencialmente e nem fazer agendamentos pelo site por estar excedido.” (Ariane Souza)

Comentários(0)

Mais soluções.