Fraude: Vales de supermercado valem roubo de dados pessoais

Lidl e Continente já alertaram que apenas divulgam campanhas através dos seus sites oficiais.

Fraude: Vales de supermercado valem roubo de dados pessoais

Ao navegar pelo facebook, é frequente ser confrontado com a imperdível oportunidade de ganhar um vale de 250€ num supermercado, com apenas um clique na imagem. São frases como estas de "oferta especial e exclusiva" que servem como engodo para enganar consumidores mais distraídos.

É assim que circulam pelas redes sociais, campanhas que supostamente oferecem cartões com valores que pode ir até 250€, para gastar em compras no supermercado LIDL. Segundo a rede de supermercados alemã, esclarece através do seu site, que se trata de uma fraude eletrónica, sugerindo aos consumidores que apenas considerem as campanhas divulgadas pelos canais próprios da marca.

“Identificámos a divulgação de campanhas falsas em nome do Lidl Portugal em websites e em algumas redes sociais (WhatsApp, Facebook e Instagram), como o caso de um concurso para ganhar “cartões presente no valor de 250 euros na comemoração do 16º aniversário Lidl” através de uma inscrição com fornecimento de dados pessoais em websites fraudulentos”, referiu o Lidl através do Facebook.

“Lembramos que o Lidl está há mais de 20 anos em Portugal e reforçamos que todos os nossos passatempos são realizados pela nossa página oficial Lidl Portugal e os mesmos encontram-se publicados no nosso website em www.lidl.pt/pt/os-nossos-passatempos.htm. Pedimos a colaboração de todos os nossos fãs na denuncia da campanha fraudulenta em questão”, acrescentou.

Estas armadilhas digitais têm como objetivo a recolha de dados pessoais dos consumidores, através do método de phishing, pois normalmente remetem o utilizador para um formulário, onde solicitam dados de inscrição no alegado concurso. Nesse momento, o utilizador além de passar a figurar numa base de dados ilegal, também subscreve inadvertidamente, serviços de conteúdos de internet através do sistema de wap billing, que lhe irá retirar até 4€ por semana no saldo do telemóvel.

Todo o cuidado é pouco, por isso a cadeia de supermercado reforça ainda para "um especial cuidado na divulgação dos seus dados pessoais em páginas que não são as oficiais”, aconselha o Lidl.

Comentários(0)

Mais soluções.